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Americanas e Vibra se unem no mercado de conveniência

Rede Vem Conveniência nasce com mais de 1.250 lojas e prevê crescimento de duplo dígito para o ano


3 de fevereiro de 2022 - 16h53

BR Mania, da Vibra, e Local, da Americanas, serão integradas (Crédito: Divulgação)

Por Fernando Murad e Taís Farias 

A Americanas e a Vibra, ex-BR Distribuidora, formalizaram nesta semana sua joint venture que atuará no mercado de proximidade e conveniência. A operação integrará as lojas BR Mania, da Vibra, e Local, de Americanas. Dessa forma, a nova empresa nasce com uma rede de mais de 1.250 lojas. Cada uma das companhias terá participação de 50% na joint venture. A empresa que terá governança própria foi batizada de Vem Conveniência.

Natália Cid, CEO da VEM, explica o conceito por trás do nome. “Vem nasceu porque queríamos uma marca viva, vibrante e humana. Que representasse um mood bacana, que fosse a nossa cara e que conversasse com as pessoas. Que atendesse ao mercado, chamasse os franqueados para estarem juntos e atraísse novos talentos”, conta a executiva. Anteriormente, Natália atuava como gerente executiva de franquias da BR Distribuidora. Já a cadeira de marketing será ocupada por Brenda Branco, diretora comercial e de marketing da Vem, e ex-gerente de desenvolvimento e estratégia da BR Mania na Vibra.

Apesar da mudança da porta para dentro, o consumidor continuará vendo as bandeiras BR Mania, nos postos, e Local, nas lojas de rua. A comunicação de ambas também segue sendo liderada pelas empresas mãe. Para Americanas, o negócio representa a possibilidade de explorar o modelo de franquias para proximidade. Já do lado de Vibra, a união permitirá aumentar o sortimento nas lojas e experimentar a conexão com o digital. Dessa forma, a empresa espera tornar a operação mais rentável para o franqueado e ampliar as ocasiões de compra do consumidor final. “Apesar de 2022 ser um ano desafiador para todo o varejo com a pandemia que ainda não terminou, inflação e eleições, estamos mirando em crescimento duplo dígito para o ano”, projeta a CEO. Em entrevista, Natália Cid detalhou a estratégia que une Americanas e Vibra no mercado de conveniência:

Natália Cid, CEO da VEM Conveniência (Crédito: Divulgação)

Meio & Mensagem — Quais são os objetivos principais da criação da Vem Conveniência?

Natália Cid — São duas empresas líderes no seu ramo de atuação que se unem para criar uma nova empresa focada no segmento de conveniência e proximidade com o propósito de criar o Mundo Conveniente: simples, prático, próximo e que devolva o tempo para todas as pessoas. De um lado, a Vibra com a expertise de franquia e uma capilaridade de rede de postos diferenciada no mercado, presente em todos os estados brasileiros e, de outro lado, a Americanas com a expertise da operação de varejo brasileiro, operando de forma integrada as lojas físicas e digitais e uma estrutura de abastecimento e tecnologia. Acreditamos que são competências muito complementares que fortalecerão as bases de atuação do negócio de proximidade e tem como grande objetivo ressignificar o varejo de conveniência com preços mais acessíveis para o consumidor final e um sortimento ajustado às necessidades diárias de consumo de quem não tem tempo a perder. Esta complementaridade nos permitirá fortalecer a nossa proposta de valor para impulsionar a expansão dos negócios apoiada em toda a estrutura de comercial e abastecimento e o ecossistema digital das americanas.

 M&M — Qual é a meta de abertura de lojas nos próximos anos? O foco será em franquias e/ou lojas próprias?

Natália — Nossa estratégia é crescer em número de lojas e também fazer cada loja vender mais e melhor, com mais rentabilidade. A formação da Vem nos permite destravar duas grandes alavancas de crescimento para o nosso negócio de BR Mania e este será o foco do plano em 2022. Primeiro, supply chain, estruturando o novo modelo de abastecimento centralizado. Segundo, digital, aproveitando expertise e arquiteturas tecnológicas do universo Americanas somado ao last mile capilar com quase 1.250 lojas espalhadas pelo Brasil, viabilizaremos soluções que integram a loja física com a jornada digital do consumidor. A operação centralizada de abastecimento permitirá gerar mais valor ao franqueado, que hoje opera com uma margem justa, sortimento variado e custos altos de operação, e também ao consumidor final que, hoje, tem uma percepção de preços altos na rede de conveniência de postos, limitando suas compras apenas ao consumo imediato. Destravando este ponto, buscaremos ter um negócio mais atraente e rentável ao nosso franqueado e amplificaremos as ocasiões de compra do nosso cliente final buscando ser a preferência dele quando a proposta for uma compra rápida, fácil e prática. Neste ponto entra também a frente do digital. O digital abre esse caminho para nosso franqueado, que já tem a bebida gelada, os snacks, chocolates, food service, entre tantos outros itens que oferecemos, conquiste uma venda incremental, servindo mais jornadas e ocasiões de compra dos consumidores do seu entorno. Para a Local, o plano é lançar o modelo de franquia para o varejo de proximidade. As tendências de mercado do varejo alimentar mostram que o consumo de proximidade terá uma relevância ainda maior nas rotinas de consumo da população até 2030. E acreditamos que podemos, com a estrutura da Vem, acelerar e impulsionar este varejo. Queremos, de fato, ressignificar o varejo de conveniência de posto brasileiro. Apesar de 2022 ser um ano desafiador para todo o varejo, com a pandemia que ainda não terminou, inflação e eleições, estamos mirando crescimento duplo dígito para o ano.

M&M —  Haverá sinergias ou integração de produtos e serviços entre as operações de BR Mania, Local, Ame e Premmia? Quais?

Natália — As sinergias são as mais diversas: a experiência de operação própria traz um olhar mais focado na eficiência operacional, como a ruptura, gestão de estoque e fluxo de caixa. Isso será fundamental para darmos um melhor assessoramento ao franqueado para que ele extraia o maior valor do negócio dele. Isso se une a um olhar mais estratégico da franqueadora que olha muito para desenvolvimento e inovação para fortalecimento da marca, jornada do consumidor em loja, look & feel, ambiente. Para o consumidor final, as bandeiras se mantêm inalteradas por fora. Em posto, a bandeira é BR Mania e em loja de rua é Local. Por dentro, as lojas estarão mais acolhedoras e mais bem preparadas em sortimento e competitividade, mas claro que isso é uma jornada gradual. Sobre números, hoje, no momento do closing, BR Mania são 1.200 lojas e Local, 55. Vamos potencializar o uso de todo o ecossistema dos sócios, buscando melhorar a jornada do consumidor. A Ame entra como meio de pagamento, mas também passa a oferecer produtos financeiros e crédito ao franqueado. O Premmia já tem integração com a Ame e uma parceria com a rede de postos. Mas não apenas estes serviços, se analisarmos o super app das americanas poderemos ser parte do marketplace deles alavancando a rede para atender o Americanas Mercado, por exemplo. Também a rede pode ajudar a trazer soluções de last mille ajudando a amplificar as iniciativas do click e retira de Americanas.

*Crédito da foto no topo: Ajwad Creative/iStock

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