Brasil emplaca 4 peças nos shortlists de Glass e Innovation
Primeira seleção do Cannes Lions 2019 tem como finalistas trabalhos da Lew’LaraTBWA, Madre Mia, Y&R e GTB
Brasil emplaca 4 peças nos shortlists de Glass e Innovation
BuscarPrimeira seleção do Cannes Lions 2019 tem como finalistas trabalhos da Lew’LaraTBWA, Madre Mia, Y&R e GTB
Bárbara Sacchitiello
4 de junho de 2019 - 12h43
Mais de uma semana antes do início oficial da edição 2019 do Festival Internacional de Criatividade de Cannes, o júri de 3 categorias já anunciou os trabalhos que compõem o shortlist – as peças finalistas que irão disputar os Leões na premiação.
Assim como no ano passado, Titanium, Glass e Innovation fizeram uma seleção prévia dos trabalhos inscritos e definiram aqueles que seguem para a etapa final de avaliação. As peças escolhidas serão apresentadas e defendidas presencialmente pelas agências, durante os trabalhos do Cannes Lions.
O Brasil emplacou duas peças no shortlist de Innovation e outras duas em Glass. Em Titanium, não há cases brasileiros entre os 20 finalistas.
O júri de Innovation selecionou o trabalho #BrailleBricksForAll, da Lew’LaraTBWA para a Fundação Dorina Nowill. A ideia propõe a criação de um briquedo de montar voltado às crianças deficientes visuais. Neste ano, o projeto recebeu o apoio da Lego, que se comprometeu a lançar globalmente o Lego Braille. Veja:
O outro case de Innovation selecionado pelo shortlist foi Tapete de Mobilidade (Acessibility Mat), criado pela GTB para a Ford, com participação da Bizsys, Code Studio e Paranoid BR. Apresentado no Salão do Automóvel, no ano passado, o protótipo é um tapete que fica instalado no porta-mala do veículo e que pode ser usado por cadeirantes e pessoas com deficiência para se mover pela cidade, sendo utilizado como rampas ou apoio. Ao todo, 25 peças faze parte do shortlist de Innovation. Veja, abaixo, o case da Ford:
https://www.youtube.com/watch?v=AYD2QVlU1VM
Glass
Na categoria que destaca as peças que promovem a equidade de gênero de forma criativa, o Brasil também emplacou duas peças entre os 23 finalistas. Uma é “Lei do Minuto Seguinte” (Next Minute Scene), da Y&R para o Ministério Público a Abap, que visa pedir a ampliação dos direitos e proteção às vítimas de violência doméstica. Assista:
https://www.youtube.com/watch?v=pIXfGy6ncvM
A segunda peça do shortlist de Glass é a campanha “Meu Primeiro Sutiã”, uma releitura do comercial famoso da publicidade brasileira, que agora têm como foco a inclusão de pessoas trans. Criada pela Madre Mia para a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), com trilha da Cabaret Studio, a peça mostra uma garota trans recebendo a primeira peça íntima.
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus