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Opinião

Nova Era na Comunicação: Integração e Entrega

Com criatividade, visão estratégica e uma dedicação incansável à excelência, esses profissionais seriam não apenas os guardiões da estratégia de comunicação, mas também os arquitetos da inovação


17 de maio de 2024 - 6h00

Na dinâmica atual dos mercados globais, a comunicação corporativa enfrenta desafios cada vez mais complexos e multidimensionais. Hoje, a grande maioria das empresas trabalha com inúmeros fornecedores, geralmente coordenados por departamentos internos de comunicação e marketing, tais como: Agências de Publicidade, de Relações Públicas, de Mídia Digital, de Branding, Assessoria de Imprensa, Agência de Influenciadores, Consultorias de Estratégia de Marketing, Agências de Experiência do Usuário (UX), Empresas de Eventos, Agências de Comunicação Interna etc.

Diante disso, emerge um novo paradigma: a centralização do planejamento de comunicação em uma única entidade, capaz não apenas de orquestrar, mas de expandir e explorar todas as possibilidades de comunicação da empresa. Esta entidade é concebida para unir e transformar o panorama comunicacional, atuando como uma agência de comunicação integrada que cruza informações de diversos canais e produtos que geram inúmeras possibilidades para uma comunicação corporativa. E o mais importante, entrega uma comunicação que aproveita todas as sinergias e pode adicionar, às diferentes mensagens, referências a propósitos e compromissos institucionais.

Composta por profissionais que possuam uma combinação única de competências interdisciplinares, criatividade, visão estratégica e uma dedicação incansável à excelência, esses profissionais seriam não apenas os guardiões da estratégia de comunicação, mas também os arquitetos de inovações que podem redefinir a forma como a empresa interage em todos os ciclos de comunicação. São precisos profissionais que tenham uma rica bagagem em áreas como marketing estratégico, economia comportamental e ciências sociais.

Outros, com background em gestão de projetos, teriam uma forte base em análise de dados e inteligência de mercado, capazes de prever tendências de mercado e comportamento do consumidor, desenvolver cenários futuros e planejar estratégias de comunicação multicanal. Também comporiam a equipe, profissionais com forte inclinação para a criatividade e inovação e com profundos conhecimentos em novas mídias, tecnologia da informação e design criativo, capazes de integrar novas ferramentas e plataformas nas estratégias de comunicação.

Esses profissionais não seriam apenas excepcionais em suas áreas de especialização, juntos, formariam a espinha dorsal de uma entidade que não apenas atende às necessidades de comunicação da empresa, mas redefine continuamente o que é possível buscar e atingir. Irão “revirar cada pedra”, buscando compreender não apenas o contexto imediato de suas ações, mas também o que as circunda e atravessa. Isso envolve investigar as implicações a longo prazo e, também, identificar oportunidades que geralmente são ignoradas ou subutilizadas.

Provavelmente muitos estão se questionando sobre a viabilidade técnica, operacional e financeira desta iniciativa, para esses destaco o custo da descentralização, o desperdício, a perda de sinergia e de oportunidades e risco de perder a tração exigida pelas constantes transformações.

Cultura Organizacional e Objetivo

A cultura dessa entidade é definida por uma busca constante pela excelência, uma abertura para aprender com a diversidade e uma disposição para inovar e explorar o desconhecido. Um ambiente onde a curiosidade intelectual, a colaboração sem fronteiras e a responsabilidade ética são não apenas encorajadas, mas exigidas.

O objetivo é desenvolver uma estratégia compreensiva que considera inúmeras possibilidades de atuação, que abarca todos os aspectos e canais de comunicação, maximizando o impacto de cada mensagem, melhorando a qualidade e coerência das comunicações corporativas e, assim, impulsionar a empresa para novos patamares de inovação e participação no mercado.

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