Após pressão, McDonald’s fecha restaurantes na Rússia

Buscar

Após pressão, McDonald’s fecha restaurantes na Rússia

Buscar
Publicidade

Marketing

Após pressão, McDonald’s fecha restaurantes na Rússia

Rede de fast food fecha temporariamente os 847 restaurantes que mantém no país e reforça que não há previsão para reabertura


8 de março de 2022 - 10h58

Rede de fast food possui 847 lojas na Rússia (Crédito: Shutterstock)


Atualizada Às 18h01

Com informações do Advertising Age

Depois de ter sido pressionado a tomar uma atitude em resposta à Guerra na Rússia, o McDonald’s comunicou nesta terça-feira, 8, que fechará temporariamente todos os seus restaurantes no país. De acordo com o CEO da empresa, Chris Kempczinski, “é impossível prever” quando as lojas serão reabertas.

“Entendemos o impacto que isso terá para nossos colegas e parceiros na Rússia, e é por isso que estamos preparados para apoiar nosso tripé na Rússia e na Ucrânia. Isso inclui a manutenção dos salários para todos os funcionários do McDonald’s na Rússia”, declarou o CEO, em comunicado.

Na segunda-feira, 8, o Advertising Age havia publicado uma reportagem a respeito da crescente pressão para que a rede de fast food tomasse alguma medida em relação à sua presença em território russo. Enquanto outras multinacionais, de vários segmentos, comunicaram a interrupção das atividades no país, como resposta à invasão da Rússia em solo ucraniano, o McDonald’s, até esta terça-feira, 8, não havia se manifestado sobre uma possível retirada no País.

Investidores da companhia se mostravam preocupados com a exposição da rede de fast food em solo russo. No fim da semana passada, o chefe do fundo de pensão do estado de Nova York, escreveu cartas para várias companhias, incluindo o McDonald’s, a respeito da situação. No Twitter, os apelos para que a empresa boicote a Rússia também vinha crescendo.

O ministro das relações exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, também criticou o McDonald’s e a Coca-Cola durante uma entrevista à CNN, realizada no último dia 6. “Estamos chateados em ver que companhias como a Coca-Cola e o McDonald’s permanecem na Rússia e continuam fornecendo seus produtos. É simplesmente ir contra os princípios morais básicos continuar trabalhando e ganhando dinheiro na Rússia. Esse dinheiro está encharcado com sangue ucraniano”, declarou.

O McDonald’s 847 lojas na Rússia, sendo 84% delas operadas pela própria companhia. Na Ucrânia, todas as 108 lojas são operadas pela própria rede. Os negócios dos dois países corresponderam a cerca de 2% das vendas globais da empresa no ano passado e geraram 9% da receita total da empresa.

De acordo com especialistas, perder 9% da receita global seria um impacto sério para a companhia. Na semana passada, os líderes do McDonald’s na Ucrânia anunciaram a doação de US$ 5 milhões para a Employee Assistance Fund e declarou que apoiaria os esforços da Cruz Vermelha na região.

Ao longo dos últimos dias, várias empresas sediadas em Chicago alteraram sua operação na Rússia, enquanto outras ofereceram ajuda à Ucrânia mesmo mantendo as operações na Rússia abertas.A Mondelez, dona da Oreo, fechou sua fábrica na Ucrânia no início do mês passado, por exemplo. A companhia de entregas de comidas Grubhub parou de trabalhar com uma empresa russa que fabrica robôs de entrega que eram usados nos Estados Unidos. A Kraft Heinz, que também tem operações na Rússia, anunciou, na semana passada, que doará US% 1 milhão à Cruz Vermelha para ajudar os ucranianos.

Chris Kempczinski disse que tomou a decisão (de encerrar as operações das lojas temporariamente) após ter consultado o board da companhia na última semana. Ele destacou que as ações da empresa colocaram o bem-estar dos seus funcionários em primeiro lugar e disse que refletiu a respeito das palavras de seu antecessor, Fred Turner, ex-CEO do McDonald’s.

“Na Rússia, empregamos 62 mil pessoas que colocam sua alma e coração na marca McDonald’s para servir suas comunidades. Trabalhamos com centenas de fornecedores russos locais e parceiros que produzem a comida para nosso menu e apoiam nosso marca. E atendemos milhões de consumidores russos a cada dia, que contam com o McDonald’s.  Ao longo de mais de 30 anos de operação do McDonald’s na Rússia, nos tornamos parte essencial dos 850 bairros em que atuamos”, declarou o CEO no comunicado.

“Ao mesmo tempo, nossos valores humanos não podem ignorar o sofrimento humano desnecessário que se desenrola na Ucrânia. Anos atrás, quando confrontado com uma decisão muito difícil, Fred Turner explicou sua abordagem de um jeito simples: ‘Faça a coisa certa’. Essa filosofia é consagrada como um dos nossos cinco valores principais e há incontáveis exemplos ao longo dos anos de como o McDonald’s colocou em prática o ideal de Fred. Hoje é um desses dias”, complementou Zempczinski.

O executivo também disse que, no restante da Europa, a operação do McDonald’s estará focada em continuar fazendo o melhor possível, tanto agora quanto no futuro. “A medida em que avançamos, o McDonald’s continuará avaliando a situação e determinando se alguma medida adicional será necessária. Na atual conjuntura, é impossível prever quando estaremos aptos a reabrir nossos restaurantes na Rússia. Estamos passando por interrupções em nossa cadeia de fornecedores, junto a outros impactos operacionais. Também acompanharemos de perto as questões humanitárias”, conclui.

Publicidade

Compartilhe

Veja também