Assinar
De 7 a 15 de março de 2025 I Austin - EUA
SXSW

Como prever um futuro imprevisível?

Muitas palestras no SXSW trouxeram como tema central a necessidade de nos prepararmos para um ambiente onde a única constante será a mudança


12 de março de 2025 - 10h54

Nossa natureza humana nos leva a buscar previsibilidade para diminuir riscos. Saber o que vai acontecer nos dá uma – por vezes ilusória – sensação de controle. Por isso, não é surpresa que alguns dos temas mais procurados pelos participantes do SXSW sejam relacionados a previsões: para onde vai a tecnologia? E a sociedade? Que players vão ganhar relevância e quais tendem a desaparecer?

Grandes palestrantes do evento, como Amy Webb e Scott Galloway, reúnem multidões ávidas por saber o que nos espera no futuro. Porém, tenho observado com curiosidade e interesse como neste festival, até os futuristas, conhecidos por suas habilidades em antecipar tendências, mostraram-se mais cautelosos em suas previsões. A velocidade das transformações sociais, econômicas e, especialmente, tecnológicas, está em um ritmo tão acelerado que até mesmo os especialistas mais renomados estão sendo cuidadosos ao cravar projeções.

Em “Professor G Predictions: 2025”, uma das melhores sessões do festival na minha opinião, Scott Galloway corajosamente abriu seu discurso revelando quantas de suas previsões do ano anterior estavam erradas: quase metade delas não se concretizou. Esse reconhecimento público de suas falhas,além de ser uma aula de auto-confiança através da vulnerabilidade (alô, Brené Brown), ilustra perfeitamente a complexidade e a imprevisibilidade do cenário atual.

Muitas palestras no SXSW trouxeram como tema central a necessidade de nos prepararmos para um ambiente onde a única constante será a mudança. Em vez de tentar prever cada detalhe do futuro, a ênfase foi colocada em como nós, humanos, podemos nos adaptar e prosperar em meio à incerteza. A capacidade de aprender rapidamente, ser resiliente e flexível são habilidades que se tornam ainda mais essenciais.

A velocidade das transformações não apenas desafia nossas habilidades de previsão, mas também exige um ajuste de mentalidade. Fazemos nossos planos, mas precisamos aceitar que o futuro é incerto e que a melhor maneira de nos prepararmos é estarmos prontos para nos adaptar a qualquer mudança que venha. Isso significa investir em educação contínua, desenvolver habilidades de pensamento estratégico e colaboração e fomentar uma cultura de inovação e experimentação. Em um mundo em acelerada mudança, a capacidade de flexibilização e rápda adaptação são nossas melhores ferramentas para enfrentar o desconhecido.

Peter Drucker, o grande guru de negócios, já dizia que a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. O SXSW nos aponta que, mais do que nunca, este será nosso exercício e desafio diário.

Publicidade

Compartilhe