Brasileiras ganham prêmio de empreendedorismo feminino da Fundação Bayer

Buscar
Publicidade

Women to Watch

Brasileiras ganham prêmio de empreendedorismo feminino da Fundação Bayer

Premiação impulsiona soluções inovadoras criadas por mulheres do hemisfério sul global nas áreas da saúde, nutrição e agricultura

Meio & Mensagem e Meio & Mensagem
16 de junho de 2023 - 14h59

Bayer Foundation Women Empowerment Award 2023 anuncia vencedoras, incluindo duas brasileiras (Crédito: Divulgação)

Bayer Foundation Women Empowerment Award 2023 anuncia vencedoras, incluindo duas brasileiras (Crédito: Divulgação)

A Bayer Foundation, em colaboração com o Unknown Group, anuncia as vencedoras do Bayer Foundation Women Empowerment Award 2023. O prêmio reconhece e apoia 15 empresárias de destaque do Sul Global, América Latina, África, Oriente Médio e Ásia-Pacífico, que estão impulsionando a mudança social por meio de suas inovações em saúde, nutrição e soluções agrícolas. Dentre as selecionadas, estão duas brasileiras: Daniella Castro Araújo, Co-CEO da Huna, e Sávia Gavazza, Co-Fundadora da Pluvi – Soluções Ambientais Inteligentes. 

No mundo das startups, as mulheres enfrentam desafios significativos, como financiamento limitado, discriminação e falta de oportunidades e de networking. Este prêmio visa capacitar e elevar as mulheres empreendedoras, além de acelerar o crescimento e impacto de suas empresas. O reconhecimento oferece um valor em dinheiro de 25 mil euros, treinamento personalizado, networking e a participação da edição global do evento. 

BRASILEIRAS PREMIADAS

A premiada Daniella Castro Araújo é CTO da Huna, uma startup que quer usar a inteligência artificial para ajudar na detecção precoce do câncer de mama. Já a Pluvi, da fundadora Prof.ª Sávia Gavazza, é uma startup incubada no Tech Hub da Universidade Federal de Pernambuco. Com uma tecnologia própria, elas transformam a água da chuva em água potável para consumo humano seguro, sem uso de produtos químicos. 

A chamada de inscrições para a premiação iniciou em 13 de fevereiro deste ano e atraiu uma gama diversificada de empreendedoras das regiões do sul global. O processo seletivo envolveu quase mil candidatas, dentre as quais foram escolhidas as 15 vencedoras. Os critérios de seleção levaram em conta o impacto social dos empreendimentos de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), além do compromisso com o avanço de suas comunidades locais construindo modelos de negócios inovadores. 

EMPREENDEDORISMO FEMININO DE IMPACTO

“Acreditamos no poder da inovação social e no papel das mulheres empresárias: elas têm o potencial de serem as principais agentes da mudança para suas comunidades e são capazes de melhorar a nutrição e a saúde de muitas pessoas em necessidade. Mas sabemos que a jornada do empreendedorismo feminino, principalmente nos países do sul global, é marcada por grandes desafios como falta de financiamento, discriminação e ausência de apoio. Nosso Prêmio de Empoderamento Feminino pretende retirar essas barreiras para que as mulheres empresárias e seus negócios possam crescer“, afirma Jana op den Winkel, Program Manager da Fundação Bayer.  

Já Madelon Bangma, CFO do Unknown Group, diz: “Estou muito feliz que o Unknown Group e a Bayer são parceiras do Women Empowerment Award 2023. Fui membra do júri ano passado, e conversar com as fundadoras e apoiar seus projetos foi uma experiência verdadeiramente significativa. Agora que o prêmio foi expandido para incluir mais três regiões do sul global, temos a chance de criar inovações ainda mais impactantes socialmente para as áreas da saúde, nutrição e agricultura”. 

As cinco vencedoras de cada região foram:  

Ásia-Pacífico 

Akshita Sachdeva, Co-fundadora da Trestle Labs (Índia); 

Ayesha Zulfiqar – Chefe Diretora Médica da Bionik (Paquistão); 

Divya Munot, Cofundadora da Machau Bamboo (Índia); 

Fariel Salahuddin – Fundadora da UpTrade/Goats for Water (Paquistão); 

Tiffany Tong – Cofundadora da Aloi (Singapura); 

 

África e Oriente Médio: 

Christina Mawuse Gyisun – Co-fundadora da Sommalife (Gana); 

Jocelyne Agbo – Fundadora da Farm On Wheels (Nigeria); 

June Muchuku – Cofundadora da Plumbee Wholefoods Ltd (Quênia); 

Madhvi Dalal – Fundadora da Padmad (Quênia); 

Maryanne Gichanga – Co-fundadora da AgriTech Analytics (Quênia); 

 

América Latina: 

Cristina Campero Peredo – CEO da Prosperia (México); 

Daniella Castro Araújo – Co-CEO da Huna (Brasil); 

Elisa Violeta Bertini – Cofundadora da Puna Bio (Argentina); 

Ingrid Briggiler – Fundadora da Nume (Argentina); 

Sávia Gavazza – Co-Fundadora da Pluvi – Soluções Ambientais Inteligentes (Brasil). 


Anteriormente, o prêmio focava em startups do continente africano. Já em 2023, a premiação incorporou mais três regiões: América Latina, Oriente Médio e Ásia-Pacífico, das quais foram escolhidas cinco iniciativas por região. As inscrições para 2024 começam no início do próximo ano. 

 

A FUNDAÇÃI BAYER

A Bayer Foundation, o braço filantrópico da Bayer, catalisa o poder da ciência e da inovação, concentrando-se em dois pilares estratégicos: o avanço da ciência como base para a progresso e impulsionando o empreendedorismo social como um facilitador para mudanças duradouras. No campo da inovação social, a Bayer Foundation apoia empresas sociais com fundos, capacita mulheres com prêmios exemplares, promove soluções empreendedoras para problemas sociais e promove a colaboração entre as partes interessadas. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Jules de Faria e Tainã Bispo lançam novo selo editorial de negócios

    Jules de Faria e Tainã Bispo lançam novo selo editorial de negócios

    Primeira publicação de LeLa vai contar a ruína do marketing de influência e a ascensão da creator economy

  • Guilhermina de Paula: da inclusão trans na indústria a Cannes

    Guilhermina de Paula: da inclusão trans na indústria a Cannes

    A criadora do OcupaTrans levará pessoas trans ao festival e sonha em ampliar a inclusão trans no mercado publicitário