Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França

Diário de Cannes

Expectativas foram criadas

Animada neste encontro de perspectivas que está acontecendo por todos os lados aqui em Cannes, das salas do juri aos eventos. Certamente todos temos muito a ganhar.


21 de junho de 2023 - 9h54

Essa é a décima quinta vez que vou ao Festival de Cannes. Minha primeira vez foi como Young Lion em 2004 e de lá pra cá deixei de vir poucas vezes. Muito mudou no Festival e isso é maravilhoso. Cannes Lions criou mais categorias, atraiu mais gente e abraçou mais conversas, deixando de ser o festival de publicidade para se tornar o festival da criatividade. Tenho plena noção do meu privilégio por ter testemunhado tão de perto esse lugar nos últimos anos, e por isso conheço e aceito a responsabilidade que vem com este privilégio a respeito do presente e o futuro.

A tecnologia passou a fazer parte dessa indústria de maneira muito significativa, influenciando toda a cadeia de produção. Consultorias, produtoras e plataformas trazem inovações em desenvolvimento e aplicação de tecnologia em parceria com os anunciantes, grupos de comunicação, mídia e os profissionais que pensam e transformam em mágica todas as ferramentas à disposição. Minha interpretação pessoal de criatividade neste momento está no desenvolvimento da nossa indústria pensando na intersecção entre as gigantes possibilidades trazidas pela tecnologia, os desafios das marcas, e a potência da inclusão de novas vozes, ideias, culturas e representações da humanidade.

Estou muito animada para prestigiar, me inspirar e celebrar todos os grupos diversos que estarão em Cannes este ano, participar e promover discussões relevantes sobre representação entre colegas e incluir talentos incríveis em rodas de grande influência. Haverá muitas palestras e painéis na cidade inteira com representantes do mundo todo. Na Meta, teremos um evento para celebrar as comunidades diversas de nosso ecossistema de parceiros e criadores, para o qual foram convidados muitos de nossos colegas brasileiros. Teremos um encontro entre entidades nacionais e internacionais para discutir ações relacionadas à representatividade, para o qual convidamos representantes do Publicitários Negros, Clube de Criação, GAN, Ampro, Perifa Lions, More Girls, entre outras entidades. E também teremos um encontro entre líderes criativas brasileiras para trocas experiências sobre iniciativas bem sucedidas implementadas em suas agências.

Falando em encontros, horas depois que cheguei aqui em Cannes encontrei um grupo maravilhoso formado por jurados e membros da delegação brasileira, trazendo olhares relevantes e novos para o festival. As juradas Dilma Campos, Deh Bastos e Helo Santana contaram um pouco sobre a experiência nas suas categorias e a importância de trazer perspectivas desafiadoras para as discussões do júri. Fiquei encantada de ouví-las. Junto com elas, também encontrei hoje o Ricardo Silvestre da BlackInfluencers, André Athayde, da Meta, Luna Lima, do Publicitários Negros – que estão descobrindo Cannes pela primeira vez – a Yhannath Vargas, da Trace TV, que conheci ano passado aqui em nossos eventos para discutir equidade, inclusão e representatividade e o Felipe Guerra, da Brasis, numa discussão muito significativa sobre como a criatividade ganha quando ampliamos os olhares regionais na cadeia de produção da comunicação.

Animada neste encontro de perspectivas que está acontecendo por todos os lados aqui em Cannes, das salas do juri aos eventos. Certamente todos temos muito a ganhar. É por isso que eu continuo vindo: porque temos a responsabilidade de seguirmos evoluindo a ideia de criatividade.

Publicidade

Compartilhe

Veja também