Omnicom encerra atividades do Grupo ABC e simplifica hierarquia na holding
Agências Africa, DM9, CDN e Interbrand passam a se reportar diretamente aos comandos globais das redes que integram
Omnicom encerra atividades do Grupo ABC e simplifica hierarquia na holding
BuscarOmnicom encerra atividades do Grupo ABC e simplifica hierarquia na holding
BuscarAgências Africa, DM9, CDN e Interbrand passam a se reportar diretamente aos comandos globais das redes que integram
Alexandre Zaghi Lemos
7 de novembro de 2022 - 7h33
Grupo ABC, que chegou a operar com cerca de 15 marcas, encerra suas atividade com quatro empresas: Africa, DM9, CDN e Interbrand
O Grupo Omnicom decidiu encerrar as atividades do Grupo ABC, que já foi a maior holding nacional de agências de publicidade e empresas de serviços de marketing. Com isso, as quatro marcas atuantes no Brasil que ainda faziam algum reporte ao ABC, sobretudo financeiro, passam a prestar contas às redes globais às quais estão ligadas.
Como ficam os reportes das quatro empresas atuantes no Brasil
Maior empresa do Grupo ABC, a Africa é comandada pelos copresidentes Márcio Santoro e Sérgio Gordilho, que já faziam reportes específicos, como os das áreas de criação, à DDB Latina, presidida pelo CEO Juan Carlos Ortíz, e passa a prestar contas, oficialmente a partir de janeiro, à DDB Worldwide
Fruto da fusão entre SunsetDDB, TracyLocke e Track, a marca DM9 voltou ao mercado em junho sob direção de Pipo Calazans (CEO), Thomas Tagliaferro (COO) e Icaro Doria (CCO), e terá reporte para as mesmas instâncias que a Africa
Com 35 anos de atuação no mercado local, a CDN acaba de se reposicionar, fortalecendo a área de inteligência de dados, e, sob comando do CEO Fábio Santos, já iniciou em outubro seus reportes diretos ao Omnicom Public Relations Group
O escritório brasileiro da consultoria Interbrand, dirigido pelo CEO Beto Almeida, responde desde julho integralmente à sede global de Nova York. A empresa, assim como a área de PR, integra o que o Omnicom chama de Diversified Agency Services (DAS)
Grupo ABC diz que reestruturação foi concluída
Com o fim da holding local, Cristiano Muniz, que nos últimos três anos ocupou o posto de CEO do Grupo ABC, deixa o Omnicom. De acordo com o grupo global, quando assumiu o posto no início de 2020, a missão de Muniz era a de reorganizar a holding nacional já com vistas à incorporação total das agências às suas respectivas redes.
No comunicado oficial enviado pelo Omnicom à reportagem após pedido de confirmação da informação, Muniz declara que: “Com a reestruturação agora concluída, não há necessidade de uma camada de holding local. Saio confiante de que as divisões operacionais da Omnicom continuarão a prosperar e crescer com muito sucesso no mercado brasileiro”.
Holding nacional era modelo atípico
A holding nacional como intermediária era um modelo atípico dentro do Omnicom, e só se manteve porque assim estava organizado o grupo brasileiro quando foi totalmente comprado pelo conglomerado norte-americano, em 2016. Nos últimos anos, assim como outras holdings, o ABC passou por um processo de redução de marcas e de pessoal.
A holding local, que chegou a operar com cerca de 15 marcas, encerra suas atividade com quatro empresas. O último movimento neste sentido foi a fusão entre SunsetDDB, TracyLocke e Track, que trouxe de volta ao mercado a marca DM9, em junho.
Grupo ABC foi a maior holding nacional de agências
O Grupo ABC foi fundado em 2002, inicialmente com a marca Ypy, para administrar os negócios mantidos no Brasil pelo Omnicom em sociedade com o grupo de executivos locais liderados por Nizan Guanaes e Guga Valente. Com planos que incluíam a abertura de capital, o ABC atraiu investimentos de três fundos nacionais: Icatu, Kinea e Gávea.
Entretanto, em novembro de 2015, o Omnicom anunciou a compra de 100% do capital do ABC. Muniz, que já havia atuado por sete anos como CFO e COO do ABC, a partir do final de 2010, foi chamado em 2019 para assumir o comando em substituição à dupla Nizan e Guga, que se desligaram totalmente da holding nos anos seguintes.
Compartilhe
Veja também
Confiança criativa está diminuindo, indica The State of Creativity 2025
Elaborado pela Lions Advisory, relatório ressalta ela está sendo abalada pela incapacidade de desenvolver insights de qualidade e pela falta de agilidade cultural
Ana Maria Braga coloca a PPK na mesa em ação de Gino Canesten
Iniciativa é parte do movimento criado pela Droga5 para a marca estimular as mulheres a falarem abertamente sobre saúde íntima