Assinar

E se relaxar for meu superpoder?

Buscar
Publicidade
Opinião

E se relaxar for meu superpoder?

A força pode não estar apenas na capacidade de agir, mas também na coragem de parar


16 de maio de 2025 - 6h00

Passei a vida acreditando que meu valor estava em quanto eu fazia. Quantas entregas eu concluía, quantos problemas eu resolvia antes mesmo de alguém pedir. Ser eficiente virou minha assinatura. No fundo, eu nutria a seguinte crença: quanto mais eu produzo, mais eu valho.

Por muito tempo, essa equação parecia fazer sentido. Mas, de uns anos pra cá, algo começou a mudar. Em vários momentos, o universo inteiro parecia sussurrar a mesma mensagem: espere um pouco. Faça menos. Respire. Sinais por todos os lados diziam que era hora de introspecção. Que havia sabedoria em não criar movimento. Que ficar quieta era, na verdade, um ato estratégico.

Só que… isso é muito difícil pra mim. Sou movida à ação. Parar parece perder, parece merecer menos da vida. Esperar me gera ansiedade. E, muitas vezes, quando consegui acessar esse lugar de descanso — quando consegui olhar pro tempo sem querer domá-lo — senti vontade de chorar. Sério! Porque pausar toca em algo muito íntimo: a criança sempre muito responsável, a mulher que aprendeu a dar conta de tudo, a profissional que sempre foi “a que resolve”. Quando eu relaxo, parece que uma parte de mim me encara e diz: “Você também merece descanso.” E a outra parte se emociona, porque sabe que é verdade.

Foi num desses momentos reflexivos — um chá quente na mão, uma música de fundo — que me veio a pergunta que deu origem a esse texto: e se relaxar for o meu superpoder?

E se minha força não estiver só na capacidade de agir, mas também na coragem de parar?

De confiar que nem tudo depende da minha força de vontade? Que algumas coisas precisam do meu silêncio, não da minha insistência?

Parece uma ótima ideia seguir testando esse poder. Pequenos rituais de pausa. Listas do que não vou fazer hoje. Mantras que dizem: “O que é meu não precisa ser forçado.”

Ainda inquieta? Sim. Mas também mais inteira. O mundo não desmorona quando eu paro. Às vezes, ele até se reorganiza melhor quando eu saio do caminho.

Talvez você também sinta dificuldade em relaxar. Talvez, assim como eu, você tenha confundido movimento com valor. Então aqui vai meu convite para sua reflexão: e se relaxar for o seu superpoder também?

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Protagonismo da gestão financeira em tempos de pressão econômica

    O papel do CFO mudou; hoje, ele é peça-chave para garantir a resiliência e o crescimento do negócio

  • Como criatividade potencializa a influência

    Influenciadores com um briefing fazem muita diferença; agora experimenta dar uma ideia na mão deles