Comunicação

Cannes Lions posiciona Brasil entre os três países mais criativos

País fica em terceiro lugar como nação mais criativa, aponta Lions Creativity Report; Africa encabeça ranking da América Latina

i 17 de setembro de 2021 - 14h16

Nota atualizada em 20/09, às 15h06

Última edição presencial do Cannes Lions, em 2019 (Crédito: Celina Figueiras)

O Lions Creativity Report, divulgado nesta sexta-feira, 17, posicionou o Brasil como o terceiro mais criativo do mundo, atrás de EUA e Reino Unido. O parâmetro para a classificação são os números de Leões conquistados e menções em shortlists nos Festivais de Criatividade de Cannes em 2020 e 2021.

A Africa encabeça o ranking das agências latino-americanas mais premiadas. Entre os Leões conquistados pela agência está o Grand Prix na categoria Entertainment Lions for Sport com o case “Save Salla”. Em segundo lugar está a VMLY&R, que conquistou um Grand Prix de Glass — o primeiro GP conquistado na categoria por uma agência brasileira — com o trabalho “Eu Sou”, para Starbucks. A AKQA São Paulo aparece na terceira posição e a Suno United Creators aparece, pela primeira vez, entre as dez melhores agências brasileiras, em nono lugar.

Já a dupla de brasileiros Jean Zamprogno e Fernando Pellizzaro, da David Miami, estão em primeiro lugar no ranking de diretores de criação. A Gut São Paulo, agência fundada por Anselmo Ramos e Gastón Bigio, e que aqui é comandada por Valéria Barone e Bruno Brux, foi a única agência brasileira destacada pela publicação, em quinto lugar na lista das agências independentes mais criativas. Em primeiro lugar está a W+K Portland, seguida pela Bloc, de Nova York, Rethink, de Toronto e We Believers, de Nova York.

Os rankings foram revelados durante o Lions Decoded, transmissão online realizada nesta semana e que reuniu profissionais da indústria para esmiuçar 11 ideias premiadas nas últimas duas edições do evento. Confira:

Países mais criativos:

1. EUA
2. Reino Unido
3. Brasil

Cidades mais criativas:

1. Nova York
2. Londres
3. São Paulo

Profissionais mais criativos

Diretores:

1. Nisha Ganatra, da Chelsea Pictures, Nova York
2. Markus Ahlm, da Colony, Estocolmo
3. Similar But Different (Charlotte Fassler e Dani Girdwood), da Smuggler, Londres

Diretores de criação:

1. Jean Zamprogno e Fernando Pellizzaro, David Miami
2. Niels Sienaert e Tim Schoenmaeckers, FCB Chicago
3. Jim Hilson e Toby Allen, AMV BBDO, Londres

Diretores de arte:

1. Felipe Antonioli, David Madri
2. Andy Tamayo, DAVID Miami
3. Dwight Williams e Mateus Cerqueira, FCB Chicago

Redatores:

1. Luis Giraldo, David Madri
2. Alexander Allen, David Miami
3. Jared Schermer, David Miami

Redes

Ásia Pacífico:

1. Dentsu
2. Ogilvy
3. DDB Worldwide

EMEA:

1. Publicis Worldwide
2. BBDO Worldwide
3. Ogilvy

América Latina:

1. DDB Worldwide
2. AKQA
3. Ogilvy

América do Norte:

1. FCB
2. Ogilvy
3. McCann Worldgroup

*Crédito da imagem no topo: Divulgação