O que é CRO, como funciona e como ajuda a aumentar a conversão online?

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O que é CRO, como funciona e como ajuda a aumentar a conversão online?

Conceito é estratégico para melhorar a taxa de conversão de um site ou página online e aprimorar a experiência do usuário

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4 de abril de 2023 - 17h00

Entenda o que é CRO e como ele ajuda a aumentar a conversão online de um negócio. – Imagem: Freepik

Entre a variedade de siglas existentes no marketing digital, saber o que é CRO é essencial para as empresas que desejam melhorar os resultados de suas estratégias. 

CRO é a sigla para Conversion Rate Optimization, ou Otimização da Taxa de Conversão, na tradução para o português. Ou seja, é um conceito diretamente relacionado ao desempenho das ações de marketing implementadas por uma marca.

O objetivo dessa técnica é melhorar a taxa de conversão de um site ou página online para aprimorar a experiência do usuário e eliminar obstáculos da jornada de compra.

Consequentemente, proporciona melhores resultados para a empresa e aumenta as ações dos visitantes dentro do site.

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O que é CRO?

Saber o que é CRO vai além de entender o significado da sigla. Na prática, a estratégia engloba atividades voltadas para a otimização das páginas online da empresa com o objetivo de ampliar as conversões nesses canais. 

A técnica é utilizada para melhorar o desempenho do site da marca por meio da otimização de landing pages, call to actions e páginas do blog, por exemplo. 

Com isso, a tendência é atrair mais usuários e despertar o interesse pela oferta ao facilitar o processo de venda, conquistando, assim, a conversão. 

O que significa uma conversão?

Conhecer a estratégia de CRO também pede o entendimento de alguns termos, como é o caso da conversão, conceito impactado pela técnica. 

A conversão é uma ação mensurável tomada pelo visitante no site, que tem influência direta nos resultados da empresa. No marketing, o conceito refere-se ao processo de transformar usuários em leads ou clientes.

Quando um usuário preenche um formulário de inscrição, clica em um link dentro de um conteúdo ou efetua uma compra na loja virtual da marca, uma ação de conversão é registrada.

O objetivo da otimização de conversão é aumentar a probabilidade dos visitantes realizarem essas ações desejadas e, assim, melhorar a experiência do usuário e simplificar a jornada de compra.

E o que é a taxa de conversão?

A taxa de conversão é a métrica responsável por calcular os índices dessas ações no site da empresa, sendo um dos principais KPIs de marketing utilizados para acompanhar o desempenho das estratégias online.

Para medir essa taxa, a marca define quais ações realizadas pelo usuário contarão para a métrica. Normalmente, o cálculo divide o número de conversões pela quantidade de visitantes no site. 

O número é indicado em percentual e, quanto mais alto for, melhores tendem a ser o resultado da empresa.

Na prática, como funciona uma otimização de conversão?

 

Como funciona uma otimização de conversão? – Imagem: Freepik

Pensar em um exemplo prático ajuda a entender o que é CRO e como a técnica pode impactar nos resultados da marca. 

Neste contexto, uma aplicação frequente nas estratégias para otimização de conversão acontece nas landing pages.

Por exemplo, uma empresa pode usar o espaço para oferecer um webinar em troca do preenchimento de um formulário e como resultado receber 2 mil visitantes por mês e 200 downloads do material.

Para ampliar a quantidade de conversões, a marca não precisa, necessariamente, produzir uma nova página. 

Com alguns ajustes, como a redução de perguntas no formulário ou um call to action mais atrativo, é possível melhorar o desempenho dessa landing page.

Dessa forma, a empresa pode melhorar a conversão mesmo sem aumentar o volume de tráfego na página.

Por que o CRO é vantajoso para as marcas?

Ao entender o que é CRO, é possível compreender também alguns dos benefícios que as marcas podem obter com a aplicação da técnica, como uma melhora nas taxas de conversão.

Com a otimização das taxas de conversão, as empresas podem melhorar sua lucratividade geral e reduzir os custos de aquisição de clientes.

Confira outros benefícios a seguir:

Redução de custo

As estratégias de CRO conseguem reduzir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), pois se a taxa de conversão aumenta com baixo investimento, o CAC é menor. 

