Assinar

Black Friday: a revolução impulsionada pela IA

Buscar

Black Friday: a revolução impulsionada pela IA

Buscar
Publicidade
Opinião

Black Friday: a revolução impulsionada pela IA

Estamos na era dos dados e, com ela, a necessidade de personalizar a comunicação em escala, processo que será alavancado exponencialmente pela tecnologia


20 de agosto de 2024 - 6h00

Não é mais necessário apresentar a Black Friday para ninguém. Essa é uma data que move o ponteiro de vendas do varejo brasileiro há anos. Segundo a Neotrust, no ano passado, considerando somente dados de quinta-feira a sábado, foram movimentados cerca de R$ 4,5 bilhões no e-commerce. Mas podemos considerar que esse número é ainda maior, pois muitas empresas anteciparam suas ofertas de Black Friday, gerando uma migração de vendas para as semanas pré-Black Friday por parte do mercado. A novidade a respeito da data para este ano talvez seja a popularização das ferramentas de Inteligência Artificial e o potencial que elas possuem para apoiar as estratégias criadas para essa data tão especial do nosso calendário.

Estamos na era dos dados e, com ela, a necessidade de personalizar a comunicação em escala. Com a IA, é possível analisar o histórico de compras, preferências individuais e, assim, criar campanhas assertivas que terão mais chances de engajamento e conversão. Imagine mensagens personalizadas com base nos produtos que cada cliente já demonstrou interesse, ofertas exclusivas baseadas em compras anteriores e recomendações de produtos complementares que aumentam o ticket médio. A IA permite segmentar o público de forma granular, entregando a mensagem certa para a pessoa certa no momento certo, aumentando, dessa forma, a performance esperada. De mãos dadas com a necessidade de personalizar, vêm as demandas por geração de conteúdo criativo para as comunicações de social, vídeo e search. É necessário ter um trabalho em escala para conseguir atender de forma eficiente toda a demanda de conteúdo personalizado para os mais diversos públicos que serão trabalhados. E, o que antes era trabalho de um redator e a sua criatividade, hoje, a equipe ganha um aliado de peso para auxiliar em todo o processo.

Outra utilização possível é para realizar análises preditivas. Qual CMO não gostaria de ter uma previsão de vendas? Qual CTO não gostaria de receber essa previsão para planejar a infraestrutura tecnológica para suportar a demanda na Black Friday? Essas previsões sempre foram possíveis de se fazer, mas agora podem contar com maior apoio da IA, o que aumenta a precisão e a agilidade, gerando maior eficiência operacional. A Inteligência Artificial pode analisar dados históricos de vendas, tendências de mercado, comportamento do consumidor e até mesmo fatores externos, como clima e economia, para prever com maior precisão a demanda esperada. Basta receber os inputs corretos. Com isso, as empresas podem se preparar melhor, garantindo uma experiência de compra mais satisfatória para o cliente.

As possibilidades para contar com a ajuda da IA são inúmeras, mas o cuidado com a privacidade dos dados precisa ser mantido, por isso, é importante ter na equipe profissionais capacitados e que saibam usar a tecnologia de forma segura. Afinal, sempre vale o alerta: nenhuma ferramenta de IA é gratuita, porém, algumas você pode pagar com dinheiro e outras você paga com dados que são utilizados para alimentar a aprendizagem da máquina.

Com tudo o que já temos hoje e com o que ainda será desenvolvido até novembro, acredito que a Black Friday de 2024 será um marco na evolução e integração tecnológica. Profissionais que conseguirem trabalhar em parceria com a tecnologia estarão à frente e com isso terão vantagens, conseguindo obter de forma mais rápida e precisa insights relevantes para otimizar campanhas e alcançar resultados que eram impensáveis anos atrás. Podemos viver o começo de uma nova era para a Black Friday e as campanhas de varejo.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Momento certo, pessoa certa e lugar certo

    Quando se planeja a mídia com base no comportamento real do consumidor, a conexão se torna mais autêntica e eficaz

  • Impactos do retail data

    Como usar os dados do varejo para guiar a estratégia de marca