#LetHerRun quer acabar com exames abusivos das atletas

Buscar

#LetHerRun quer acabar com exames abusivos das atletas

Buscar
Publicidade

Comunicação

#LetHerRun quer acabar com exames abusivos das atletas

Criado pela agência Africa, o movimento quer dar fim a exames considerados abusivos para determinar o sexo de uma atleta


28 de setembro de 2020 - 7h31

Filme remete as “nudes parades” da década de 1960 quando as atletas passavam por exames abusivos para comprovar seu sexo biológico (crédito: reprodução)

A bicampeã olímpica Caster Semenya, da África do Sul foi impedida pela World Athletics (WA), antiga International Association of Athletics Federations (IAAF – Associação Internacional de Federações de Atletismo), de defender seu título nos Jogos de Tokyo-2020, a menos que use uma medicação para reduzir seu nível de testosterona. E ela não está sozinha. Com isso, para tentar dar fim a exames considerados abusivos para determinar o sexo de uma atleta, a agência Africa lançou o movimento #LetHerRun.

O filme produzido pela Madre Mia (veja abaixo) faz um paralelo com as “nudes parades” da década de 1960, quando as competidoras eram submetidas a um humilhante exame de comprovação de sexo biológico, e lembra que os homens não precisam passar pelo mesmo tipo de constrangimento.

 

Além de atletas e ex-atletas, como a ex-jogadora de vôlei Jaqueline Silva, primeira brasileira medalhista de ouro em Jogos Olímpicos, o movimento conta com o apoio de cientistas desportivos, acadêmicos e médicos e traz uma carta aberta para a World Athletics e seu presidente Sebastian Coe, a fim de reverem o banimento das atletas e publicamente pedirem desculpas àquelas mulheres submetidas às nude parades.

A campanha também cita outros casos de atletas que precisaram passar pelo mesmo tipo de exames, como Francine Niyosaba, de Burundi, e Margaret Wambui, do Quênia, prata e bronze, respectivamente, nos Jogos do Rio e de Londres nos 800m, além das indianas Dutee Chand e Santhi Soundarajan.

**Crédito da imagem no topo: reprodução

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Aquisição visa fortalecer o posicionamento da holding no mercado de marketing de influência

  • Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil, marca homenageia mães em diferentes fases do cuidado aos filhos, em filme dirigido por Ariela Dorf