SXSW: Vale o Hype?
Participar do evento é constatar que há muita coisa acontecendo em todos os cantos do mundo: pesquisas e desenvolvimentos capazes de gerar novas tecnologias, inovação, hype e tendências
Participar do evento é constatar que há muita coisa acontecendo em todos os cantos do mundo: pesquisas e desenvolvimentos capazes de gerar novas tecnologias, inovação, hype e tendências
13 de março de 2024 - 17h51
Durante uma semana por ano, todos voltam seus olhos e ouvidos para Austin, Texas, se perguntando: o futuro chegou? O SXSW é o ponto de encontro anual para os interessados nas tendências e inovações da comunicação e da tecnologia. No entanto, nesse universo de novidades, fica difícil saber o que de fato vai permanecer e moldar os próximos anos e o que é apenas uma moda passageira. Em um cenário de constante evolução, surge a questão: quando é válido embarcar na onda do hype?
Esse foi um dos temas da palestra de Noor Nasseer, VP de Inovações em Mídia e Tecnologia da Basis Technologies, que delineou os conceitos fundamentais de tecnologia, inovação, hype e tendência. Ela definiu tecnologia como a aplicação prática de conhecimento científico em uma indústria. Já inovação, como a implementação de ideias que resultam em melhorias tangíveis em bens ou serviços, estando intrinsecamente ligada a uma lacuna a ser preenchida. O hype é aquilo que possui uma publicidade intensa. Tendência, por fim, foi definida como a direção na qual algo está em processo de desenvolvimento, refletindo mudanças gerais de preferência ou estilo.
Vamos a exemplos que estiveram em destaque nessa edição do SXSW. Embora haja uma tendência crescente de valorização de experiências imersivas com o uso de sensores, como evidenciado pelo lançamento do Apple Pro, me parece que isso pode ser mais um caso de hype do que uma inovação substancial. Por outro lado, a inteligência artificial é uma tecnologia inevitável que transforma indústrias de diferentes setores, o que exige que profissionais se adaptem para permanecer relevantes no mercado de trabalho.
Novas tecnologias também mostram o potencial do que está por vir. Em outra palestra, por exemplo, foram apresentadas jaquetas que mudam de cor de acordo com o humor do usuário. O hype de uma jaqueta assim pode ser passageiro, mas as aplicações de uma tecnologia que é capaz de mapear e interagir com nosso humor mostra um potencial de desenvolvimento e aplicação muito maior, como nos cuidados de saúde mental, por exemplo.
Participar do SXSW é constatar que há muita coisa acontecendo em todos os cantos do mundo: pesquisas e desenvolvimentos capazes de gerar novas tecnologias, inovação, hype e tendências — tudo isso junto e ao mesmo tempo! O futuro chega cada vez mais rápido! No entanto, diante dessas mudanças aceleradas, é crucial gerenciar, não apenas a adoção dessas novas tecnologias, mas também garantir o tempo da absorção e da reflexão. Temos a clara tendência de technology first, como destacou Ian Beacraft, em sua palestra. Primeiro nos preocupamos em adotar a tecnologia e só depois pensamos nos processos e nas pessoas. O futuro é feito não apenas das inovações, mas do uso que damos — e que queremos dar — a elas. E, para isso, é importante sempre nos questionarmos: vale o hype?
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