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Contra homofobia, case “Essa Coca é Fanta” brilha em Cannes

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Cannes

Contra homofobia, case “Essa Coca é Fanta” brilha em Cannes

Case assinado pela da David São Paulo para a Coca-Cola consegue 2 Ouros em PR e 1 em Media


21 de junho de 2018 - 15h10

Agência e marca reverteram a conotação homofóbica da expressão ao colocar Fanta dentro das latas de Coca-Cola (Crédito: Reprodução)

Por muito tempo usada no Brasil como uma expressão de conotação homofóbica, “Essa Coca é Fanta” conseguiu se consagrar em Cannes como uma mensagem pró-diversidade. O case criado pela David São Paulo procurou mudar a imagem pejorativa da expressão ao colocar, de fato, Fanta em uma série de latas da Coca-Cola que foram distribuídas a um grupo de influenciadores, que traziam a frase “Essa Coca é Fanta. E daí?”.

A proposta agradou aos jurados de Cannes e conquistou quatro troféus nesta quinta-feira, 21. Em PR, a peça foi premiada com dois Leões de Ouro e um de Prata e na categoria Media, levou outro Ouro.

O case já vinha mostrado sua força ao conquistar, em maio, o Blue Wave, premiação máxima do Wave Festival in Rio. A ideia levou meses para ser materializada e foi alvo de diversos debates e ajustes entre a Coca-Cola e a agência para que a mensagem fosse transmitida de maneira correta. Para dois dos criativos que participaram da criação da campanha – Jean Zamprogno e Fernando Pelizzaro, conhecidos como Zampa e Zaro – o trabalho representa a situação em que a marca abraça o poder da ideia. “Para um anunciante tradicional como a Coca-Cola, acreditar em uma mensagem sobre diversidade e fazer uma grande mobilização para que o case acontecesse foi um grande exemplo de ousadia”, elogia Zampa. Assista ao videocase:

Leões de PR
Em PR, o País levará para casa um total de 6 troféus, quatro a menos do que o total de prêmios obtidos na categoria no ano passado. Além dos dois ouros e uma prata conquistados pela David, a Y&R leva uma Prata pelo trabalho “Hemoji”, para a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; um Bronze para a Lew’LaraTBWA por “Nissan’s Follow the Ball”, para Nissan e outro Bronze para “My Name My Game”, da Africa para a Vivo.

Media
O Brasil conquistou sete Leões na categoria Media neste ano, em uma performance bem melhor do que em 2017, quando as agências nacionais levaram somente 5 troféus de Bronze. Dessa vez, foram sete prêmios (1 Ouro, 3 Pratas e 3 Bronzes).

Além do Ouro da David com a Coca-Cola, ganharam uma prata cada a DM9DDB (com “Drive-Thruck”, para McDonald’s); a Africa (com “Tagwords” para Ambev).

A J. Walter Thompson ganhou uma Prata e um Bronze com “Delayed Flight Break Machine”, para Kit Kat. Também recebeu um Bronze a Y&R (“The Route”, para JC Decaux) e a AKQA e VML, com “Bagulhos Sinistros”, para Netflix.

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