Cresce número de anunciantes brasileiros em Cannes
Semana foi movimentada para executivos da Bradesco Seguros, Intel, Kraft Heinz, Grupo RD e P&G, que comentam quais foram seus focos de interesse no festival este ano
Cresce número de anunciantes brasileiros em Cannes
BuscarSemana foi movimentada para executivos da Bradesco Seguros, Intel, Kraft Heinz, Grupo RD e P&G, que comentam quais foram seus focos de interesse no festival este ano
Roseani Rocha
23 de junho de 2023 - 19h42
Até pouco tempo território por excelência das agências, o Cannes Lions parece estar interessando cada vez mais também os profissionais de marketing dos anunciantes. Afinal, o trabalho de comunicação é cada vez mais feito a quatro mãos e não simplesmente delegado aos criativos parceiros.
Alguns dos brasileiros e brasileiras que estiveram esta semana acompanhando seminários e workshops durante manhãs e tardes, permeados de muito networking dentro e fora do Palais des Festivals – já que eram muitos os espaços de marcas destinados a esses encontros no Boulevard de la Croisette – e as premiações à noite eram representantes de segmentos variados. Logo, cada um tinha alguma motivação especial para estar no evento e uma forma de reverberar isso, na volta, para suas equipes e companhias. A seguir, os depoimentos de alguns deles.
INTEL BRASIL
Num ano em que o Cannes Lions inaugurou a categoria Entertainment for Gaming, a presidente da Intel Brasil, Claudia Muchaluat, esteve no evento para acompanhar premiação e as discussões em torno do assunto. “Os gamers são uma audiência super importante para a gente no Brasil”, enfatiza.
Ela também se disse orgulhosa do protagonismo brasileiro em Cannes, inclusive no corpo de jurados, com 25 pessoas, 15 mulheres e destas seis afrodescendentes. Outro motivo de orgulho foi acompanhar o painel de Will.i.am, que já chegou a ser diretor de criação da Intel, relembrou a executiva.
As discussões em torno de ESG e diversidade & inclusão foram também pontos de atração para a Intel, contou Claudia, que costuma reverberar os conhecimentos dos eventos de que participa num programa chamado de pílulas de conhecimento, com convidados internos e externos. “Cada vez mais, nosso papel como líderes é ampliar o olhar e entender como amplificamos esse poder de criação para a gente criar a sociedade que esperamos no futuro, agindo hoje com intencionalidade e ir criando sempre um legado que vá nos enchendo de orgulho”, pontuou Claudia.
P&G
Parte da delegação que a companhia levou a Cannes este ano representando a América Latina, Isabella Zakzuk, vice-presidente América Latina em cuidados com o cabelo da P&G, já no meio da semana se dizia inspirada pelo que tinha visto e estava na expectativa do que iria ver, para poder multiplicar o conhecimento e inspiração. “A P&G como uma das maiores e mais renomadas anunciantes do mundo não pode deixar de estar presente num evento como este. E estamos aqui, como disse em sua palestra Marc Pritchard, nosso chief brand officer, para ‘reset the bar’, ou seja, como a gente coloca realmente nossa barra em um patamar ainda mais elevado”, disse.
Para ela cumprir essa missão requer inspiração, conhecimento e conexão, para sair de eventos como o Cannes Lions um passo à frente. Entre “diversos assuntos de interesse” para a delegação, ela também a IA e seus diversos usos no negócio, assim como projeções para o futuro, como assunto do momento. Mas a executiva cita que em contraste com a IA também tem-se buscado cada vez mais o humano: os melhores insights, conhecimentos do consumidor e criatividade.
BRADESCO SEGUROS
Pela segunda vez no festival, o diretor de marketing da Bradesco Seguros, Alexandre Nogueira, considera o evento sempre uma oportunidade de “desaprender e aprender novamente”, com os insights que vê in loco. Também destaca o Cannes Lions como oportunidade de fazer muito relacionamento, enxergar e entender muitas coisas que estão acontecendo, a partir da opinião de outros profissionais, das palestras. “E perceber, nesta edição, que a criatividade esteve em alta, mas com muita eficiência e muita geração de resultados”, acrescentou.
Os insights, diz Nogueira, serão levados ao Brasil e implementados na Bradesco Seguros.
KRAFT HEINZ
Cecilia Preto Alexandre, diretora de marketing da Kraft Heinz Brasil, destaca que a companhia está passando por uma grande transformação, construindo uma cultura de criatividade e estar no Cannes Lions é uma decisão estratégica: “Esse movimento se fortaleceu no último ano e os resultados estão chegando: 83 shortlists, 21 prêmios! Para o Brasil foram 9 shortlists e 2 Leões”, destacou.
Já sobre os temas de interesse na programação, Cecília conta que o evento é uma fonte de inspiração. “Meu time e eu fazemos todos os dias um momento de trocas para entendermos o que achamos interessante. Inteligência Artificial certamente é um tópico a ser aprofundado, mas vamos além, como a criatividade pode ser cada vez mais efetiva”, pontua.
Grupo RD
O Grupo RD veio a Cannes este ano representado por Vitor Bertoncini, CEO da RD Ads, empresa de retail media do grupo de varejo farmacêutico dono das marcas Raia e Drogasil. Ele destaca que Cannes é uma referência importante e pauta a indústria da comunicação. “Estamos aqui para entender em primeira mão as tendências e refleti-las em nossa proposta de valor para os anunciantes do RD Ads”, acrescenta.
O executivo esteve de olho em toda uma trilha paralela ao festival sobre retail media, que, segundo ele, é um tema cada vez mais presente nos planos das marcas. Ele também destaca a presença no evento das empresas de tecnologia. “Aqui, temos acesso em primeira mão a soluções que devem chegar em breve ao Brasil. E, por último, o Festival é essencial para entender a agenda das marcas para os próximos meses”. Isso, diz, porque tudo vira insumo para melhorar a proposta de valor e oferecer soluções mais aderentes aos anunciantes, especialmente em seus focos de interesse: saúde, beleza e bem-estar.
Acompanhe o portfólio de agências de publicidade do M&M.
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus