Assinar

Pilha no Brinquedo #22: Futuro do trabalho & gerações

Buscar

Pilha no Brinquedo #22: Futuro do trabalho & gerações

Buscar
Publicidade
Opinião

Pilha no Brinquedo #22: Futuro do trabalho & gerações

Nós marketeiros estamos sempre prontos para estudar e entender as nuances que se traduzem em possibilidades de negócio, não é?


16 de julho de 2024 - 8h00

Se eu perguntar ao meu filho de 13 anos quais as expectativas de trabalho e futuro, serão amplamente dissonantes das que eu tinha com a mesma idade. Está longe de ser adepto do “quiet ambition”, mas não é exatamente sobre isso que queria dividir aqui.

Obviamente, o mundo mudou bastante, e principalmente para quem nasceu na geração X e, hoje, vivencia as novas realidades que abordam e transbordam no mundo das gerações Y, Z, alpha…

Não é um papo saudosista, mas estamos em novos e completamente outros parâmetros emocionais e funcionais que rondam a nossa vida e futuro hoje. A velocidade da informação, a emancipação da mulher, as discussões de diversidade e inclusão, são manifestações e bandeiras, que expressam evolução. Parece que o mundo está mais assíncrono, mesmo estando mais conectado, mais global, mais curto em distâncias. Isso porque as opções, as referências diversas, os novos estímulos que se apresentam despertam possibilidades.

Nós marketeiros estamos sempre prontos para estudar e entender as nuances que se traduzem em possibilidades de negócio, não é?! Entender a voracidade das novas gerações é crucial, elementar meus caros ‘Watsons’ – como dizia Sherlock Holmes.

É sobre isso. Não existe mais apenas um caminho. Lembro da campanha do whisky Johnnie Walker e do homem caminhante, que tinha um homem, um caminho e um destino. O progresso pessoal era escrito em linha reta. Não mais hoje. Whisky com gelo e tradição, já virou mistura de drinks.

A Lego bem que avisou. Fez que brincássemos com as possibilidades das peças, e com a capacidade de aprender com as novas possibilidades de montagem, que iam além das instruções do brinquedo.

Digo que as novas gerações assumiram isso como verdade na vida real. A Lego ainda aprendeu que tinha que traduzir a linguagem…. digitalizada, “gamificando”. Parece vida real, e é. Parafraseada. A vida não é mais um tabuleiro de papel, tem dimensões, tem vida própria em AI. Isso fez com que as perspectivas, e os nossos óculos mudassem. As gerações têm sido e construído isso.

O trabalho do futuro não será diferente. Não vemos uma fábrica de Charles Chaplin e uma linha de montagem, mas queremos montar nossa própria história, com um novo repertório e novas peças. Digo que o futuro será e já é mais fluido, mais orgânico, menos reto. E por isso trabalho vai ter que encaixar nesta nova configuração.

Quer saber mais?

Fonte: Pesquisa Futuro do Emprego. Future of Jobs Report 2023 INSIGHT REPORT MAY 2023 | World Economic Forum

Festival CTRL to CLTR 2024 | IA e futuro do trabalho: a perspectiva da Microsoft – Brian Murphy

https://www.business2community.com/br/marketing-digital/marketing-e-vendas-estudo-destrincha-geracao-alfa-e-relacao-com-outros-grupos-consumidores

Leia os outros textos da série: 

Pilha no brinquedo # 1: Now, New, Next

Pilha no brinquedo #2: Educated guess 

Pilha no brinquedo #3: “Cultura líquida” & engajamento

Pilha no brinquedo #4: “Right to Win”: quais as habilidades-chave?

Pilha no brinquedo #5: Frame Mental > Diagramas e Formatos

Pilha no Brinquedo #6: O peixe no espelho ou o despertar das percepções

Pilha no Brinquedo #7: Flywheel – A roda de tração

Pilha no Brinquedo #8: Risco, retorno & recompensa

Pilha no Brinquedo #9: Diário secreto > jornada de empatia

Pilha no Brinquedo #10: Cópia ou original? Como gerar diferenciação

Pilha no Brinquedo #11: I-negociável, desbloqueando o potencial do conflito

Pilha no Brinquedo #12: O ovo Perfeito > Re-skillikg e Upskilling

Pilha no Brinquedo #13: Blue ou Silver > longe-vida-de

Pilha no Brinquedo #14: Tá brincando?? > Gamificação

Pilha no Brinquedo #15: Laços fracos

Pilha no Brinquedo #16: “A vida imita… quem?”

Pilha no Brinquedo #17: Camaleão – o futuro do trabalho

Pilha no Brinquedo #18: Jargões da Experiência > Indo além do X da questão

Pilha no Brinquedo #19: Transdisciplinaridade > tudo junto & misturado

Pilha no Brinquedo #20: Obrigada > Amor e Gentileza

Pilha no Brinquedo #21: Triple bottom line

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Momento certo, pessoa certa e lugar certo

    Quando se planeja a mídia com base no comportamento real do consumidor, a conexão se torna mais autêntica e eficaz

  • Impactos do retail data

    Como usar os dados do varejo para guiar a estratégia de marca