EUA força Google a vender seus produtos de ad tech
A empresa está sendo acusada de monopolizar o mercado e agora enfrenta um conjunto de medidas propostas pelo governo
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Meio & Mensagem
7 de maio de 2025 - 8h03
A multinacional está sendo acusada de monopolizar produtos AdTechs e mecanismos de busca (Créditos: Shutterstock)
Com informações do Ad Age
O Google deve ser realmente forçado a vender dois de seus negócios que contribuem para compras, vendas e anúncios online em websites. O pedido veio depois que um juiz interpretou que a empresa estava monopolizando esses mercados, de acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
A companhia deve ser obrigada a vender imediatamente sua bolsa de anúncios, a AdX, seguida por uma alienação “gradual” do serviço que ajuda sites a venderem publicidade em display, conhecido como servidor de anúncios, afirmou a entidade em um documento judicial nesta segunda-feira.
Um “conjunto abrangente de medidas – incluindo a alienação dos monopólios obtidos ilegalmente pela Google e dos produtos que eram os principais instrumentos de seu esquema ilegal – é necessário acabar com esse monopólio,” diz a entidade no documento.
O Google não comentou sobre a proposta imediatamente. Em seu próprio documento, também divulgado na segunda-feira, 5, a empresa propôs fazer com que sua bolsa de anúncios funcione com a tecnologia dos concorrentes e propôs instalar um monitor para garantir a conformidade pelos próximos três anos. O Google disse que sua proposta aliviaria qualquer dano alegado, e uma alienação como a proposta pelo governo não é a medida ideal para lidar com esses casos.
O pedido do Departamento de Justiça não é uma surpresa; a entidade disse que desde 2023, quando processou o Google pela primeira vez por monopolização, eles já sabiam que uma hora chegaria às vendas de produtos.
Separadamente, o Departamento de Justiça está buscando forçar a unidade da Alphabet a se desfazer de seu navegador Chrome, em outro caso que trata da monopolização ilegal das ferramentas de busca.
Os servidores de anúncios ajudam os publicadores a gerenciarem sua publicidade, agindo como o cérebro do site ao monitorar o fluxo de custos mínimos que um publicador está disposto a aceitar, o que foi vendido e por quanto. As bolsas de anúncios controlam os leilões que conectam os publicadores de sites com os anunciantes; o Google opera a maior bolsa.
As forças da lei antitruste alegam que o Google deu acesso especial e privilégios aos seus produtos publicitários, para encorajar ambos os anunciantes e sites a investir apenas nos serviços da empresa.
A juíza distrital dos Estados Unidos, Leonie Brinkema, marcou uma audiência para setembro, onde o Departamento de Justiça e do Google serão ouvidos a respeito das medidas propostas. No mês passado, Brikema determinou que o Google violou a lei antitruste nos mercados de bolsas de anúncios e nas ferramentas usadas pelos sites para vender espaço publicitário, conhecidas como servidores de anúncios.
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