Assinar

Cannes está falando de IA, eu também; mas a minha é outra

Buscar

Cannes Lions

16 a 20 de junho de 2025 | Cannes França
Diário de Cannes

Cannes está falando de IA, eu também; mas a minha é outra

Em Cannes, entre códigos e conexões, é o sentir que faz a diferença


18 de junho de 2025 - 12h14

Em (quase) todos os cantos de Cannes (e do mundo), o assunto é o mesmo: IA.

Palestras, cases e painéis tentando entender, ou prever, os impactos da inteligência artificial no mundo e, por consequência, na publicidade. E sim, é impossível ignorar o poder transformador da tecnologia.

Mas, depois de acompanhar algumas das conversas mais marcantes do festival dos primeiros dias, reforço a convicção de que a verdadeira revolução da nossa indústria não está apenas no código da programação, mas no poder da conexão.

A IA que eu acredito ser o futuro da criatividade e da comunicação não é a Inteligência Artificial. É a Intuição Afetiva.

Não é a IA que calcula, é a que sente. Não é a que responde com dados, é a que se conecta com alma. É a que transforma um bom insight humano em uma ideia criativa poderosa que toca e permanece.

Como disse Tor Myhren, da Apple, “o cérebro e o coração precisam trabalhar juntos”. E Marc Pritchard, da P&G, reforçou: “o coração e a alma de uma marca vêm do coração e da alma das pessoas”. É só assim que, como lembrou Marcel Marcondes, da AB InBev, acontece o shift real: do “eu vi isso” para o “eu nunca vou me esquecer disso”.

Essa é a IA que sempre moverá a publicidade que importa, a que não pode ser programada, mas pode ser sentida, a que não automatiza a emoção, mas potencializa a empatia.

A frase de Maya Angelou — “as pessoas vão esquecer o que você disse, vão esquecer o que você fez, mas nunca vão esquecer como as fez sentir” é um mantra que carrego comigo.

Porque, no fim, fazer sentir é o que move as grandes marcas que ocupam um lugar especial na vida de qualquer pessoa.

E para você, qual IA tem guiado sua criatividade? A que calcula ou a que sente?

Publicidade

Compartilhe

Veja também