Como a imagem da Xuxa impulsiona a nostalgia na publicidade
Canva, Netflix, Shopee e Amazon são exemplos de marcas que aproveitam o histórico da apresentadora para evocar memórias afetivas

Xuxa estrela campanha do Canva com foco em empreendedores (Crédito: Divulgação)
A nostalgia sempre foi um recurso poderoso na publicidade, mas poucas figuras conseguem ativá-la como Xuxa Meneghel.
Ícone da cultura pop brasileira, a apresentadora segue sendo convocada por marcas que desejam dialogar simultaneamente com quem cresceu assistindo à Rainha dos Baixinhos e com um público mais jovem, que reconhece sua imagem como símbolo afetivo do Brasil.
Xuxa “Rainha dos Adultinhos” no Canva
A campanha reúne figurinos originais e referências ao período em que comandava programas infantis, mas agora voltada a outro público: os pequenos empreendedores.
A ação integra a estratégia de expansão global da marca para o Brasil e acompanha um movimento de diversificação da plataforma em vídeos, apresentações e recursos avançados.
Segundo Raul Taborda, diretor criativo do Canva para a América Latina, a ideia era criar uma campanha próxima e acessível que mostrasse que qualquer pessoa pode “fazer bonito” no empreendimento.
“Design ainda é uma palavra que cria barreiras. Queríamos encontrar um verbo mais democrático e o ‘fazer’ traduz isso. O empreendedor acorda todos os dias querendo fazer bonito no seu negócio”, explica.
“Ela abraçou o projeto de corpo e alma, trouxe figurinos originais, itens de acervo e ajudou a recriar a atmosfera mágica dos programas”, completa.
Marcas escolhem Xuxa para ativar memórias afetivas
A campanha da Canva não é um caso isolado. Nos últimos anos, Xuxa voltou a ser presença constante em ações publicitárias que apostam no afeto e na memória coletiva.
Em 2016, a Netflix escolheu a apresentadora para estrelar uma campanha que promovia uma das temporadas da série Stranger Things, um dos maiores sucessos da plataforma de streaming. O filme chegou a ser premiado com Leão de Ouro no Festival Internacional Cannes Lions.
Xuxa fez sua primeira campanha para uma marca de automóveis em 2016, quando a Renault a convidou para divulgar a campanha “Girou, Ligou, Ganhou”. A ação recorreu à nostalgia e usou a estética dos programas antigos da apresentadora.
Em 2018, a Vivo reuniu Xuxa e Ivete Sangalo em um comercial que explorava humor e nostalgia para destacar as facilidades do aplicativo Meu Vivo.
No filme, Xuxa “volta no tempo” enquanto a cantora questiona “em que época ela vive” ao ouvi-la dizer que precisaria ligar para a operadora para pedir a segunda via da conta.
Em 2023, o Ministério da Saúde reuniu a artista e Zé Gotinha em uma campanha, criada pela DeBrito Brasil e veiculada em TV aberta e com distribuição nacional, de vacinação infantil.
A peça recria a tradicional nave da apresentadora e utiliza efeitos especiais para apresentar, de forma lúdica, as doenças que podem ser prevenidas com a imunização.
A comunicação integra o Movimento Nacional pela Vacinação e reforça a importância da atualização vacinal, especialmente entre crianças e adolescentes.
Em 2022, a Shopee anunciou Xuxa como nova embaixadora da marca em sua temporada de promoções de fim de ano.
A campanha resgatava cenários, estética e linguagem dos clássicos programas da Globo, reforçando o caráter divertido e popular da plataforma de e-commerce.
No filme principal, a apresentadora surge saindo de sua nave ao lado de assistentes de palco, cantando uma paródia de Ilariê. O vídeo foi veiculado nos principais canais de TV aberta e fechada, além das redes sociais.
No mesmo ano, a Amazon lançou uma nova versão do famoso “Abecedário da Xuxa” para promover o Alexa, misturando tecnologia e referências a um dos produtos musicais mais famosos da carreira da artista. A campanha foi criada pela AlmapBBDO.
Essa campanha não contou com a participação de Xuxa, mas foi totalmente inspirada na apresentadora.
O Mercado Pago convidou sua filha, Sasha Meneghel, para apresentar uma nova versão do Show da Xuxa, com direito a nave espacial e a todo a estética do programa das décadas de 1980 e 1990. A ideia era mostrar a facilidade das operações financeiras da plataforma.