Por que as aulas online ainda causam tanto desconforto?

Buscar

Por que as aulas online ainda causam tanto desconforto?

Buscar
Publicidade

Opinião

Por que as aulas online ainda causam tanto desconforto?

O modelo atual de ensino não atende às demandas futuras da sociedade


3 de setembro de 2020 - 14h58

(Crédito: Irina Strelnikova/istock)

O ensino a distância é uma realidade em muitos países e se apresenta como forte tendência. Só não está amplamente disseminado, porque ainda encontra resistência em grupos mais conservadores, especialmente, entre alguns pedagogos e gestores do setor.

O debate sobre o papel da tecnologia nos processos de educação nas escolas estava morno. Mas, de uma hora para outra, a pandemia chegou e acabamos diante de um grande desafio: enfrentar as barreiras culturais e econômicas envolvendo a transformação digital em nossas vidas.

Quais os papéis da tecnologia nesse processo? Por que ela ainda causa tanto desconforto?

Antes restrito a ambientes acadêmicos e fóruns de especialistas, essa discussão envolvendo as novas interfaces foi parar na sala de casa, na mesa do jantar. A pandemia democratizou essa agenda. E isso foi muito bom! Passamos a enxergar as barreiras culturais e econômicas da questão.

Muitos jovens do ensino fundamental e médio se viram obrigados a estar conectados em seus dispositivos, como tablets, smartphones e notebooks para estudar – e não para jogar, para se entreter. Eles embarcaram em uma nova rotina de aulas, incluindo teoria, resolução de exercícios e forte interação social. Até as aulas de educação física não ficaram de fora.

A pandemia nos levou a refletir sobre a real necessidade de nos adaptarmos, encontrando na tecnologia caminhos para a prática de uma pedagogia alinhada aos novos tempos. E aqui colocamos a tecnologia como meio, e não como finalidade das coisas.

O evento da Covid-19 nos mostrou que aqueles mais conectados se revelaram mais preparados para viver no mundo como ele se apresenta. Passamos a notar como a as novas ferramentas são fundamentais na organização do trabalho, nas relações de maneira geral e na solução de muitos problemas. Quem não acelerar a transformação digital, tende a ficar para trás.

Um olhar holístico sobre o assunto nos permite enxergar a emergência de uma sociedade móvel e, cada vez mais, conectada, com uma variedade de fontes de informação e meios de comunicação que se encontram disponíveis em casa, no trabalho, nas escolas. Há uma forte campanha em torno da necessidade de as pessoas estarem conectadas, sempre aptas a ingressar em experiências de interação social e aprendizado.

Começamos a entender que os ambientes digitais de aprendizado funcionam como uma espécie de espaço hibrido, que contempla processos infocomunicacionais complexos e em constante associação, em que o real e o virtual se misturam cada vez mais, que levantam novas questões sobre conceitos de estética – a linguagem, os formatos e até de modelos.

Um estudo da organização KnowledgeWorks vai nessa direção e afirma que o modelo atual de ensino não atende às demandas futuras da sociedade. É por isso que a educação terá um papel importante para o desenvolvimento saudável dos jovens, que precisam incorporar uma mentalidade de aprendizagem ao longo da vida para fortalecer suas comunidades.

A nova era pode exacerbar o atual desalinhamento ou inspirar novas estruturas de como vivemos, trabalhamos e aprendemos.

As barreiras culturais estão na geração dos pais, e não na dos filhos. As novas propostas precisam nos preparar para a vida, construindo cidadania e relações de pertencimento reais.

O processo de educação é sentimento, combinado a métodos e conteúdos, que devem incluir o jovem e sua relação com a tecnologia e o ambiente. Uma experiência de aprendizagem altamente cognitiva, sinestésica, capaz de acolher tanto o lado intelectual como o emocional.

**Crédito da imagem no topo: Golubovy/istock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O que as conversas de bastidores do Web Summit Rio dizem sobre o futuro da tecnologia?

    Conversei, observei e andei bastante pelo Riocentro e decidi compartilhar 3 percepções que me chamaram muita atenção nas conversas

  • Sobre barreiras transponíveis

    Como superar os maiores desafios do marketing com a gestão de ativos digitais