Dessa maneira, é possível gastar menos para adquirir novos clientes e com uma estratégia sólida de marketing digital.

Otimização de tempo

Com o CRO, o tempo para atingir as metas é menor, por causa da taxa de conversão que fica mais alta. Isso ocorre porque o CRO atinge a conversão do usuário de forma rápida e diminui o custo da aquisição de clientes.

Aumento do ticket médio

Investir nos clientes que já são fidelizados proporciona que o custo seja menor. Para isso, é possível criar promoções e combos de vendas, recomendações de produtos úteis aos clientes, entre outras estratégias que podem ser utilizadas.

Melhores resultados de conversão

Com melhores resultados de conversão e sabendo o que é CRO, também ocorre o aumento das vendas. Isso é possível sem que ocorra mais trabalho para todos os envolvidos na execução das tarefas. 

Para isso, basta utilizar as estratégias de CRO, como conseguir aumentar a taxa de conversão de um produto utilizando testes A/B.

Aumento de autoridade da marca no mercado

Saber o que é CRO melhora a experiência do usuário no site. Assim, é possível mostrar a autoridade que a empresa possui e aumentar o reconhecimento de marca.

Quais são os principais pilares de uma estratégia de CRO?

Testes A/B

Principais pilares de uma estratégia de CRO – Imagem: Workana

Os testes A/B são utilizados para verificar o que está funcionando melhor no site, conforme cada um dos clientes. Assim, é possível gerar mais conversões.

Para isso, é preciso criar duas versões de uma mesma página e landing page, por exemplo, e verificar qual o público prefere mais.

Vale ressaltar que as duas páginas podem ter um botão diferente, com cores e local diverso na página. Com isso, é possível saber qual deles tem mais cliques.

Landing pages

A landing page é uma página de conversão que oferece algo para o consumidor. Ela pode ser utilizada para conseguir mais leads que precisam se cadastrar para um evento, para baixar um e-book e muito mais.

O importante é que ela seja persuasiva e objetiva para estimular a conversão. Por isso, precisa ser otimizada, utilizando as estratégias de CRO para conseguir uma alta taxa de conversão.

Experiência do cliente

Quais são os principais pilares de uma estratégia de CRO? – Imagem: Freepik

A experiência do cliente é algo muito importante que todas as empresas devem priorizar, pois é sobre o que ele sentirá quando visitar um site. Ela envolve a facilidade que o consumidor terá em encontrar o que precisa nele.

Com isso, saber o que é o CRO é usar os dados sobre o comportamento do usuário para conseguir novas conversões.

Como incluir o CRO nas estratégias de marketing das marcas?

Criar testes para entender a experiência do usuário no site, por exemplo, é um passo para identificar pontos de melhoria. 

A partir dessa análise, é possível verificar qualquer dificuldade encontrada por ele no processo de compra.

Após saber o que é CRO, confira como incluí-lo nas estratégias de marketing:

– otimizar páginas com maiores índices de tráfego;

– inserir pontos de contato em diferentes páginas;

– usar ferramentas de automação de marketing;

– acompanhar as métricas de desempenho;

– analisar o tempo de carregamento do site;

– fazer a qualificação de leads

– utilizar remarketing;

implementar chatbots.

Saiba a explicação de cada uma delas a seguir:

Otimizar páginas com maiores índices de tráfego

Verifique todas as páginas que atraem mais tráfego e utilize para oferecer alguma coisa a mais para os visitantes. 

Isso pode ser feito de acordo com o objetivo da estratégia daquele momento, como criar um CTA relacionado ao tema do conteúdo que pode direcioná-lo para baixar um e-book sobre algum ponto importante que foi tratado na página.

Inserir pontos de contato em diferentes páginas

O CTA não deve ser sempre igual e precisa ser inserido em vários lugares no site. Por isso, faça testes A/B para verificar o que dará mais resultado e qual terá mais conversão. Assim, o cliente fará a conversão em qual mais o agrada.

Usar ferramentas de automação de marketing

Segundo dados do Marketo, 76% das empresas que utilizam ferramentas de automação de marketing tiveram um retorno de investimento no primeiro ano.

