Calor humano na cidade de gelo: a história do GP da Africa
Case para a House of Lapland conquistou o prêmio máximo em Entertainment For Sports e outros 6 Leões até agora
Calor humano na cidade de gelo: a história do GP da Africa
BuscarCase para a House of Lapland conquistou o prêmio máximo em Entertainment For Sports e outros 6 Leões até agora
Renato Rogenski
23 de junho de 2021 - 12h43
Ao final de 2019, pouco antes da pandemia, quando a principal pauta do mundo era a preocupação com o aquecimento global, começou a nascer a improvável combinação entre o calor humano da criatividade brasileira e Salla, o município mais frio da região da Lapônia, na Finlândia. Criado pela agência Africa para a House of Lapland, o case “Salla 2032” é até o momento a campanha brasileira mais premiada do Cannes Lions 2021, com 3 Leões de Ouro, 3 Leões de Bronze, além do inédito Grand Prix de Entertainment For Sports.
Por sofrer com as consequências de um clima cada vez mais imprevisível e invernos mais curtos, a pequena cidade acima do Círculo Polar Ártico decidiu dar um passo à frente ao chamar a atenção para o grave problema de uma maneira inusitada: anunciando sua candidatura para sediar os Jogos de Verão de 2032.
A ideia começou a ganhar corpo enquanto Sergio Gordilho, CCO e copresidente da Africa, debatia com seus pares do conselho global de criação da rede DDB a possibilidade de atacar um problema de escala global que afeta o meio ambiente. Como parte do desafio, voltou ao Brasil com a missão de desenvolver uma ideia capaz de alertar a sociedade sobre o aquecimento global e reverberar pelo mundo de uma forma impactante.
O primeiro passo para dar cabo a ideia foi a escolha de um lugar que fosse extremamente frio, mas ao mesmo tempo com certo apelo turístico, como a Finlândia. A escolha da Lapônia tinha um elemento de peso: a região é conhecida pelo mundo como “a casa do Papai Noel”. “Mandamos sete pessoas da nossa equipe, que ficaram trabalhando de lá. E conseguimos por meio do projeto estabelecer uma conexão muito real com a cidade, que tem por volta de 3400 habitantes”, explica Gordilho.
Rapidamente o anúncio da intenção de Salla como sede dos Jogos de Verão de 2032 despertou reações e questionamentos, gerando mídia espontânea em diversos veículos e plataformas por todo o mundo. No dia seguinte, a campanha colocou no ar um filme bem-humorado em que os cidadãos locais já estão se preparando para as temperaturas mais altas e para sediar o evento, além de atletas se adaptando para substituir seus esportes habituais as suas versões de verão. A peça foi produzida pela Triatoma e dirigida por Santi Dulce.
No mesmo dia de veiculação da peça, a iniciativa foi detalhada por meio de uma coletiva de imprensa com o prefeito de Salla, Erkki Parkkinen e outros convidados especialistas em clima. Com o objetivo de gerar reflexão sobre a luta contra a crise climática, mesmo sem a real intenção de apresentar a candidatura, a cidade seguiu todos os passos e protocolos para sediar os Jogos de Verão, incluindo a criação de logomarca, bid book, uniformes, ações promocionais e nomeação de mascote.
Entre as peculiaridades do processo de desenvolvimento do trabalho, Gordilho conta que o engajamento do projeto com as pessoas da cidade, incluindo o prefeito, foi um dos grandes trunfos do trabalho. “Todas as pessoas que participam do filme são pessoas reais, da região, e abraçaram a causa. E o prefeito também, que inclusive teve a coragem de se propor a ir até a coletiva e dar voz à mensagem. Estávamos todos apreensivos para saber qual seria a reação do comitê organizados dos Jogos Olímpicos de Verão, mas todo mundo entendeu a proposta. Sentimos todo o calor humano e a empatia em um dos lugares mais frios do mundo”, acrescenta.
A campanha também incluiu um site que fornece soluções práticas para enfrentar a emergência climática e um convite para que as pessoas conheçam mais sobre a Fridays For Future, além de maneiras de apoiar o movimento. “A campanha é fruto do poder das ideias e não dos formatos, por isso cabe em diversas categorias. Todos os trabalhos que criam conexões reais com as pessoas são multidisciplinares”, explica Gordilho.
A iniciativa #SaveSalla foi idealizada pela agência Africa em parceria com o município de Salla e a House of Lapland, com o apoio da “Fridays For Future”, movimento internacional pelo clima que começou com Greta Thunberg e outros jovens ativistas. Além do bom desempenho no Cannes Lions, neste ano a campanha também conquistou 2 Pratas e 6 Bronzes no rígido D&AD.
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus