Comunicação
Com realidade aumentada, Nike estimula pessoas a ficar em casa
Ao apontar o celular para o céu da janela de casa, público pode ter acesso a conteúdos como o novo clipe do rapper Djonga
Com realidade aumentada, Nike estimula pessoas a ficar em casa
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Isabella Lessa
8 de maio de 2020 - 12h46
Na quarta-feira, 6, a Nike lançou a Nuvem Air Max, uma plataforma digital em realidade aumentada que traz conteúdos interativos que celebram o rap e o funk, que inspiraram os novos modelos dos tênis da marca.
Ao apontar o celular para o céu da janela de casa, a pessoa verá duas “nuvens”: a do Air Max 2090 desbloqueia o clipe inédito de “Não Sei Rezar”, presente no disco mais recente de Djonga, o “Histórias da Minha Área”. Já a Nuvem Air Max 90 dá acesso ao clipe de “Quebra Tudo”, parceria entre NGKS e a rapper MC Soffia.
Nike: mesmo em casa, nada pode parar a gente
Criada pela AKQA, a campanha buscou, de acordo com o group creative director Renato Zandoná, dialogar com a juventude que também quer transformar o futuro. “Trouxemos pessoas que inspiram o presente, mudando o cenário e o universo à sua volta, por meio de clipes e conteúdo dos artistas Djonga, MC Soffia e NGKS”, diz. O criativo conta que, sempre que a agência cria um projeto para Nike Air Max, procura conectar a marca considerando o contexto cultural e o momento vivenciado pelas pessoas.
No ano passado, AKQA e Nike ganharam um Grand Prix de Media em Cannes com o case “Air Max Graffiti Stores”, que, ao contrário do atual trabalho, levou as pessoas para fora de casa, mais especificamente aos muros grafitados da cidade. “A diferença entre as duas é que Graffiti Stores era focada em sneakerheads e baseada em um insight local e cultural da cidade de São Paulo. A ideia era tirar as pessoas de casa. Já Air Max Clouds se abriu para o público mainstream, vindo de um insight global e não alienado da realidade que estamos vivendo, recompensando as pessoas por ficarem em casa”, comenta Zandoná.
Em março, a Nike lançou a campanha global #PlayForTheWorld, criada pela Wieden + Kennedy Portland. O trabalho incluiu a “Living Room Cup”, que fez atletas cumprirem desafios da sala de suas casas e o filme You Can’t Stop Us, que retratou figuras do esporte e pessoas se exercitando em casa. Viana afirma que, desde o início da pandemia, muitas das estratégias da marca precisaram ser revistas, mudanças que foram somadas ao desafio de manter a excelência e a criatividade entre os times e agências remotamente.
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