Como a pandemia está marcando presença em Cannes?
Cases que propõem soluções para os problemas trazidos pela Covid-19 ou que aproveitam a alta do consumo digital aparecem no evento, que pela primeira vez acontece de forma remota
Como a pandemia está marcando presença em Cannes?
BuscarCases que propõem soluções para os problemas trazidos pela Covid-19 ou que aproveitam a alta do consumo digital aparecem no evento, que pela primeira vez acontece de forma remota
Bárbara Sacchitiello
24 de junho de 2021 - 11h49
Palais des Festivals vazio. Júri acontecendo de forma remota. Profissionais e criativos analisando os cases premiados na live organizada pelo Festival diretamente de seus escritórios, em diversas partes do mundo. O fato de o maior encontro global de criatividade ser realizado via online é o maior sinal de como a pandemia impactou a indústria da comunicação em todo o mundo. Não é apenas na forma, no entanto, que a crise sanitária se faz presente no Cannes Lions.
Durante a semana vem sendo possível ver, por meio dos cases e trabalhos premiados pelo júri, como a pandemia acabou atravessando o caminho da indústria criativa, seja servindo de inspiração para ações que, de alguma forma, procurassem levar algum tipo de auxílio em tempos tão desafios, seja aproveitando tendências de comportamentos que os períodos de lockdown e restrições trouxe a todo o mundo.
Presidente do júri de Outdoor, Luiz Sanches, chairman e CCO da AlmapBBDO, disse durante o Lions Debrief, sessão diária do Festival na qual membros do júri comentam os cases premiados – e as características de cada trabalho que fizeram com que aquelas peças merecessem os Leões – que pandemia fortaleceu o senso de comunidade da indústria criativa. “As marcas e empresas tiveram que olhar para seus consumidores e suas comunidades e entender de que forma poderiam ajudá-los a atravessar esse momento”, disse o brasileiro.
Um dos Grand Prix concedidos pela categoria representava essa atuação de uma marca no combate aos problemas gerados pela pandemia. A Publicis Itália, ao ver a grande quantidade de bares que tiveram de ser fechados pela pandemia naquele e em outros países, decidiu, junto à Heineken, auxiliar financeiramente os estabelecimentos que acabam sendo os principais parceiros na comercialização de suas bebidas. A marca transformou as portas fechadas desses bares em espaços de mídia, pagando aos comerciantes por aquela veiculação. O case, que ganhou o nome de “Shutter Ads”, foi replicado, de formas diferentes, em outros mercados. Veja:
Sanches disse que, pela sua opinião, outro case que apareceu em seu júri – e que também aborda o tema da pandemia – também merecia o Grand Prix da categoria. “Courage is Beautiful” foi a homenagem feita pela Dove aos profissionais de saúde, de vários países, que atuavam na linha de frente no combate à pandemia. As peças, que mostravam os rostos de médicos e enfermeiros marcados pelas máscaras de proteção, foram exibidas em outdoors em locais próximos dos hospitais onde eles trabalhavam. Embora não tenha ganhado o GP em Outdoor, o trabalho, feito pela Ogilvy de Londres junto a Ogilvy de Toronto, conquistou Grand Prix em Print & Publishing e Industry Craft.
O auxílio a estabelecimentos que foram impactados – ou fechados – por conta da pandemia também apareceu em outros cases do Festival. Um dos Grand Prix de Creative E-Commerce, revelado nesta quinta-feira, 24, foi entregue ao case “Tienda Cerca”, criado pela agência Draftline (operação responsável pelo atendimento da Ambev) de Bogotá, na Colômbia. Para ajudar os comerciantes que tiveram de fechar suas portas, a agência e a marca Bavaria, da Ab Inbev criaram uma plataforma virtual de vendas, que unisse os estabelecimentos do País. Os próprios comerciantes poderiam se cadastrar no canal de e-commerce para promover suas lojas no ambiente virtual.
Ainda em Creative E-commerce, outra peça premiada e que também conquistou Leões em outras categorias, tentou ajudar quem teve o trabalho prejudicado pela pandemia. A revista The Big Issue, do Reino Unido, que é vendida por ambulantes nas ruas no país, enfrentou problemas quando as pessoas foram impedidas de circular pelas suas. Sem poder vender os títulos, os vendedores tiveram sua renda afetada. Como forma de ajudar esses trabalhos, a FCB Inferno e a revista se uniram ao LinkedIn para criar perfis para esses vendedores na plataforma, transformando-os em vendedores digitais. Os perfis foram estampados nas revistas e ajudaram a criar uma rede de vendas no ambiente online.
Maior consumo digital
Não são apenas os cases que abordam diretamente os problemas gerados pela Covid-19 que, de alguma forma, carregam algo relacionado à pandemia. Até o momento, o trabalho mais premiado na edição deste ano do Festival é “Stevenage Challenge”, do Burger King, que conquistou os GPs de Social & Influencer, Direct e Brand Experience & Activaction. O trabalho, que foi realizado pela David Madrid, colocou a rede de fast food como patrocinadora do Stevenage, clube da quarta divisão do futebol inglês. O patrocínio inusitado geral repercussão e fez a alegria dos jogadores do Fifa 20, que usaram os uniformes criados pelo Burger King e jogaram com o time virtual do Stevenage.
Embora o case não tenha nenhuma menção à pandemia, ela acabou se aproveitando do contexto do momento, em que mais pessoas tiveram de ficar em casa e, por isso, acabaram ampliando o tempo que passam conectadas – e jogando.
Outro trabalho que se aproveitou da maior conexão das pessoas no ano passado foi “Swipe Night”, vencedor de um dos GPs de Entertainment Lions. A agência 72andSunny criou para o Match Group, proprietário do aplicativo de relacionamentos Tinder, uma série interativa virtual em episódios. As pessoas poderiam determinar os rumos na narrativa e dar match com outros usuários no processo.
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