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Opinião

Real Time Marketing: a chave para vencer os desafios do SEO no Google

Aproveitar momentos-chave e utilizar tecnologias avançadas em estratégias para otimizar campanhas é o caminho certo para se destacar e alcançar o sucesso


5 de setembro de 2024 - 6h00

Recentemente, o Google alterou a forma e a ordem dos resultados de buscas, impactando diretamente nas técnicas utilizadas nas ferramentas de SEO – Search Engine Optimization, em tradução para o português: “otimização para motores de busca”. Com isso, garantir a visibilidade dos anúncios ficou mais difícil e caro. Entretanto, existe luz no fim do túnel: o Real Time Marketing. E agora precisamos enfrentar esses desafios de maneira mais eficaz para alcançar o público-alvo no momento certo.

A partir das mudanças, os primeiros resultados das buscas no Google estão sempre dominados por anúncios pagos. E isso não é coincidência. O Google mudou suas regras, empurrando os resultados orgânicos para baixo. Isso significa que, se você quiser estar no topo, precisa investir mais em anúncios pagos. O Google também está apostando forte em inteligência artificial (IA) e automação com ferramentas como o Performance Max, que otimiza campanhas com base nos seus objetivos, tornando as campanhas ainda mais eficientes.

Além disso, o Google está sendo mais transparente, rotulando claramente os anúncios como “Patrocinado”. Nesse sentido, as mudanças realizadas pelo Google aumentaram os desafios dos anunciantes. Isto porque, com o aumento do custo por clique – CPC, as empresas precisam desembolsar mais para garantir visibilidade. Além disso, resultados orgânicos, que antes traziam tráfego significativo, agora estão em posições inferiores e apenas os anúncios mais relevantes e com mais budget conseguem se destacar, acirrando ainda mais a concorrência.

É aqui que entra o Real Time Marketing, possibilitando alcançar seu público-alvo nos momentos mais relevantes, aproveitando situações e eventos que geram forte demanda para o online. Isso é o que o Real Time Marketing faz. Para tal, usa contextos do mundo real e do online, como o momento que um comercial vai ao ar na TV, condições climáticas, tendências de busca no Google, eventos esportivos e variações no mercado financeiro entre outros.

Por exemplo, durante um grande evento esportivo, como uma final de campeonato de futebol, um gol é marcado, ferramentas de IA ativam automaticamente campanhas online relacionadas, garantindo que os anunciantes possam fazer bids automáticos para promover produtos esportivos ou serviços de streaming para assistir ao jogo no Google e em outras plataformas. Isso tudo no momento exato em que o público-alvo está mais engajado. Noutro exemplo, quando o jornalista fala sobre FGTS durante um noticiário de forte audiência, o momento é detectado pela ferramenta de IA, que ativa campanhas relacionadas, garantindo que a mensagem impacte os consumidores no momento certo.

Enfim, as mudanças no Google trouxeram desafios significativos para o mercado online, mas com o Real Time Marketing, é possível transformar essas dificuldades em oportunidades. Aproveitar momentos-chave e utilizar tecnologias avançadas em estratégias para otimizar campanhas é o caminho certo para se destacar e alcançar o sucesso neste ambiente tão dinâmico.

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