Assinar

Cida Bento é homenageada pela Mauricio de Sousa Produções

Buscar
Publicidade
Women to Watch

Cida Bento é homenageada pela Mauricio de Sousa Produções

A psicóloga e ativista vira personagem dos quadrinhos no projeto Donas da Rua, da Turma da Mônica


20 de novembro de 2024 - 15h06

A personagem Milena, da Turma da Mônica, como Cida Bento, psicóloga, ativista e uma das principais vozes do movimento negro contemporâneo no Brasil (Crédito: Divulgação)

Em celebração ao Mês Nacional da Consciência Negra, a Mauricio de Sousa Produções acaba de prestar uma homenagem a Cida Bento, psicóloga, ativista e uma das principais vozes do movimento negro contemporâneo no Brasil. Ela é a mais recente homenageada do projeto Donas da Rua, iniciativa anual que busca empoderar mulheres de todas as idades e incentivá-las a conquistar espaços em diversas áreas do conhecimento, como arte, ciência, esportes e literatura. Representada pela personagem Milena, Cida se junta à galeria de figuras femininas que são ícones de luta e resistência do Brasil.

Natural de São Paulo, Cida Bento é reconhecida por suas pesquisas sobre relações entre raça, racismo e psicologia, que têm sido fundamentais na compreensão e no combate às desigualdades raciais no Brasil. Em 1990, cofundou o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), instituição dedicada à promoção da equidade de gênero e raça nas áreas de educação, trabalho e justiça. Além de sua atuação pela inclusão de mulheres negras no mercado de trabalho, é autora de livros e artigos, incluindo “O Pacto da Branquitude” (Companhia das Letras, 2022).

Cida, que foi eleita pela revista The Economist como uma das 50 pessoas mais influentes no mundo no campo da diversidade, é professora e participa de comissões importantes, como o Grupo Assessor da ONU Mulheres e as comissões de Direitos Humanos dos Conselhos Federal e Regional de Psicologia de São Paulo.

“A Mauricio de Sousa Produções sempre valorizou a diversidade e a representatividade em suas histórias. A homenagem a Cida Bento é uma forma de reconhecer o impacto de seu trabalho na luta por igualdade racial e no empoderamento das mulheres negras. Cida Bento é uma inspiração não apenas para as gerações atuais, mas, também, para as futuras, mostrando que a transformação social passa pela conscientização, pelo conhecimento e pela coragem de enfrentar as desigualdades”, comentou Mônica Sousa, diretora executiva do departamento comercial da Mauricio de Sousa Produções.

Cida Bento se junta a outras mulheres notáveis homenageadas pela iniciativa, como Maya Angelou, Deh Bastos, Bell Hooks, Ingrid Silva, Marie Curie, Malala Yousafzai, Rafaela Silva, Formiga, Ana Fontes, Maria Firmina dos Reis, Clarice Lispector, Tarsila do Amaral, Frida Kahlo e Tomie Ohtake.

O ponto central do projeto é retratar as meninas dos quadrinhos (Mônica, Magali, Milena, Marina, Rosinha, Dorinha e outras) como mulheres de destaque do mundo real e contar as suas histórias. A ação ressalta a importância da diversidade entre as personagens. “Toda menina pode ser o que quiser!”, explica o site do Donas da Rua.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Fernanda Carbonari: “Quando comecei, era a única mulher na sala”

    Fernanda Carbonari: “Quando comecei, era a única mulher na sala”

    A managing director da Blackhawk Network Brasil fala sobre os gift cards no mercado de games e a presença feminina nessa indústria

  • Fayda Belo: “A maioria das mulheres sofre violência no trabalho em silêncio”

    Fayda Belo: “A maioria das mulheres sofre violência no trabalho em silêncio”

    A advogada especialista em crimes de gênero analisa os impactos da violência contra as mulheres no ambiente corporativo