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Conteúdo especial é aposta da mídia social

Twitter considera a Olimpíada um dos seus pilares de crescimento em 2016


25 de julho de 2016 - 16h25

Reportagem publicada na edição Meio & Mensagem Marketing na Olimpíada em novembro de 2015.

Por Fernando Murad

Um dos principais palcos de conversas da internet, o Twitter considera a Olimpíada um dos seus pilares de crescimento no próximo exercício, principalmente em função do trabalho de organização de conteúdos especiais. A chegada do botão Moments ao Brasil na semana passada, um mês após seu lançamento nos Estados Unidos, deve colaborar com o projeto do microblog. A ferramenta, que agrupa tweets sobre um determinado assunto, chega ao País com uma equipe exclusiva responsável pela curadoria do conteúdo.

O Moments é representado no microblog por um ícone de raio, instalado na barra de opções. Próximo aos assuntos do momento, a novidade apresenta conteúdos em tópicos específicos, como esportes, notícias e entretenimento. A ferramenta Moments conta ainda com parcerias com produtores de conteúdo como Ego, Esporte Interativo, Rede Globo, Veja, Estadão, G1, GShow e Band, por exemplo, e também oferece um canal para anunciantes chamado Promoted Moments — que no Brasil já é utilizado por Johnny Walker, Coca-Cola, Nissan e TIM.

“Conseguimos capturar na atividade na rede o que é mais relevante e apresentar para os usuários. Teremos outras iniciativas de organização de conteúdo”, conta Carlos Moreira Jr., diretor executivo de mídia do Twitter para América Latina. Baseado em experiências com grandes eventos anteriores como a Copa do Mundo de 2014, a Copa América de 2015 e a Olimpíada de Londres 2012, o microblog baseou sua estratégia para a Rio 2016 em quatro pilares.
São eles Rio de Janeiro (ajudando os usuários com informações úteis de logística), Time Brasil (gerando conteúdo em torno da marca da delegação brasileira), Grupos de Mídia (aproveitando a sinergia com os detentores de direitos que veem¬ na plataforma uma forma de buscar engajamento com o público) e Rio 2016 (aproximando os usuários do evento com hashtags específicas, por exemplo).

“Apresentaremos as parcerias e ações inovadoras entre março e abril. Elas vão surpreender. Teremos coisas nunca antes feitas e vamos colocar o Rio e a população em evidência”, conta Moreira, sem dar detalhes. “Com o maior entendimento da plataforma, um maior número de usuários e o aumento do acesso da população aos smartphones, é normal que Olimpíada tenha uma magnitude maior no Twitter”, completa o diretor.
Segundo estimativas da empresa, a plataforma em si e os aplicativos parceiros comercializados pelo Twitter conseguem atingir 40,7 milhões internautas com ações de anunciantes, o que representa cerca de 80% dos usuários brasileiros de celulares e tablets. P&G, Coca-Cola, Vivo, Nissan e Visa já confirmaram participação no projeto da Olimpíada do microblog.

Para ter uma ideia do potencial de interação do público com grandes eventos por meio do Twitter, durante o mundial da FIFA no ano passado foram registrados 672 milhões de tweets com a #copa2014. Houve um crescimento de 30% no Brasil em volume de tweets do dia 12 de junho ao dia 13 de julho em relação à média do período do ano anterior. O maior pico de tweets por minuto aconteceu no encerramento da Copa, com 618.725 tweets.¬ já na última Olimpíada, foram mais de 150 milhões de tweets sobre #london2012. O pico de tweets por minuto foi quando o jamaicano Usain Bolt ganhou o ouro na prova de 200m livres: foram mais de 80 mil.

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Ferramenta Moments será usada pelo Twitter para organizar o conteúdo sobre os jogos (crédito: divulgação)

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