Elas auxiliam muito nos testes que podem ser aplicados no site. Além disso, facilitam o fluxo de trabalho e melhoram a taxa de conversão das páginas. Consequentemente, geram resultados de maneira mais rápida.

Acompanhar as métricas de desempenho

É necessário acompanhar todas as métricas de desempenho para saber os resultados que cada uma delas está proporcionando. Pois, caso seja necessário, é possível fazer testes com outras métricas para alcançar resultados mais satisfatórios.

Dessa maneira, é possível ter previsibilidade de resultados e entender se tudo está saindo como foi definido no planejamento.

Analisar o tempo de carregamento do site

O tempo de carregamento do site é muito importante para o marketing quando se fala em saber o que é CRO. Pois, as pessoas quando abrem um site querem acessar o que procuram com muita rapidez.

Por isso, ele não pode demorar para carregar para não correr o risco de perder uma conversão. Para monitorar isso, utilize o PageSpeed Insights e verifique o tempo de carregamento e como fazer a otimização.

Como incluir o CRO nas estratégias de marketing das marcas? – Imagem: Freepik

Fazer a qualificação de leads

Segundo dados da Ascend2, 43% dos profissionais que trabalham com geração de leads têm dificuldade em conseguir os dados suficientes para qualificá-los.

Com isso, é possível perceber que o processo de qualificação de leads não é fácil, mesmo que ele aumente o índice de conversão.

Entretanto, em alguns casos, o cliente quer apenas falar com alguém sobre o produto sem passar pelo fluxo de nutrição inteiro. Por isso, é importante ter CTAs direcionadas para conversar com um representante de vendas ou fazer um teste grátis do produto.

Utilizar remarketing

O remarketing proporciona uma segunda chance para o visitante que não concluiu todo o fluxo de nutrição. Assim, ele pode se conectar com a empresa novamente, que tem mais oportunidades de conversão.

Implementar chatbots

Os chatbots funcionam para automatizar o trabalho de atendimento ao cliente, respondendo imediatamente aos usuários e solucionando as suas dúvidas. Ele funciona 24 horas por dia e sete dias por semana.

De acordo com a pesquisa realizada pelas marcas Ascend2 e Verse, 44% dos leads são gerados fora do horário comercial. Por isso, utilizar chatbots proporciona mais chances de conversão e, consequentemente, mais vendas.

Além disso, usar chatbots na empresa ajuda a agilizar o processo de conversão de uma página, pois o atendimento pode ser programado e personalizado. Assim, economiza tempo e a equipe comercial faz o atendimento somente quando for realmente necessário. 

Vale a pena apostar no CRO para aumentar a conversão online?

Vale a pena apostar no CRO? – Imagem: Freepik

Saber o que significa CRO é importante para aumentar a taxa de conversão, o retorno sobre investimento (ROI) e o desempenho da empresa no meio digital.

Afinal, o mundo está na internet com um crescente aumento da concorrência. Por isso, é necessário destacar-se, saber o que é CRO, como funciona e a sua importância, pois ele pode transformar visitas em conversão e ampliar o faturamento da empresa.

Entretanto, é necessário acompanhar as necessidades dos usuários, coletar os dados, monitorar o desempenho das ações e preparar o site para recebê-lo.

Além disso, saber o que é CRO proporciona técnicas que podem ser decisivas para encontrar o que o cliente deseja e melhorar os resultados, o que auxilia que ele tenha uma ótima experiência em todas as páginas que acessar. 

É importante também sempre aprimorar o site para atender aos interesses do público e fazer alterações que possam melhorar a sua experiência de usuário.

Resumo do tema

As estratégias e saber o que faz um CRO permitem compreender a jornada do cliente, o que proporciona conforto na sua navegação dentro do site e facilita o caminho para que a conversão possa ser feita.

Pois, saber as ações que os visitantes fazem no site, auxilia que os investimentos possam ser direcionados em lugares corretos, focando a máxima atenção para trazer ótimos resultados.

Afinal, saber o que é CRO e empregá-lo bem favorece a otimização das páginas e apresenta aos mecanismos de busca que o site tem uma boa acessibilidade.

Portanto, o visitante também tem uma ótima experiência de usuário e consegue fazer todas as ações que deseja, ao mesmo tempo, que encontra o que está procurando com facilidade.

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