Cannes Lions homenageia Sonita Alizadeh com LionHeart
Rapper do Afeganistão e ativista pelos direitos das meninas e pelo fim dos casamentos infantis receberá troféu especial no festival, dedicado a celebrar as pessoas que fazem a diferença
Cannes Lions homenageia Sonita Alizadeh com LionHeart
BuscarRapper do Afeganistão e ativista pelos direitos das meninas e pelo fim dos casamentos infantis receberá troféu especial no festival, dedicado a celebrar as pessoas que fazem a diferença
Meio & Mensagem
2 de maio de 2025 - 10h10
Artista será premiada com o troféu especial LionHeart (Crédito: Reprodução/Facebook)
Sonita Alizadeh é uma compositora e rapper do Afeganistão que decidiu usar a arte da música para se manifestar contra os casamentos forçados, ainda impostos a muitas meninas e mulheres de seu país – e também a ela própria.
Aos 10 anos e, depois, aos 16, Sonita conseguiu fugir de casamentos que haviam sido arranjados para ela por sua família. Sua dor e luta passou a ser transformada em letras de música, que ganharam fama na internet, sobretudo por meio da canção Daughters for Sale.
Pelo seu ativismo e por personificar a luta por uma sociedade mais igualitária e menos violenta para as mulheres, a artista receberá LionHeart, premiação especial na edição deste ano do Cannes Lions.
O troféu é dedicado a personalidades que aproveitam de sua posição de destaque para propagar ideias que possam fazer a diferença em prol da melhora do mundo e da sociedade.
O LionHeart já foi entregue a personalidades como a jornalista Maria Lessa, vencedora do prêmio Nobel da Paz, e a ativista pela educação – e também vencedora do Nobel da Paz, Malala Yousafzai.
Sonita Alizadeh é cofundadora da Arezo e The Dreams Book, uma escola secreta criada para educar meninas do Afeganistão impedidas de estudar por conta do regime do Talibã. Sua história também foi contada no filme Sonita, premiado no festival Sundance.
Chair do Lions, Philip Thomas declarou que a jornada de Sonita é uma história que inspira resiliência e coragem. “Por meio de sua música e ativismo, ela tem usado e sua voz e sua plataforma para desafiar opressões e inspirar novas gerações”, disse, em comunicado.
Já a artista disse que ser premiada com o LionHeart é mais do que uma honra: é uma poderosa afirmação de que usar sua voz pelo direito e liberdade das meninas realmente importante. “Esse prêmio reflete a jornada do silêncio ao som, da venda à ascensão ao palco mundial. Isso me lembra que nenhum sonho é ousado demais quando é arraigado na verdade, coragem e propósito”, declarou, também em comunicado.
Compartilhe
Veja também
Cannes Lions 2025 terá cinco trilhas de conteúdo
Programação tem nomes como Serena Williams e Tor Myhren, da Apple, e reflete a transformação em curso nas indústrias criativas e o que será determinante para o futuro
Young Lions Brazil 2025 define vencedores
Jovens selecionados ganharão viagem à França e concorrerão à medalhas no Festival Cannes Lions, que acontece entre 16 e 20 de junho