Amazon é processada por exibir itens com interferência de algoritmo
Companhia enfrenta processo coletivo nos Estados Unidos por beneficiar determinados itens em detrimento da exibição das melhores ofertas
Amazon é processada por exibir itens com interferência de algoritmo
BuscarAmazon é processada por exibir itens com interferência de algoritmo
BuscarCompanhia enfrenta processo coletivo nos Estados Unidos por beneficiar determinados itens em detrimento da exibição das melhores ofertas
Meio & Mensagem
15 de fevereiro de 2024 - 10h26
A Amazon está sendo processada coletivamente nos Estados Unidos, acusada de direcionar consumidores para itens com preços mais altos.
(Crédito: AdobeStock)
O processo, apresentado na última quinta-feira do Tribunal Federal de Seattle, alega que o marketplace de Jeff Bezos estaria fazendo isso para lucrar sobre taxas adicionais. O algoritmo por trás da prática estaria determinando os itens que aparecem na Caixa de Compras (chamada de Buy Box, em inglês) como sendo as melhores ofertas.
Contudo, o processo aponta que a prática estaria ocultando opções de produtos com preços mais baixos e com prazos de entrega mais curtos. De acordo com o documento, 98% dos consumidores compram na plataforma por meio dos botões “Comprar agora” ou “Adicionar ao Carrinho”.
Segundo a denúncia, “o algoritmo Buy Box da Amazon favorece enganosamente os próprios lucros da Amazon em detrimento do bem-estar do consumidor”. Isso acontece uma vez que os clientes não estariam tendo acesso, de fato, as melhores ofertas da plataforma.
A Amazon teria criado o algoritmo para beneficiar fornecedores terceirizados que fazem parte do programa Fulfillment by Amazon. Com isso, pagam altas taxas para armazenar estoque, embalagens, realizar envios de produtos, entre outros.
Compartilhe
Veja também
Selton Mello lê a mente de clientes Bradesco em nova campanha
Criada pela AlmapBBDO, a campanha é composta por dois filmes que mostram os benefícios exclusivos oferecidos para os clientes do banco
Alta Diagnósticos fortalece marca com Marina Ruy Barbosa
Criada pela Conext Agency, a campanha, protagonizada por Marina, pretende trazer leveza, protagonismo feminino e inovação para fortalecer a imagem da marca