Todos falam do novo, mas ninguém ainda está fazendo

Buscar

Todos falam do novo, mas ninguém ainda está fazendo

Buscar
Publicidade

Opinião

Todos falam do novo, mas ninguém ainda está fazendo

As métricas de mídia mudaram definitivamente para métricas de negócio. Chegou a hora de parar de falar e começar a fazer


21 de janeiro de 2020 - 10h08

(Crédito: Venimo/istock)

A brutalidade da transformação digital não poupa novas vítimas a cada dia. O momento é de betas. Já não há como fugir do novo ou esperar o vizinho fazer para ver se funciona e aí copiar a estratégia. Vivemos tempos velozes e quem não corre nenhum risco acabará sofrendo mais que seus concorrentes que já deram o passo em direção ao novo. Obviamente, sempre existem riscos no novo. Aos que se lembram do filme Com o dinheiro dos outros, estrelado pelo Danny DeVito, ele era um carrasco corporativo que demolia as empresas com modelos antigos de negócio e depois vendia esse espólio. Numa cena memorável do filme, ele comparava o tradicional com o novo a se investir numa fábrica de chicotes utilizados nas carruagens a cavalo ao invés de se apostar na indústria de automóveis que começava a nascer no início do século 20. Esse exemplo cai como uma luva nos dias de hoje.

Martech e precision marketing são temas muito discutidos dentro da indústria de marketing e comunicação, porém, pouco praticados. Um estudo conduzido pelo BCG sobre a nova jornada do marketing no Brasil coloca atribuição e mensuração no top 3 da lista dos profissionais de marketing em 52% das respostas. No entanto, apenas 20% usam ferramentas sofisticadas capazes de contribuir para a leitura dos resultados do negócio das marcas.

Nos Estados Unidos, o setor das empresas de tecnologia é o que mais cresce no investimento em TV, respondendo por 10% do ROI no meio. Aqui no Brasil, esse porcentual mal passa de 1%. O uso de ferramentas sofisticadas de atribuição da performance de TV é uma best practice no mercado americano há mais de dez anos.

O digital trouxe consigo a métrica para impacto no negócio das marcas. Não é hora de buscarmos alternativas robustas para medir o off-line?

A performance não existe sem o branding e vice-versa. O momento que vivemos é o das métricas de negócio. Não dá mais para confiar só no gut felling.

Perguntas do milhão:

1) Minha campanha teve retorno pelo meu investimento em mídia?

2) Qual foi o lift por canal?

3) Posso otimizar minhas campanhas TV assim como no digital?

Naquelas famosas reuniões semanais dos anunciantes e agências, as respostas sobre o impacto no desempenho do negócio das marcas têm ficado resumidas à performance dos players digitais. Não é hora de medirmos a performance da mídia de massa que é, sem dúvida, aquela que traz as grandes audiências e coberturas?

As métricas de mídia mudaram definitivamente para métricas de negócio. Chegou a hora de parar de falar e começar a fazer.

**Crédito da imagem no topo: Muenz/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como o líder brasileiro se destaca no mercado estrangeiro?

    Saiba quais são as características nacionais valorizadas fora do País e o os pontos de atenção aos executivos locais

  • Uma imprevisibilidade: os dispostos se atraem

    Apesar de todo conhecimento e tecnologia existentes, a pesquisa segue relevante na relação entre marcas e pessoas, ainda que nem sempre seja fácil engajar os respondentes