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Opinião

Comunicação responsável: acesso e liberdade

Mercado precisa com urgência de um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 18 por uma comunicação mais consciente e livre das fake news


29 de agosto de 2024 - 6h00

A criação de um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) adicional pela ONU, focado na promoção de um ambiente de comunicação livre de informações falsas e de fake news, se faz urgentemente necessária. A Aliança Global para Gestão de Relações Públicas e Comunicação (GAPRCM) fez um apelo recentemente aos líderes globais e formuladores de políticas para reconhecerem a importância crítica de uma comunicação responsável na busca por um futuro sustentável.

No mês passado, a ONU lançou recomendações para ações contra a desinformação e o discurso de ódio, em resposta aos danos causados pela disseminação de mentiras online, ao mesmo tempo em que defendeu vigorosamente os direitos humanos. Conforme destacado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, desinformação e discurso de ódio ameaçam a democracia, os direitos humanos, e minam a saúde pública e a ação climática. Além disso, a proliferação dessas práticas é exacerbada pelo rápido avanço da inteligência artificial, que amplia a ameaça para grupos frequentemente visados, como crianças.

Diante desse cenário, o Capitalismo Consciente Brasil vê como fundamental uma proposta de um 18º ODS, focado na comunicação responsável, que surge como uma solução para fortalecer a integridade da informação e combater a desinformação. A GAPRCM destaca que a comunicação é a pedra angular da interação humana e do desenvolvimento social, sendo essencial para a construção de comunidades e a governança democrática. Contudo, a disseminação de notícias falsas e desinformação ameaça esses elementos fundamentais, corroendo a confiança em instituições, empresas e indivíduos.

Além do combate às fake news, num mundo de negócios mais conscientes e com os atributos do ESG, a comunicação é primordial para demonstrar transparência de governança de empresas e instituições, sendo a porta de entrada para uma relação cada vez mais ética com os cidadãos e consumidores finais.

A comunicação é fundamental para disseminar, de forma clara, a orientação dada pelo mundo financeiro sobre a necessidade de relatórios de impacto, que são ferramentas de comunicação fundamentais, e que traduzem e mensuram os riscos e impactos que faz com que consumidores, investidores e sociedade civil como um todo, consigam entender o passo a passo das empresas.

Diante dos crescentes cenários também de Greenwashing, a comunicação tem como papel estabelecer a real reputação das marcas, baseada em fatos e ações que estas estão tomando e comunicando efetivamente. É apoiado em tudo isso que vemos, especialmente no Capitalismo Consciente, com bons olhos a criação de um ODS, que apoia de forma transversal os negócios, como ferramenta de gestão de negócios e não apenas conectada como no passado, apenas conectada à publicidade e à propaganda.

Acesso e liberdade

Os Princípios Globais das Nações Unidas para a Integridade da Informação, que devem fazer parte desse possível ODS 18, visam capacitar as pessoas a exigirem seus direitos, promovendo um caminho claro e enraizado nos direitos humanos. Entre as diretrizes, destaca-se a necessidade de governos, empresas de tecnologia, anunciantes e mídia absterem-se de utilizar ou amplificar a desinformação e o discurso de ódio. Além disso, enfatiza-se a importância de proporcionar acesso à informação, garantir um cenário de mídia livre e independente, e proteger jornalistas e pesquisadores.

A proposta da GAPRCM inclui promover a alfabetização midiática e informacional, apoiar a ética e o profissionalismo na comunicação, combater a desinformação, aumentar a confiança nas instituições, e promover a comunicação inclusiva. Estes esforços visam educar os indivíduos a reconhecerem e combaterem notícias falsas, além de promover a transparência e responsabilidade em instituições públicas e privadas.

Medidas nestes vários âmbitos que citamos, por todos os membros da sociedade civil, são essenciais para construir um ambiente de comunicação que promova a confiança, o diálogo informado e a coesão social, contribuindo para o desenvolvimento sustentável global.

A necessidade de um ODS específico para a comunicação responsável é clara, especialmente em um mundo cada vez mais digitalizado onde a informação se propaga rapidamente e pode causar impactos significativos. Adotar o ODS 18 seria um passo crucial para garantir que a comunicação continue sendo uma força positiva para o desenvolvimento sustentável dos ambientes de negócios e sociais, promovendo a verdadeira justiça social que tanto buscamos.

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