Comunicação de saúde ganha humor e ferramentas digitais
Com a pandemia distante das temáticas, categorias de Pharma e Health & Wellness indicam tendências para o setor
Comunicação de saúde ganha humor e ferramentas digitais
BuscarCom a pandemia distante das temáticas, categorias de Pharma e Health & Wellness indicam tendências para o setor
Taís Farias
23 de junho de 2023 - 19h10
Em “The Last Performance”, os personagens que morreram na série ganham uma última cena para falar sobre a importância dos seguros de vida (Crédito: Reprodução)
No mês passado, a Organização Mundial da Saúde anunciou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional referente à Covid-19. Do ponto de vista de governo e saúde pública, a mudança significa a transição de um modo de emergência para outro de manejo. Já do ponto de vista simbólico, há muito mais envolvido.
A estreia de Spike Lee em Cannes (o Lions)
No Festival Internacional de Criatividade de Cannes, principal vitrine da publicidade, a pandemia já era uma página virada no ano passado. Entre os principais cases destacados pelo Festival, raros eram aqueles que citavam a emergência sanitária. Neste ano, o cenário se repetiu. Mas, então qual seria o novo tom da comunicação para saúde?
Em Pharma, categoria dedicada as empresas e serviços farmacêuticos, a grande ideia do Festival foi criada para a brasileira Eurofarma pelos escritórios da Dentsu em Buenos Aires, Nova Iorque e Chicago. O case “Scrolling Therapy” criou um aplicativo integrado às redes sociais, em que pessoas com Parkinson são convidadas a fazer diferentes expressões para navegar no feed.
Os movimentos funcionam como um exercício e tratamento complementar no combate à doença.
Na mesma categoria, a campanha “Inequality You Can’t Ignore”, da Eversana Intouch para a The Chrysalis Initiative levou Ouro por tentar conscientizar a comunidade médica sobre as disparidades presentes nos sistemas de saúde. Para isso, o case usou mídia out-of-home e realidade aumentada.
Já em Health & Wellness, o Grand Prix foi entregue para “The Last Performance”, uma campanha criada pela Special para a companhia de seguros de vida Partners Life. O case fez uma parceria com a série local The Brokenwood Mysteries. E, no final de cada episódio, os personagens que morreram ganhavam uma última cena para falar sobre a importância dos seguros.
O Brasil conquistou um Bronze na categoria com “The autismo journey”, da Africa Creative para a Telefonica Vivo. Em parceria com a Associação Amigos dos Autistas, a ação digitalizou os cartões de comunicação visual que auxiliam na comunicação de pessoas autistas. A ferramenta está disponível online.
Compartilhe
Veja também
Nove brasileiros são escalados para o júri do shortlist
Nomes como Thais Nicolau, da Nomad, Manzar Feres, da Globo, e Viviane Duarte, da Plano Feminino, representam o País no julgamento de cases finalistas desta edição
PerifaLions levará jovens a Cannes pelo quarto ano seguido
Edição de 2025 do Perifa em Cannes terá briefing para a Uber e tem inscrições abertas até dia 11 de maio; campanha deste ano tem filme gravado na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro