A repercussão – e os números – do Dia da Mulher nas redes sociais
Monitoramento da Stilingue by Blip aponta que a data rendeu mais de 37,3 mil menções nas plataformas digitais
A repercussão – e os números – do Dia da Mulher nas redes sociais
BuscarMonitoramento da Stilingue by Blip aponta que a data rendeu mais de 37,3 mil menções nas plataformas digitais
Meio & Mensagem
13 de março de 2025 - 16h30
(Crédito: Shutterstock)
O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, acaba sendo uma data importante para refletir sobre a luta feminina e questões que ainda atrasam o avanço da sociedade rumo à equidade de gêneros.
Para tentar mapear como o tema foi abordado pelas pessoas nas redes sociais, a Stilingue by Blip realizou um monitoramento, via social listening e com uso de ferramentas de inteligência artificial, e apontou que, de 1 de janeiro deste ano a 10 de março, o Dia da Mulher rendeu 37.360 mil publicações nas redes sociais.
A empresa aponta que essas postagens, que foram realizadas em diferentes canais digitais, tiveram potencial de impactar 169 milhões de usuários.
Embora a Stilingue by Blip tenha feito o levantamento em um período mais abrangente, para captar o crescimento das conversas sobre o tema, o período em que o Dia da Mulher ganhou mais força nas redes sociais foi a partir de 25 de fevereiro.
Daquela data em diante, foram realizadas 22.846 publicações sobre o Dia da Mulher. Entre os dias 7 e 9 de março, abrangendo um dia antes e um dia depois da data, a empresa contabilizou 3.494 comentários.
O levantamento apontou que a maior parte das publicações e conversas sobre o Dia da Mulher aconteceram no X (antigo Twitter), que respondeu por 46% do total de postagens. Já o Facebook concentrou 21% das publicações, enquanto o Instagram foi o território de 19% das conversas. Os portais de notícias concentraram 13% as publicações sobre o Dia da Mulher.
A pesquisa também aponta que, além da própria expressão Dia da Mulher, temas como Dia de Luta e 8 de março também foram utilizados como sinônimo da data.
Nas redes sociais, as pessoas que postaram sobre o Dia Internacional da Mulheres falaram também sobre “presentes” e “flores”, assuntos que costumam gerar debates na data, além de “igualdade salarial”, “amizade feminina”, “mulheres em tecnologia”, “mulheres na educação” e maternidade.
Entre as diversas postagens de empresas, marcas e instituições sobre a data, a pesquisa destaca que os maiores engajamentos sobre o tema do Dia da Mulher acontecera, em postagens feitas por times de futebol do Brasil, que aproveitaram o 8 de março para celebrar a importância do respeito e inclusão das mulheres em todas as áreas.
Também foram destaques temas que apontam como a luta das mulheres na sociedade ainda é árdua. Temas como violência física, psicológica e patrimonial foram destacadas em mais de 1500 menções ao tema.
Algumas empresas também aproveitaram a data para exibir, nas redes sociais, dicas de presentes para as mulheres. Segundo a Stilingue by Blip, as empresas do setor de moda, maquiagem e joias foram os que mais postarem sobre o tema.
Compartilhe
Veja também
Como garantir felicidade e produtividade no trabalho?
Especialista em felicidade corporativa reflete sobre o que significa ser feliz no trabalho e como empresas podem equilibrar metas ambiciosas com um ambiente seguro
Livro reúne histórias de lideranças femininas do mundo corporativo
“Ensemble – De Solo a Sinfonia” traz 139 mulheres inspiradoras de diferentes países e setores, entre elas executivas da Globo, TikTok e Microsoft