Leo Burnett lança suas 31 apostas para Cannes
Tradicionais previsões anuais da rede apontam as campanhas com maiores chances de ganhar Leões no festival, e mapeiam, ainda tendências na criação
Leo Burnett lança suas 31 apostas para Cannes
BuscarTradicionais previsões anuais da rede apontam as campanhas com maiores chances de ganhar Leões no festival, e mapeiam, ainda tendências na criação
Isabella Lessa
15 de junho de 2018 - 13h33
Famosas por atingirem 85% de precisão (embora no ano passado tenham acertado somente um case), as previsões anuais da Leo Burnett sobre as campanhas vencedoras no Festival de Cannes já contam com favoritos para a edição que começa na próxima segunda, 18. A rede revelou, esta semana, a lista com as 20 campanhas que têm mais probabilidade de ganhar Leões este ano.
A compilação tem curadoria de Mark Tutssel, presidente executivo e diretor criativo global da Leo Burnett Worldwide. O profissional será presidente do júri pelo quinto ano, desta vez liderando o Sustainable Development Goals Lions, categoria estreante desta 65ª edição. O executivo ressalta que as simplificações nas categorias dos prêmios este ano favorecem o reconhecimento da criatividade das campanhas. “À medida que a indústria muda, bem sob nossos olhos, é importante que façamos uma pausa para reconhecer as ideias realmente inovadoras e as pessoas brilhantes que estão criando um trabalho que gera resultados empresariais impactantes e que, em alguns casos, contribuem com a melhoria da humanidade”, disse, em comunicado.
O Cannes Predictions é resultado da avaliação de cases ao longo de um ano. A partir deste mapeamento, são extraídas algumas tendências globais que permeiam a indústria criativa. Uma delas é o formato episódico que consegue levar filmes à consagração, como “Nothing Beats a Londoner”, da Nike, ou “It’s a Tide Ad”, da P&G, dois favoritos para a categoria Film: o primeiro foi filmado em 16 mm para capturar a essência londrina e mesclou 250 participantes, entre residentes da cidade, atletas e celebridades, enquanto o segundo conseguiu roubar a cena no Super Bowl com mais de 12 spots diferentes que, juntos, alçaram a hashtag #TideAd como a hashtag mais influente durante o jogo.
Outros recursos proeminentes nas campanhas favoritas deste ano são a narrativa humana – tanto “Mum’s Birthday”, da Cadbury, quanto “The Talk”, da P&G, exploram o diálogo entre pais e filhos – e o visual, principal trunfo dos filmes “Clowns,” da Audi, e “Welcome Home,” da Apple, dirigido por Spike Jonze.
O Cannes Predictions deste ano também ressalta o aspecto “tópico e tático” presente em alguns trabalhos, ou seja, a habilidade em capturar momentos da cultura em tempo real para fisgar oportunidades únicas. É o caso de “Now or Never” da Orange Telecom, que pega carona na empolgação em torno da Copa do Mundo e de “Scary Clown Night”, do Burger King, em uma abordagem sobre o medo coletivo de palhaços.
A habilidade de transformar problemas em vantagens colocam KFC e Downtown Records entre os candidatos a vencedores da lista. “FCK” é a resposta da rede de fast food para a falta de frango no Reino Unido e um problema tecnológico da gravadora foi resolvido com o Facebook Live no videoclipe “Live Looper”, criado para a banda indie The Academic.
A tão falada personalização tornou-se um elemento perceptível em filmes como “Snaptivity App” da Snaptivity, com a infraestrutura das câmeras capacitada por IA, e “Pedigree SelfieSTIX”, da Pedigree, por meio de um dispositivo criado para fazer a selfie perfeita com o cachorro. “Prescribed to Death”, do Conselho Nacional de Segurança, apresentou imagens em 3D de cada uma das 22 mil pessoas que morreram de overdose medicamentosa nos EUA.
E, por fim, pouco antes do Super Bowl, a Skittles customizou e exibiu a propaganda “Exclusive the Raibow” para apenas uma pessoa, Marcos Menendez. O público pôde participar da transmissão via Facebook Live e assistir à reação de Marcos, mas não ao anúncio real, que, no entanto, tornou-se o mais falado da marca.
Confira a lista completa do Cannes Predictions:
1. “It’s a Tide Ad”, da P&G
2. “Breaking2”, da Wieden + Kennedy Portland para Nike
https://www.youtube.com/watch?v=RARWIHW0jac
https://clios.com/sports/winner/branded-entertainment-content/nike/breaking2-34410
3. “Now or Never”, da FP7 Cairo para Orange Telecom
4. “FCK”, da Mother Londres para KFC
5. “Palau Pledge”, da Host/Havas Sydney para Palau Legacy Project
https://www.youtube.com/watch?v=SSHfYRTobkI
6. “Prescribed to Death”, da Energy BBDO Chicago para National Safety Council
https://www.youtube.com/watch?v=0jmDHoPUGKI
7. “The Most German Supermarket”, da Jung von Matt Hamburgo para Edeka
8. “Live Looper”, da BBDO Nova York para Downtown Records
9. “Clowns”, da Audi Reino Unido
https://www.youtube.com/watch?v=UWKdI6qMUNM
10. “JFK – Unsilenced”, da Rothco – Accenture Interactive Dublin para The Times
11. “Exclusive the Rainbow”, da DDB Chicago para Skittles
https://www.coloribus.com/adsarchive/tv-commercials-casestudy/skittles-exclusive-the-rainbow-case-study-498115-23330665/
12. “Mum’s Birthday”, da VCCP Londres para Cadbury
https://www.youtube.com/watch?v=l0eEqeizNCA
13. “The Human Catalogue”, da Ikea Singapura
14. “Snaptivity App”, da R/GA Londres para Snaptivity
http://www.oneclub.org/awards/theoneshow/-award/30963/snaptivity
15. “Welcome Home”, da TBWA/Media Arts Lab Los Angeles para Apple
https://www.youtube.com/watch?v=305ryPvU6A8
16. “Scary Clown Night”, da Lola MullenLowe Madrid para Burger King
17. “Trash Isles”, da AMV BBDO Londres para LADBible & Plastic Oceans
18. “Pedigree SelfieSTIX”, da Colenso BBDO Auckland para Pedigree
19. “The Talk”, da BBDO Nova York para P&G
https://vimeo.com/238117055
20. “Nothing Beats a Londoner”, da Wieden + Kennedy Londres para Nike
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus