Cinco painéis para pensar em realidade estendida (XR)
Com os recentes lançamentos do Apple Vision Pro e do Meta Quest Pro, a trilha de realidade estendida (XR) do festival ganha peso
Com os recentes lançamentos do Apple Vision Pro e do Meta Quest Pro, a trilha de realidade estendida (XR) do festival ganha peso
Meio & Mensagem
6 de março de 2024 - 6h04
Tecnologias de realidade virtual, realidade aumentada e realidade estendida estão presentes na programação do SXSW há tempos. Inclusive, anualmente o evento realiza uma exposição dedicada somente ao assunto, a XR Experience, que, neste ano, acontecerá de 10 a 12 de março, das 11h às 18h no Fairmont Hotel, para todos os tipos de credenciais do festival.
Porém, a cada ano que passa a relação do South by Southwest com tecnologias e dispositivos que proporcionam uma experiência virtual se intensifica. Isso se deve porque, novos devices e sistemas que permitem experiências cada vez mais imersivas surgem a cada ano.
Nesta edição do festival, o chamariz neste sentido não poderia deixar de os últimos lançamentos do setor: o Apple Vision Pro, óculos de realidade mista da Apple, que levou sete anos para ser desenvolvido, e o Meta Quest 3, quarta geração de óculos da Meta. Ambos os produtos elevam a discussão a respeito da computação espacial.
Outra conversa que estará em jogo na trilha de XR é o metaverso. O tópico, que no último ano foi tomado pela inteligência artificial, ganha força novamente na programação do festival. Agora, porém, a discussão sobre o metaverso se encontra em um estádio mais maduro de regulamentação e responsabilidade ética. Confira destaques da Trilha de XR selecionados pelo Meio & Mensagem:
10/03 às 10h (horário local) no Fairmont – Manchester A
A próxima era da computação espacial e da realidade estendida (XR) possui grandes promessas e danos imprevistos. À medida que navegamos por essa fronteira empolgante, é nossa responsabilidade abordar a necessidade de estruturas cuidadosas, projetadas de baixo para cima para regular os espaços virtuais e garantir que permaneçam abertos, seguros, confiáveis e inclusivos. Este painel lança luz sobre a importância de promover conversas globais sobre como construir o metaverso responsável, incluindo práticas confiáveis de segurança, privacidade e proteção. O resultado será um futuro mais rico e com oportunidades para todos.
10/03 às 16h (horário local) no Austin Convention Center – Ballroom EF
Este painel apresenta os cofundadores do Readyverse Studios em sua primeira aparição pública para discutir a importância da interoperabilidade no metaverso e seus insights sobre a importância da propriedade intelectual e das marcas para o metaverso aberto, que eles veem como a próxima fase em a emocionante evolução da Internet.
12/03 às 11h30 (horário local) no Austin Convention Center – Ballroom A
Com o lançamento do Meta Quest 3 em novembro e do Apple Vision Pro no início de fevereiro, agora temos duas abordagens concorrentes em computação espacial. Muitas questões sobre o futuro da computação espacial estão agora em discussão. Quais são os melhores aplicativos? O que os contadores de histórias farão com o meio espacial? Com que rapidez a Apple pode chegar a um preço acessível? Que curingas existem por aí e, talvez o mais importante, que impacto a IA terá na computação espacial?
12/03 às 12h30 (horário local) no Fairmont – Manchester A
Privacidade e riscos cibernéticos se exacerbam muito no metaverso. Mais partes do nosso corpo, comportamento e emoções internas serão digitalizadas, o que resulta em uma superfície de ataque maior e perfil mais profundo dos usuários. Falhas de segurança podem levar a riscos para a segurança dos usuários, por exemplo, hackear fones de ouvido pode levar a danos físicos e, na realidade virtual, o “tateamento” é experimentado como real e traumático. Mas como implementar a segurança por projeto? Em vez de ter esse debate depois que o metaverso se materializou, o painel explora novas opções de governança e soluções de segurança por design para garantir um metaverso responsável.
13/03 às 16h (horário local) Austin Convention Center – Room 10AB
Estamos entrando numa nova era tecnológica em que a IA e os meios de comunicação imersivos transformarão a sociedade a todos os níveis, mediando as nossas vidas, alterando o que vemos, ouvimos e experienciamos. Alimentada por óculos imersivos e impulsionada por agentes interativos de IA, esta nova era da computação tem o potencial de tornar o nosso mundo num lugar onde as fronteiras entre o real e o virtual, o humano e o artificial, desaparecem rapidamente. Se bem gerido, isto poderá desencadear uma nova era de abundância. Se for mal gerida, esta revolução tecnológica poderá facilmente desviar-se, comprometendo profundamente a nossa privacidade, autonomia, agência e até a nossa humanidade.
Compartilhe
Veja também
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo