Como desenvolver o engajamento em sua equipe
Discussão suscita debates acalorados, mas resposta é simples, pois depende muito mais de atitude do que de teorias
Como desenvolver o engajamento em sua equipe
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Eis uma questão que tem sido fonte de verdadeira selvageria entre diversos pensadores da área de gestão de pessoas: Como tornar minha equipe mais engajada?
Temos diversas teorias, desde questões financeiras até cursos de psicologia para líderes. Mas a verdade é mais simples. Depende muito mais de atitude do que de teoria. Um líder não é um pacote de ferramentas que se compra via internet e entregue em formato de vídeos. Um líder é um indivíduo que tem atitude e busca melhorar constantemente.
Temos que separar aqui dois profissionais diferentes. Existe aquele líder que “está” líder por força de um cargo, isto é, a empresa o colocou nesta situação por confiar em seu trabalho precedente e de seu resultado. E há aquele que é líder por buscar isso. Este último estudou, trabalhou, focou em crescimento e sonhou em gerir pessoas.
Independentemente de como você chegou à posição de liderança, ou se você está buscando esta posição, é importante entender que não serão os números que te levarão ao sucesso. Não são os computadores, a sua cadeira de encosto alto e nem seu celular de última geração. O que vai te levar ao sucesso chama-se “time”.
Sim! Por mais que pareça estranho, até chegar aqui você lutou contra tudo e contra todos, buscando sua melhor performance, em alguns casos se tornou um “lobo solitário”, sonhando com sua merecida promoção, e agora depende de outras pessoas para chegar ao sucesso? Vá se acostumando com essa ideia, quanto mais cedo aceitar mais cedo você irá evoluir.
Um líder não faz seu resultado por força, unicamente, de sua capacidade. Um “mega” vendedor, muitas vezes, se torna gestor por alcançar seus objetivos, e acaba se tornando um péssimo líder. Assim a organização perde um ótimo vendedor e ganha um péssimo gestor.
Digamos que você aceite a ideia de que seu resultado não depende unicamente de você. Portanto a equipe seria a peça chave dessa engrenagem, e aí te pergunto: Você saberia fazer essa engrenagem funcionar a seu favor em alta performance? Não? Então continue lendo esse artigo.
Uma equipe é mais que um aglomerado de pessoas. Uma equipe é um organismo vivo que quando está alinhado, em harmonia e com vontade, não possui limites de performance. Esse organismo precisa de muito mais que pequenas orientações e “dicas” para funcionar perfeitamente e feliz. Precisa de espaço, de reconhecimento, de carinho, de compreensão e, principalmente, de propósito.
Um líder de sucesso precisa alcançar os componentes de sua equipe em um âmbito muito maior que o uniforme ou o crachá. E para isto não basta ser legal ou praticar técnicas de reuniões ágeis. Ele precisa entender que o próprio líder precisa conhecer seus limites, seus pontos fortes e seus pontos a melhorar. Sim, ele precisa ter autoconhecimento.
Através do autoconhecimento o líder consegue saber até onde pode ir com suas decisões, e também valorizar a contribuição dos membros da equipe. Admitir um erro, ou admitir que não sabe algo perante a equipe não diminui sua imagem e sim o torna mais real, mais tangível por parte do time. E nada estimula mais um colaborador que o exemplo. Assim, ao trabalhar seu autoconhecimento, o líder está incentivando sua equipe a fazer o mesmo, e todos crescem.
E o melhor momento para mostrar que você está aberto a aprender é o feedback. Nesse encontro você deve mostrar as qualidades que você valoriza em seu colaborador. Mostrar que o está acompanhando e que o conhece além do crachá. Ele deve se sentir à vontade não só para dar ideias e expressar sua própria opinião, como também para avaliar seu desempenho. Estimular a auto avaliação é um passo importante para que o colaborador entenda que não está sendo fiscalizado e sim apoiado por alguém que quer vê-lo evoluir.
Lembre-se de que o feedback é uma via de mão dupla. Peça feedbacks para seus colaboradores. Além de demonstrar humildade, esta atitude deixa claro para seu time que você valoriza a opinião deles. Esse exercício de se colocar no lugar deles, ouvindo um feedback e valorizando suas opiniões, fortalece seu relacionamento e cria uma ponte muito forte entre líder e liderado.
Outro ponto importante para engajar seu time é desenvolver neles a capacidade de tomar decisões. Uma equipe que toma suas próprias decisões, sem precisar o tempo todo da confirmação do líder, é uma equipe madura, desenvolvida e com autoestima elevada. A capacidade traz ao colaborador a sensação de estar no comando, e com isso eleva-se em muito seu comprometimento.
E por último mas não menos importante, demonstre gratidão. A cada vitória individual ou coletiva, comemore sempre com todo o time. Verbalize sua gratidão a todos os envolvidos. Diga o nome de cada um toda vez que agradecer e seja sincero. Todos nós valorizamos aqueles que sentem gratidão por um esforço nosso, por menor que ele tenha sido.
Um líder não é imbatível, um super-herói ou sabedor de tudo. Oxalá fosse, porém na realidade ele é um ser humano, com muitos defeitos, com muitas qualidades e com muitas dúvidas. Mostre isso para sua equipe, torne-se real. Seja mais um dentro da equipe, e não um além da equipe.
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