Como a cultura do efêmero muda nossos negócios
Autenticidade é a palavra do momento, a gente já sabe. Porém, no que vamos focar? O que vamos priorizar? Nossa marca precisa entrar de cabeça em todas as trends?
Autenticidade é a palavra do momento, a gente já sabe. Porém, no que vamos focar? O que vamos priorizar? Nossa marca precisa entrar de cabeça em todas as trends?
11 de março de 2023 - 15h22
“A única constante na vida é a mudança.” A máxima de Heráclito, um dos maiores filósofos da antiguidade pré-socrática, não pode ser mais atual. E ele jamais imaginaria que no século XXI a velocidade dessas mudanças teria de ser elevada à milésima potência. Pelo menos nos últimos quinze anos, estamos vivendo a era do efêmero. E como podemos nos adaptar rapidamente a essas transformações — ou até mesmo estar preparados antes mesmo de elas acontecerem?
Aqui no South by Southwest (SXSW), profissionais da área do marketing buscam entender esse comportamento do consumidor que se transforma tanto e o tempo inteiro. As marcas precisam ser ágeis e ousadas para conseguirem atender às novas demandas. Na avaliação de Lorry Destainville, Head de Parcerias Comerciais do TikTok, o futuro da conexão digital dependerá da capacidade da marca coletar, sintetizar e identificar padrões em dados sociais que possam informar as principais decisões de negócios.
Já pensaram que dentro desse contexto não existem mais benchmarks? Foi-se o tempo em que tínhamos uma empresa grande como grande referência, era imprescindível seguir seus passos e analisar como deveríamos estar performando. Hoje temos de olhar para insights de negócios muito diferentes e não para as melhores práticas.
Segundo pesquisa da Sprout Social, empresa de solução para redes sociais, 72% dos profissionais de marketing dizem que acompanhar as mudanças nas mídias sociais será seu maior desafio em 2023. Feliz ou infelizmente, esse é o único caminho. Tendências são criadas, socializadas e aceleradas nas redes sociais. Quem comanda hoje é o consumidor. Eles controlam o destino das organizações. As marcas precisam entender o que os consumidores esperam, e isso só é possível a partir de uma conexão com as pessoas de forma autêntica.
Autenticidade é a palavra do momento, a gente já sabe. Porém, no que vamos focar? O que vamos priorizar? Nossa marca precisa entrar de cabeça em todas as trends? E como vamos sustentar esse nível de velocidade das tendências? O TikTok tornou tudo ainda mais desafiador. A rede democratizou a forma como são criados os virais: qualquer um pode inventar algo que amanhã será comentado — e imitado — no mundo inteiro. Todos somos creators em potencial. Somos instigados a descobrir a criatividade dessas pessoas que você poderá usar para a sua marca.
A CMO da Sprout Social, Jamie Gilpin, deu algumas sugestões de como podemos usar isso a nosso favor. Querem exemplos? Personalizar o engajamento, interagir nas redes com outras marcas e diretamente com consumidores, experimentar novos conteúdos e otimizar para o que funciona melhor.
Diante disso tudo, repita comigo o seu novo mantra: ”O que essa tendência significa para o meu negócio?”
Compartilhe
Veja também
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo