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Coca-Cola prospecta bebida com ativo de maconha

Maior fabricante de bebidas do mundo estuda introduzir CBD, princípio não psicoativo da cannabis, em produto


17 de setembro de 2018 - 14h44

*Publicada originalmente no Ad Age

A maior companhia de bebidas do mundo deve ser a próxima gigante industrial a entrar no negócio de bebidas com cannabis.

Produtos imprimem felicidade e otimismo inseridos na comunicação da Coca-Cola (Crédito: Divulgação)

A Coca-Cola Co. afirmou que está monitorando a indústria em formação e que está interessada em bebidas com infusão de CBD – o ingrediente não psicoativo da maconha, que alivia dor, mas não deixa a pessoa “chapado”. A companhia está em contato com a Aurora Cannabis Inc, produtora canadense. O objetivo da parceria é desenvolver bebidas do tipo, segundo um relatório da BNN Bloomberg Television.

“Estamos olhando atentamente o crescimento do CBD como ingrediente não psicoativo em bebidas de bem-estar funcional ao redor do mundo”, afirmou Kent Landers, porta-voz da empresa, em um e-mail a Bloomberg News. “O segmento está evoluindo rapidamente. Ainda não tomamos nenhuma decisão até agora”.

O executivo não quis comentar a possível relação com a Aurora.

A possível entrada da Coca-Cola no setor seria realizada concomitantemente a outras fabricantes de bebidas, que tentam adicionar a maconha como uma nova tendência em uma indústria em que o produto tradicional vive uma queda. No mês passado, a fabricante da Corona, Constellation Brand Inc, anunciou que deve investir US$3,8 bilhões para aumentar sua participação na Canopy Growth Corp., uma produtora canadense de maconha com valor de mercado que ultrapassa os US$10 bilhões.

Já a Molson Coor Brewing Co anunciou uma joint venture com a Hydropothecary Corp para desenvolver bebidas canábicas no Canadá. A fabricante da cerveja Guinness, Diageo PLC, está prospectando cenários com ao menos três produtoras canadenses de maconha, afirmou mês passado a Bloomberg. Outra grande fabricante do setor a entrar no mercado foi a Lagunitas, da Heineken. A marca lançou uma empresa especializada em bebidas não alcoólicas com infusão de THC – ingrediente ativo da planta.

A Coca já vem diversificando sua atuação conforme o consumo de refrigerantes cai. A companhia, com suas marcas icônicas, como Coca-Cola, Sprite e Powerade, anunciou que deve comprar a rede Costa Coffe por US$5,1 bilhões, além de já ter expandindo para outros produtos na última década, como sucos, chá e água mineral.

A conversa com a Aurora é focada em bebidas com infusão de CBD para aliviar problemas como inflamações, dores e câimbras, segundo a Bloomberg. Esse princípio ativo é o usado normalmente em remédios baseados na planta, e não produz qualquer tipo de efeito psicoativo, que deixaria o usuário chapado. Não há nenhuma garantia que exista algum acordo entre a Aurora e a Coca-Cola, afirma o relatório da Bloomberg.

Heather MacGregor, um porta-voz da Aurora, afirmou em nota que a produtora de cannabis expressou interesse específico no setor de bebidas com infusão, e que pretende entrar no mercado.

*Traduzido por Salvador Strano

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