Como a cultura do efêmero muda nossos negócios
Autenticidade é a palavra do momento, a gente já sabe. Porém, no que vamos focar? O que vamos priorizar? Nossa marca precisa entrar de cabeça em todas as trends?
Autenticidade é a palavra do momento, a gente já sabe. Porém, no que vamos focar? O que vamos priorizar? Nossa marca precisa entrar de cabeça em todas as trends?
11 de março de 2023 - 15h22
“A única constante na vida é a mudança.” A máxima de Heráclito, um dos maiores filósofos da antiguidade pré-socrática, não pode ser mais atual. E ele jamais imaginaria que no século XXI a velocidade dessas mudanças teria de ser elevada à milésima potência. Pelo menos nos últimos quinze anos, estamos vivendo a era do efêmero. E como podemos nos adaptar rapidamente a essas transformações — ou até mesmo estar preparados antes mesmo de elas acontecerem?
Aqui no South by Southwest (SXSW), profissionais da área do marketing buscam entender esse comportamento do consumidor que se transforma tanto e o tempo inteiro. As marcas precisam ser ágeis e ousadas para conseguirem atender às novas demandas. Na avaliação de Lorry Destainville, Head de Parcerias Comerciais do TikTok, o futuro da conexão digital dependerá da capacidade da marca coletar, sintetizar e identificar padrões em dados sociais que possam informar as principais decisões de negócios.
Já pensaram que dentro desse contexto não existem mais benchmarks? Foi-se o tempo em que tínhamos uma empresa grande como grande referência, era imprescindível seguir seus passos e analisar como deveríamos estar performando. Hoje temos de olhar para insights de negócios muito diferentes e não para as melhores práticas.
Segundo pesquisa da Sprout Social, empresa de solução para redes sociais, 72% dos profissionais de marketing dizem que acompanhar as mudanças nas mídias sociais será seu maior desafio em 2023. Feliz ou infelizmente, esse é o único caminho. Tendências são criadas, socializadas e aceleradas nas redes sociais. Quem comanda hoje é o consumidor. Eles controlam o destino das organizações. As marcas precisam entender o que os consumidores esperam, e isso só é possível a partir de uma conexão com as pessoas de forma autêntica.
Autenticidade é a palavra do momento, a gente já sabe. Porém, no que vamos focar? O que vamos priorizar? Nossa marca precisa entrar de cabeça em todas as trends? E como vamos sustentar esse nível de velocidade das tendências? O TikTok tornou tudo ainda mais desafiador. A rede democratizou a forma como são criados os virais: qualquer um pode inventar algo que amanhã será comentado — e imitado — no mundo inteiro. Todos somos creators em potencial. Somos instigados a descobrir a criatividade dessas pessoas que você poderá usar para a sua marca.
A CMO da Sprout Social, Jamie Gilpin, deu algumas sugestões de como podemos usar isso a nosso favor. Querem exemplos? Personalizar o engajamento, interagir nas redes com outras marcas e diretamente com consumidores, experimentar novos conteúdos e otimizar para o que funciona melhor.
Diante disso tudo, repita comigo o seu novo mantra: ”O que essa tendência significa para o meu negócio?”
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