Amazon é processada por exibir itens com interferência de algoritmo

Buscar

Amazon é processada por exibir itens com interferência de algoritmo

Buscar
Publicidade

Marketing

Amazon é processada por exibir itens com interferência de algoritmo

Companhia enfrenta processo coletivo nos Estados Unidos por beneficiar determinados itens em detrimento da exibição das melhores ofertas


15 de fevereiro de 2024 - 10h26

A Amazon está sendo processada coletivamente nos Estados Unidos, acusada de direcionar consumidores para itens com preços mais altos.

amazon processada

(Crédito: AdobeStock)

O processo, apresentado na última quinta-feira do Tribunal Federal de Seattle, alega que o marketplace de Jeff Bezos estaria fazendo isso para lucrar sobre taxas adicionais. O algoritmo por trás da prática estaria determinando os itens que aparecem na Caixa de Compras (chamada de Buy Box, em inglês) como sendo as melhores ofertas.

Contudo, o processo aponta que a prática estaria ocultando opções de produtos com preços mais baixos e com prazos de entrega mais curtos. De acordo com o documento, 98% dos consumidores compram na plataforma por meio dos botões “Comprar agora” ou “Adicionar ao Carrinho”.

Segundo a denúncia, “o algoritmo Buy Box da Amazon favorece enganosamente os próprios lucros da Amazon em detrimento do bem-estar do consumidor”. Isso acontece uma vez que os clientes não estariam tendo acesso, de fato, as melhores ofertas da plataforma.

A Amazon teria criado o algoritmo para beneficiar fornecedores terceirizados que fazem parte do programa Fulfillment by Amazon. Com isso, pagam altas taxas para armazenar estoque, embalagens, realizar envios de produtos, entre outros.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas