Para sobreviver, nos últimos dois anos, as marcas precisaram estar mais atentas do que nunca às mudanças no comportamento do consumidor. Os profissionais de marketing tiveram papel estratégico nessa busca e vivem o dilema de equilibrar a demanda por inovação a um ambiente econômico desafiador. Pensando nisso, o Maximídia 2022 traz a trilha “The Next CMO”, que debate a jornada dos chief marketing officers (CMOs, que são os diretores ou líderes de marketing).
Executivos como Daniel Wakswaer (Ambev), Allyne Magnoli (Whirlpool), Álvaro Garcia (Mondelez), Daniella Brissac (Johnson & Johnson) e Mafoane Odara (Meta) analisam as habilidades e a mentalidade exigidas pelo mercado para um CMO de alta performance.
Além dessa trilha, no evento, o vice-presidente e research diretor da Forrester, James McQuivey, abordará o papel do CMO no ano que vem. A Forrester e o Meio & Mensagem realizaram um estudo com CMOs para descobrir as principais dores e prioridades com que esses executivos se confrontarão no ano que vem. McQuivey analisa os resultados da pesquisa em comparação com os CMOs norte-americanos e compartilha o que os líderes de marketing planejam e quais as ferramentas e tecnologias serão usadas nesse processo.
Trilha marcas e sociedade Além dos debates sobre modelos de negócios para agências e como o marketing e CMOs devem caminhar no futuro, a comunicação, tem, na outra ponta, um destinatário, que é o consumidor. Ou a sociedade. Justamente para entender as demandas que vêm dos indivíduos é que a trilha “Marcas e Sociedade” percorre o Maximídia deste ano, no período da tarde, com público presencial.
Um dos debates é sobre a governança ambiental, social e corporativa (ESG), que engloba iniciativas que atestem a preocupação com métricas ambientais, sociais e de governança e que, nos últimos anos, se tornou regra para empresas líderes nos mais diversos setores econômicos. Contudo, muitas ações priorizam o impacto positivo na imagem da empresa em detrimento da transparência e longevidade dos resultados obtidos.
Para falar sobre isso, o evento recebe Celso Athayde, CEO da Favela Holding; e Luciana Nicola, diretora de relações institucionais e sustentabilidade do Itaú Unibanco. Ainda sobre a relação entre consumidor e empresas, a trilha traz a apresentação “10 tensões culturais que toda marca deve prestar atenção”, com apresentação de Gian Martinez, cofundador e CEO da Winnin.
Por fim, a trilha fecha com a criatividade sob a pergunta: Como usar narrativas diferenciadas para aumentar o engajamento público com o debate e as marcas que promovem o tema em sua comunicação? Quem responde é Paula Santana, impact lead da AKQA, e Fernanda Paiva, head of global cultural branding da Natura.