Protagonismo feminino no SXSW
A importância de incentivarmos a agenda para que mais mulheres possam inspirar a todos
A importância de incentivarmos a agenda para que mais mulheres possam inspirar a todos
9 de março de 2024 - 13h51
No Dia Internacional da Mulher, e também dia da abertura do SXSW, o festival deu palco para o protagonismo feminino. Uma das principais sessões do dia foi um painel que abordou como as mulheres lideram dentro e fora das telas. Meghan, a duquesa de Sussex, era uma das painelistas e trouxe falas potentes, como “A fala da mulher não é baixa. Apenas precisa ser escutada”.
Ela ponderou também sobre o peso que as mulheres carregam com a falta de representatividade do que seriam “mulheres da vida real” nas telas. Outro ponto alto de sua fala foi quando destacou que a comparação é algo que pode ser muito tóxico, a ponto da mulher achar que não é digna daquilo ou de estar naquela posição. Meghan buscou, em diversos momentos, ressaltar a importância de criarmos ambientes com mais representativade e protagonismo feminino.
Não poderia concordar mais com essas e outras tantas falas da duquesa. Fazendo um paralelo com a minha atuação em ambiente corporativo, uma das coisas que mais me dão satisfação é compartilhar conhecimento com outras mulheres em busca de ascensão na carreira. Porque o caminho até a liderança, para nós, sempre oferece obstáculos adicionais. Considero datas como o Dia Internacional da Mulher, importantes para avaliarmos o papel, as dificuldades e o impacto das mulheres no mundo corporativo. Nessas trocas, busco estimular o desenvolvimento de soft skills. Resiliência, senso de dono, autorresponsabilidade e alta performance são atributos que não apenas facilitam o sucesso em cargos de liderança, mas também permitem enfrentar ambientes predominantemente masculinos com confiança.
Há benefícios tangíveis da presença de mais mulheres em posições de liderança. A diversidade de gênero impulsiona a inovação e melhora o desempenho organizacional. Ao valorizar e promover a equidade de gênero, as empresas não apenas fortalecem sua reputação e imagem, mas também demonstram um compromisso genuíno com a construção de uma cultura empresarial verdadeiramente plural.
Claro, há fatores históricos e culturais que dificultam o progresso nesse sentido, exigindo um esforço contínuo para desconstruir paradigmas. Como mentora e defensora da autoconfiança feminina, reconheço a importância de abrir caminhos para outras mulheres e de criar um ambiente que promova a diversidade e a inclusão em todos os níveis hierárquicos.
Está em nossas mãos a promoção de uma cultura empresarial mais diversificada e inclusiva, onde as mulheres possam alcançar seu pleno potencial. Que possamos continuar inspirando umas às outras e celebrando conquistas. Mulheres criam impacto com seus projetos e histórias.
Compartilhe
Veja também
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo