Giovana Oréfice
26 de novembro de 2024 - 16h18
Em 2022, a 99 fundou a Aliança pela Mobilidade Sustentável, uma iniciativa para fomentar a eletrificação de veículos e o movimento da transição energética no Brasil. O projeto multi setorial reúne mais de 20 empresas e conta com nomes como Santander, Raízen, iFood, Mercado Livre, BYD, entre outros.
Desde a fundação, os participantes da Aliança investiram R$ 280 milhões para a causa – a meta era investir até R$ 250 milhões até 2025. A empresa comunicou os resultados atrelados às suas ações durante o 2º Fórum da Aliança pela Mobilidade Sustentável, que aconteceu na última segunda-feira, 25.
99 aposta em categoria 99electric-pro como parte de estratégia para a transição energética (Crédito: Reprodução/99)
Uma das iniciativas proporcionadas pelos investimentos da coalizão foi o lançamento da 99electric-pro, categoria premium dedicada exclusivamente a carros híbridos e elétricos. A modalidade foi introduzida em agosto deste ano e passou a funcionar, oficialmente, em setembro, na cidade de São Paulo como um piloto, em um perímetro determinado de acordo com a oferta e demanda compatíveis com a frota.
A experiência tem sido a estratégia chave da 99 para dar luz à categoria e, assim, guiar a mudança de comportamento do mercado e do consumo rumo à eletrificação. O intuito, segundo Ana Verroni, CMO da 99, mais do que introduzir uma modalidade, é demonstrar ao consumidor os benefícios atrelados, como conforto e tecnologia.
“Queremos dar acesso, proximidade e um passo para o futuro. Sabemos hoje que essa categoria tem muito mais potencial e por isso estamos nos planos de escalabilidade”, apontou Ana. Atualmente, a frota da 99 conta com 8.500 veículos do tipo, mais que o dobro do que a meta de 3.500 estipulada para 2024. Agora, pretendem saltar para 20 mil até o final do ano que vem, bem como ampliar as áreas de operação da 99electric-pro em termos de frota e infraestrutura.
Do motorista ao passageiro
A edição de março de 2024 da Ipsos Drivers indicou que, para 43,8% da amostra, o principal obstáculo para a aquisição de um veículo elétrico são os altos preços. Ao todo, foram ouvidos 1.200 indivíduos. Outro ponto abordado foi a escassez de infraestrutura para 34,8%.
“A grande maioria das pessoas teve o primeiro contato com um carro elétrico dentro de uma corrida de 99, então a iniciativa extrapola bastante não só o ecossistema que a gente tem criado para os nossos motoristas, mas vai muito além”, disse Thiago Hipólito, diretor sênior de inovação da 99.
Segundo o diretor, consumidores chegaram a consultar montadoras parceiras em busca de veículos elétricos depois de uma corrida com a 99e-Pro. Segundo o levantamento da Ipsos, 16,1% dos entrevistados afirmaram que a aquisição de um veículo 100% elétrico era “muito provável”, contra 14% em 2023.
Ao todo, já foram realizadas mais de 7,5 milhões de viagens em carros elétricos e híbridos por meio da nova categoria. Isso significa mais de 8 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) não emitidos na atmosfera.
De olho no futuro
Hipólito reforçou que a 99 seguirá trabalhando para inserir inovação no dia a dia dos consumidores. A missão, segundo ele, é criar novas soluções com impacto para problemas existentes, sobretudo no que diz respeito ao acesso aos veículos elétricos e infraestrutura, baseando-se nos pilares de impacto conectado ao ESG; e colaboração, cocriação e visão de ecossistema atuando junto à Aliança – que deverá investir mais R$ 180 milhões no ano que vem.
Durante o evento, a 99 também anunciou metas relacionadas à motos elétricas na plataforma, endossadas pela entrada da Vammo e Riba na Aliança, que auxiliarão no desenvolvimento e integração. Hoje, a plataforma conta com 1,7 mil veículos do tipo, e o intuito é chegar a 10 mil em 2025 para o transporte de carga e passageiros.
Além disso, a 99 apresentou o Programa de Créditos de Carbono, desenvolvido em parceria com a Osten e BVM12. O objetivo é proporcionar ganhos de até R$ 200 aos motoristas através da redução de emissões.