Comunicação de saúde ganha humor e ferramentas digitais

Buscar

Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França

Cannes

Comunicação de saúde ganha humor e ferramentas digitais

Com a pandemia distante das temáticas, categorias de Pharma e Health & Wellness indicam tendências para o setor


23 de junho de 2023 - 19h10

Comunicação de saúde

Em “The Last Performance”, os personagens que morreram na série ganham uma última cena para falar sobre a importância dos seguros de vida (Crédito: Reprodução)

No mês passado, a Organização Mundial da Saúde anunciou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional referente à Covid-19. Do ponto de vista de governo e saúde pública, a mudança significa a transição de um modo de emergência para outro de manejo. Já do ponto de vista simbólico, há muito mais envolvido.

No Festival Internacional de Criatividade de Cannes, principal vitrine da publicidade, a pandemia já era uma página virada no ano passado. Entre os principais cases destacados pelo Festival, raros eram aqueles que citavam a emergência sanitária. Neste ano, o cenário se repetiu. Mas, então qual seria o novo tom da comunicação para saúde?

Em Pharma, categoria dedicada as empresas e serviços farmacêuticos, a grande ideia do Festival foi criada para a brasileira Eurofarma pelos escritórios da Dentsu em Buenos Aires, Nova Iorque e Chicago. O case “Scrolling Therapy” criou um aplicativo integrado às redes sociais, em que pessoas com Parkinson são convidadas a fazer diferentes expressões para navegar no feed.

Os movimentos funcionam como um exercício e tratamento complementar no combate à doença.

Na mesma categoria, a campanha “Inequality You Can’t Ignore”, da Eversana Intouch para a The Chrysalis Initiative levou Ouro por tentar conscientizar a comunidade médica sobre as disparidades presentes nos sistemas de saúde. Para isso, o case usou mídia out-of-home e realidade aumentada.

Já em Health & Wellness, o Grand Prix foi entregue para “The Last Performance”, uma campanha criada pela Special para a companhia de seguros de vida Partners Life. O case fez uma parceria com a série local The Brokenwood Mysteries. E, no final de cada episódio, os personagens que morreram ganhavam uma última cena para falar sobre a importância dos seguros.

O Brasil conquistou um Bronze na categoria com “The autismo journey”, da Africa Creative para a Telefonica Vivo. Em parceria com a Associação Amigos dos Autistas, a ação digitalizou os cartões de comunicação visual que auxiliam na comunicação de pessoas autistas. A ferramenta está disponível online.

Publicidade

Compartilhe