“Agir por impulso é tiro no pé”, diz CMO do PicPay

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“Agir por impulso é tiro no pé”, diz CMO do PicPay

Armando Areias reforça que a atual crise servirá como peneira para muitos consumidores escolherem a partir do comportamento das empresas


1 de abril de 2020 - 13h00

 

Armando Areias: “É fato que todas as empresas, em alguma medida, estão se reorganizando e se adaptando à nova realidade” (Crédito: Denise Tadei)

Uma das marcas patrocinadoras da atual edição do BBB, o PicPay é um dos serviços essenciais em meio ao atual momento considerando a oferta de seus serviços relacionados a transações financeiras digitais. Para Armando Areias, CMO e CGO da empresa, é um momento complexo em que, ao mesmo tempo que precisam dar conta da sobrevivência, as companhias também precisam entender como contribuir na contenção ao novo coronavírus. Segundo ele, é deste contexto que nasce a oportunidade de provar o propósito aos consumidores e dessa situação sairão exemplos que ficarão por muito tempo na mente dos consumidores.

Meio & Mensagem- Como você enxerga o papel das marcas em um momento como este? Qual é a importância do propósito?

Armando Areias – Dentro de seus respectivos segmentos e levando-se em consideração suas devidas particularidades, todas as empresas têm o potencial de desempenhar um papel relevante em momentos de crise como o vivido agora. Muito se fala em responsabilidade social corporativa e cidadania, e a sociedade tem cobrado, cada vez mais, um papel proativo por parte das companhias. São em momentos como este que as marcas são postas à prova, avaliadas por juízes bastante rigorosos, especialmente em tempos de redes sociais: os consumidores. No entanto, agir por impulso, modismo ou reboque, sem qualquer alinhamento com o propósito da companhia, pode ser tiro no pé. O propósito deve direcionar e ser parâmetro, em todas as etapas, para a atuação das marcas. A atual crise servirá como peneira para muitos consumidores escolherem, a partir da avaliação do comportamento das empresas, com quais marcas engajar. As que tiverem um propósito genuíno e ajudarem a resolver as dores da população sairão mais fortalecidas. Não é um momento de oportunidade de negócio, mas um momento para repensar o seu negócio e sua postura de comunicação.

M&M- Quais são os aprendizados de resiliência e inovação que você tira deste momento? Qual é o papel do líder de marketing nestas horas?

Areias – São nos momentos de dificuldade e crise que empresas e colaboradores são testados a se superar e a apresentar soluções criativas e inovadoras. Hoje, as companhias estão sendo desafiadas a buscar maneiras de contribuir com a sociedade no combate ao Covid-19, ao mesmo tempo em que precisam reestruturar seu formato de organização (home office, atendimento, projetos) e manter seu negócio vivo, revendo a forma que atuam e vendem. É fato que todas as empresas, em alguma medida, estão se reorganizando e se adaptando à nova realidade. Nessas horas, cabe ao líder de marketing refletir se as iniciativas e mensagens levadas à rua, nos diferentes pontos de contato com os stakeholders, estão alinhados ao propósito e aos valores da marca, bem como condizentes e pertinentes ao contexto vivido. Esse filtro e direcionamento são essenciais para a marca se manter coerente e apropriada.

M&M- Por fim, o que você recomenda ao mercado, às marcas e ao marketing em um momento tão complexo?

Areias – As empresas devem sempre levar valor para seus consumidores/usuários. Independente de setor, sairão melhor desta crise as companhias que souberem, verdadeiramente, ser relevantes para a sociedade. Ao marketing, recomendo bom discernimento – e é válido consultar quantos “universitários” forem necessários – para dar passos seguros e construtivos.

Confira as outras entrevistas com os CMOs repercutindo a crise atual:

“É hora de repensar posicionamento”, diz CMO da Youse
Thaiza Estevão destaca que as marcas possuem o dever, neste momento, de equilibrar propósito e estratégia comercial

“Um novo normal será estabelecido”, diz CMO da Nestlé
Frank Pflaumer observa que o momento de crise testa a capacidade de agir de forma ágil, inovadora e resiliente por parte das marcas

“É hora de provar a capacidade de inovar”, diz CMO da OLX
Sandra Montes fala sobre a importância do propósito, da liderança e da importância de buscar maneiras criativas de sair dessa crise

“É hora de ser fiel à essência”, diz CMO da Alpargatas
Fefa Romano, diretora-global de marketing da dona da Havaianas, reforça que é preciso separar a visão de presente e a visão de futuro

“As marcas não devem se alienar”, diz CMO da Ambev
Ricardo Dias reforça a importância de que, neste momento, o marketing repense seu papel na sociedade, reflita e faça uma autocritica

“A urgência agora é ser efetivo e ágil”, diz CMO do Burger King
Ariel Grunkraut aponta a importância de reforçar o propósito da marca em momentos de crise e complexidade

“Não é hora de ‘fazer marketing’”, diz CMO da Rappi
Fernando Vilela, também responsável pela área de growth do app de delivery, reforça as medidas tomadas para um serviço que se tornou essencial

 

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