Adaptação ou reinvenção: qual o futuro dos grandes eventos?
Será que a festa mais popular do Brasil, o Carnaval, será como antes ou o público exige mudanças drásticas?
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30 de novembro de 2020 - 18h24
(Crédito: Reprodução)
Oito meses após o início da pandemia no Brasil, podemos elencar inúmeros aprendizados, entre eles o aumento da criatividade com descobertas de novos formatos de comunicação e eventos. Mas, ainda em um cenário muito mais promissor, nos vemos mergulhados em algumas dúvidas e ainda não sabemos ao certo quando tudo voltará a ser como antes. Com as notícias indicando uma vacina cada vez mais próxima, e as grandes datas comemorativas se aproximando, as marcas começam a repensar seus eventos — que em um primeiro momento explodiram no online, como as próprias lives. A questão agora é entender se o caminho é voltar ao que era antes, se devemos adaptar alguns fatores ou reinventar por completo alguns projetos.
Essas dúvidas ficam ainda mais latentes quando pensamos em grandes e mega eventos como o Carnaval, por exemplo. Uma pesquisa que encomendamos recentemente para saber o que as pessoas esperam dessa festa, nos mostrou que, mesmo depois da vacina, o comportamento do público vai mudar e é necessário uma reformulação e inovação das empresas e marcas envolvidas com o evento mais popular do Brasil. O estudo mostrou que a maioria da população acredita que todas as festas populares, que têm como premissa a aglomeração de pessoas, devem ser repensadas. 68% afirmam que serão mais exigentes em relação às condições de higiene desses eventos, enquanto 49% darão preferência a festas menores.
Isso mostra duas tendências no mercado de eventos: a primeira é que eles não poderão mais ser realizados como antes de nenhuma forma. Adaptações na estrutura deverão ser realizadas para que as condições de higiene sejam elevadas. Banheiros químicos e aglomerações em bares são exemplos de práticas comuns nos eventos pré-pandemia que, com certeza, não poderão seguir na pós-pandemia.
A segunda tendência é a diminuição do tamanho do evento. Essa é uma discussão um pouco mais complicada. Passamos anos buscando meios de expandir nossos eventos e, agora, estamos falando em voltar atrás. Porém, devido à nova curva de comportamento é uma ação que deve ser levada em consideração. Tornar os grandes eventos mais exclusivos e, com isso, diminuir a aglomeração de pessoas pode também aumentar o interesse do público nesse novo cenário.
Não restam dúvidas de que o tão popular termo “novo normal” trará grandes e consideráveis mudanças no mundo dos eventos, nada será como antes; pelo menos não agora. Por isso é tão importante se antecipar e levar alternativas paras os clientes ligados a essas festividades. Este é o nosso desafio e já estamos nos preparando com diversos projetos para suprir a demanda deste ano tão atípico e você, está?
**Crédito da imagem no topo: reprodução
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