#LetHerRun quer acabar com exames abusivos das atletas
Criado pela agência Africa, o movimento quer dar fim a exames considerados abusivos para determinar o sexo de uma atleta
#LetHerRun quer acabar com exames abusivos das atletas
Buscar#LetHerRun quer acabar com exames abusivos das atletas
BuscarCriado pela agência Africa, o movimento quer dar fim a exames considerados abusivos para determinar o sexo de uma atleta
A bicampeã olímpica Caster Semenya, da África do Sul foi impedida pela World Athletics (WA), antiga International Association of Athletics Federations (IAAF – Associação Internacional de Federações de Atletismo), de defender seu título nos Jogos de Tokyo-2020, a menos que use uma medicação para reduzir seu nível de testosterona. E ela não está sozinha. Com isso, para tentar dar fim a exames considerados abusivos para determinar o sexo de uma atleta, a agência Africa lançou o movimento #LetHerRun.
O filme produzido pela Madre Mia (veja abaixo) faz um paralelo com as “nudes parades” da década de 1960, quando as competidoras eram submetidas a um humilhante exame de comprovação de sexo biológico, e lembra que os homens não precisam passar pelo mesmo tipo de constrangimento.
Além de atletas e ex-atletas, como a ex-jogadora de vôlei Jaqueline Silva, primeira brasileira medalhista de ouro em Jogos Olímpicos, o movimento conta com o apoio de cientistas desportivos, acadêmicos e médicos e traz uma carta aberta para a World Athletics e seu presidente Sebastian Coe, a fim de reverem o banimento das atletas e publicamente pedirem desculpas àquelas mulheres submetidas às nude parades.
A campanha também cita outros casos de atletas que precisaram passar pelo mesmo tipo de exames, como Francine Niyosaba, de Burundi, e Margaret Wambui, do Quênia, prata e bronze, respectivamente, nos Jogos do Rio e de Londres nos 800m, além das indianas Dutee Chand e Santhi Soundarajan.**Crédito da imagem no topo: reprodução
Compartilhe
Veja também
Idec quer processar Burger King por campanha do Pix
Instituto avalia que a ação da Black Friday, que enviou Pix de R$ 0,01 aos clientes, violou a LGPD e o Código de Defesa do Consumidor
WPP fortalece parceria com a Universal Music Group
Por meio da união, clientes globais da holding terão acesso a soluções de música e entretenimento, desenvolvidas com base em dados