Com realidade aumentada, Nike estimula pessoas a ficar em casa

Buscar

Com realidade aumentada, Nike estimula pessoas a ficar em casa

Buscar
Publicidade

Comunicação

Com realidade aumentada, Nike estimula pessoas a ficar em casa

Ao apontar o celular para o céu da janela de casa, público pode ter acesso a conteúdos como o novo clipe do rapper Djonga


8 de maio de 2020 - 12h46

Djonga, em cena do clipe “Não Sei Rezar” (Crédito: Divulgação)

Na quarta-feira, 6, a Nike lançou a Nuvem Air Max, uma plataforma digital em realidade aumentada que traz conteúdos interativos que celebram o rap e o funk, que inspiraram os novos modelos dos tênis da marca.

Ao apontar o celular para o céu da janela de casa, a pessoa verá duas “nuvens”: a do Air Max 2090 desbloqueia o clipe inédito de “Não Sei Rezar”, presente no disco mais recente de Djonga, o “Histórias da Minha Área”. Já a Nuvem Air Max 90 dá acesso ao clipe de “Quebra Tudo”, parceria entre NGKS e a rapper MC Soffia.

Segundo Gustavo Viana, diretor de marketing da Nike do Brasil, o projeto reflete uma das duas frentes adotadas pela marca, como forma de ajudar os consumidores a manter a saúde física e mental em dia. Se com o app Nike Training Club o usuário tem acesso a treinos gratuitos, com a Nuvem Air Max, ele pode consumir entretenimento sem sair de casa. “É muito importante entendermos o contexto em que a sociedade se encontra. Boa parte, em isolamento, consumindo diariamente informações sobre os desafios com o distanciamento. Nós entendemos isso e procuramos maneiras para estarmos ainda mais próximas nesse momento tão sensível. Dessa forma, como app e a nuvem hospedada em Nike.com, abastecemos todo nosso ecossistema digital para que todos se mantenham ativos, fisicamente e mentalmente – algo que enxergamos como fundamental para esse momento”, afirma.

Criada pela AKQA, a campanha buscou, de acordo com o group creative director Renato Zandoná, dialogar com a juventude que também quer transformar o futuro. “Trouxemos pessoas que inspiram o presente, mudando o cenário e o universo à sua volta, por meio de clipes e conteúdo dos artistas Djonga, MC Soffia e NGKS”, diz. O criativo conta que, sempre que a agência cria um projeto para Nike Air Max, procura conectar a marca considerando o contexto cultural e o momento vivenciado pelas pessoas.

No ano passado, AKQA e Nike ganharam um Grand Prix de Media em Cannes com o case “Air Max Graffiti Stores”, que, ao contrário do atual trabalho, levou as pessoas para fora de casa, mais especificamente aos muros grafitados da cidade. “A diferença entre as duas é que Graffiti Stores era focada em sneakerheads e baseada em um insight local e cultural da cidade de São Paulo. A ideia era tirar as pessoas de casa. Já Air Max Clouds se abriu para o público mainstream, vindo de um insight global e não alienado da realidade que estamos vivendo, recompensando as pessoas por ficarem em casa”, comenta Zandoná.

Em março, a Nike lançou a campanha global #PlayForTheWorld, criada pela Wieden + Kennedy Portland. O trabalho incluiu a “Living Room Cup”, que fez atletas cumprirem desafios da sala de suas casas e o filme You Can’t Stop Us, que retratou figuras do esporte e pessoas se exercitando em casa. Viana afirma que, desde o início da pandemia, muitas das estratégias da marca precisaram ser revistas, mudanças que foram somadas ao desafio de manter a excelência e a criatividade entre os times e agências remotamente.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Atletas estrelam campanha da Globo para Olímpiada

    Atletas estrelam campanha da Globo para Olímpiada

    Comercial da emissora de mídia para Jogos Olímpicos reúne atletas por meio de técnicas de produção virtual

  • Artplan conquista a conta de Bob’s

    Artplan conquista a conta de Bob’s

    Rede de fast-food entrega conta full service para a agência do Grupo Dreamers, com a qual já realiza projetos desde 1985