Os planos de Lego e Epic Games no seu metaverso para crianças

Buscar

Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França

Cannes

Os planos de Lego e Epic Games no seu metaverso para crianças

Parceria envolve US$ 2 bilhões de dólares e quer tornar design e criatividade mais acessíveis


22 de junho de 2023 - 12h51

Lego e Epic Games

Julia Goldin, chief product and marketing officer do The Lego Group, e Adam Sussman, presidente da Epic Games (Crédito: Taís Farias)

No mês passado, a desenvolvedora de jogos online Epic Games e a o Lego Group anunciaram uma parceria para criar um metaverso focado em crianças e sias famílias. O movimento envolveria um investimento de pelo menos US$ 2 bilhões da Kirkbi, holding dona da Lego, para desenvolver o metaverso.

Nesta quinta-feira, 22, representantes de ambas as marcas subiram ao palco no Cannes Lions para falar sobre suas ambições com o projeto. Julia Goldin, chief product and marketing officer do The Lego Group, começou a apresentação reconhecendo que o metaverso pode não ser o tema mais atrativo no momento.

“O metaverso parece algo de ontem porque já mudamos de página para ia generativa”, reconheceu a executiva. Ainda assim, as companhias enxergam o conceito como uma possibilidade de fazer adultos e crianças interagirem online de uma forma inédita.

“Nós realmente queremos democratizar a criatividade e queremos que o metaverso seja acessível para todos em design”, dividiu Goldin. Para as companhias isso seria materializável no metaverso a partir de algumas características ideias, como estar acessível a várias plataformas, ser interoperável e ter transparência.

“Não vai ser criado por uma pessoa, mas pelo poder da comunidade”, aposta Adam Sussman, presidente da Epic Games. Ainda que uma plataforma, com essas características, ainda esteja longe de ser uma realidade e muitos analistas questionem, inclusive, a viabilidade prática disso em meio a demandas econômicas, Sussman comemora os feitos já alcançados por Fortnite.

“Foi de battle royale para uma plataforma de experiência”, analisa o presidente da Epic Games, citando o fato de que usuários já participam de shows, festivais e desfiles de moda no game. Em 2020, o show de Travis Scott no Fortnite foi visto por 12,3 milhões de jogadores.

A Lego, por sua vez, já vem mudando seu modelo de negócio para, além de brinquedos, criar conteúdo com títulos como Lego Stars Wars, nos games, e a série Lego Ninjago na Netflix.

Com as expertises aliadas, as companhias começaram a colocar seu plano de metaverso no mundo digitalizando Lego Magical Play. Mais de dez mil elementos físicos de Lego terão cópias idênticas no mundo virtual, ampliando a possibilidade de experimentação.

De olho nas necessidades do público infantil e seus cuidadores, as marcas querem evoluir fornecendo moderação apropriada e ferramentas de controle parental criadas exclusivamente para a plataforma.

O Unreal Engine, ferramenta de criação 3D em tempo real também faz parte do projeto. “Queremos colocar esse poder na mão dos criadores”, divide o presidente da Epic Games.

Publicidade

Compartilhe