Diário de Cannes

A arte de fechar negócios em Cannes

Brasil inspira em Cannes com criatividade, conexões e a arte de fazer negócios

Debora Moura

Head de Diversidade e Inclusão da Artplan e do Grupo Dreamers 25 de julho de 2025 - 16h04

O festival de Cannes é um celeiro de criatividade, para além dos cases que temos o privilégio de conhecer, vindos de tantos países do mundo. E, mesmo com as questões sensíveis ocorridas da edição 2025, o Brasil ainda segue como um País criativo e merecedor da homenagem que recebeu: foi o ano do Brasil em Cannes.

Eu estive lá, pela primeira vez, a convite da ONU Mulheres, para participar como painelista do Unstereotyping across continents @ the BlackAT CMO Brunch, representando o capítulo Brasil da Aliança sem Estereótipos. E o que me ficou de mais precioso do festival foi presenciar a arte de fazer negócios.

Praticamente tudo que se movimenta dentro e no entorno do festival segue a premissa de conexões, possibilidades futuras e todos estão ali se apresentando, mostrando seu trabalho, trocando figurinhas e experiências com potencial de virar negócio, ou mesmo fechando parcerias imediatas que vão trazer resultado ainda neste ano.

Fechar negócio e ter este olhar de futuro é sem dúvida uma arte, mas estar nesta atmosfera durante uma semana inspira a gente a ter este olhar. E o que vi em Cannes são resultados que não se põe em planilha, tamanho impacto naquelas pessoas que estavam lá, nos seus clientes, nos seus times e na própria sociedade brasileira. Isso sem falar na inspiração que o Brasil certamente proporcionou em pessoas de outros países, impactando e inspirando também ações mundo afora.

Eu vi gente que foi lá só para dizer que tinha feito o primeiro trabalho com uma grande empresa brasileira, gente que foi lá só para fazer uma conexão que vai mudar sua vida pra sempre, gente que foi lá para estar num grupo de lideranças negras e a partir dessas lideranças abrir porta pra novos negócios.

A palestra “Gambiarra”, de Bia Lopes Maria e Thiago Costa (procure saber!) apresentada em Cannes, pode ser encarada como um resumo da arte do brasileiro em criar, botar na rua e fazer acontecer. Os dois levaram para o maior festival de criatividade do mundo, em português, a alma da gente que nos move para o caminho da solução, da entrega, para o caminho de buscar uma saída àquilo que pode estar paralisado ou necessita de um pouco de inovação para sair do papel.

Entender o significado de gambiarra faz a gente aprender que pode estar dentro de nós a arte que precisamos para fechar um negócio, para olhar para o futuro e para colocar na rua aquilo que acreditamos. Além da possibilidade de fechar excelentes negócios.