Assinar

CPQD investe no ecossistema de inovação aberta

Buscar
Publicidade
ProXXIma

CPQD investe no ecossistema de inovação aberta

Empresa aposta em base tecnológica para mitigar riscos para startups e obter retorno financeiro

Preencha o formulário abaixo para enviar uma mensagem:


3 de julho de 2023 - 6h03

CPQD investe em inovação aberta (Crédito: Divulgação)

Em maio deste ano, o CPQD começou a investir em nova linha de atuação. Por meio da Ventures CPQD, a empresa tem apostado na tecnologia para intensificar a sua participação no ecossistema de inovação aberta. Desse modo, os serviços passam a ser de coinvestimento com a empresa se posicionando como parceira de inovação e trabalhando com as startups de ponta a ponta.

Para isso, o CPQD aprendeu a construir soluções e negócios com as startups e definiu quatro pilares de atuação: agronegócio, cidades inteligentes, manufatura e a área de saúde.

Nesses segmentos, a companhia tem por objetivo aportar recursos que elevem a competência das empresas parceiras. A venture colabora com a captação de capital econômico, que entra na forma de competência e pessoas, ativos tecnológicos, propriedade intelectual e aporte financeiro, através de recursos e investimento privado.

Fabricio Lira Figueiredo, gerente de desenvolvimento de negócios do CPQD, explica que a empresa se preparou para definir seus direcionamentos. “Fazemos análise de como contribuir nessas direções. Construirmos o negócio com a startup e é um movimento de parceria. Trabalhamos com a jornada fim a fim”, diz.

CPQD tem plano para mitigar riscos

Uma das percepções do CPQD foi a de que as startups precisavam de elementos que ajudassem a elevar as chances de sucesso. No entanto, essas ferramentas também geravam riscos para os negócios. Desse modo, a empresa investiu em estrutura que ajudasse a mitigar os riscos das empresas parceiras.

Por meio de estrutura de novos negócios, a Ventures consegue conversar com o mercado para validar a proposta de cada empresa. “Queremos usar as conexões para validar se essa proposta de valor tem adesão do mercado ou não. Propomos conversar com o cliente antes de lançar um produto”, exemplifica.

Além disso, está nos planos do CPQD o desenvolvimento de centro de alavancagem para captar investimentos para o cliente. Todas essas iniciativas tem como objetivo gerar retorno financeiro aos parceiros.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • 10 tendências de publicidade digital para 2025, segundo a US Media

    10 tendências de publicidade digital para 2025, segundo a US Media

    Bruno Almeida, CEO da empresa, destaca temáticas como IA, programática e social commerce

  • IA já é aliada do departamento de RH, indica Distrito

    IA já é aliada do departamento de RH, indica Distrito

    Levantamento "AI for HR" indica que mais de 34% das empresas estão em processo de adoção da inteligência artificial