Meio & Mensagem
11 de fevereiro de 2020 - 6h00
Preta Gil e as musicistas dos grupos Mulheres do Chico, Mulheres Rodadas, Bloconcé e Samba Que Elas Querem (Crédito: Divulgação)
Com blocos femininos cariocas, a cantora baiana Preta Gil regravou a marchinha “Ô Abre Alas”, de Chiquinha Gonzaga – a primeira feita por uma mulher no Brasil – fazendo uma leitura mais associada ao empoderamento feminino atual. A ação para a marca Quem disse, Berenice?, do Grupo Boticário, foi criada pela agência Mynd.
Os versos dizem, por exemplo, “Ô abre alas que eu quero passar / Quem disse que eu não to no meu lugar? / Quem disse que eu tenho que agradar?” e “Ô abre alas que eu quero passar/
Ô Berenice eu quero é me jogar/ Ô Berenice eu vou me libertar”. A nova letra é da compositora Blue e os blocos envolvidos foram quatro: Mulheres do Chico, Mulheres Rodadas, Bloconcé, e o grupo Samba Que Elas Querem.
A música estreia no Bloco da Preta, no Rio de Janeiro, próximo domingo, dia 16 de fevereiro. E depois será apresentada em Salvador (21/02) e São Paulo (01/03). Além disso, será explorada nas mídias digitais de Quem disse, Berenice?, que criou uma edição limitada de produtos para comercializar no período de folia. O destaque, neste caso, é o uso de EcoGlitter – sem partículas plásticas – em toda a linha de maquiagem que utiliza glitter.
Confira abaixo a marchinha de Chiquinha Gonzaga repaginada por Preta Gil e a marca do Grupo Boticário.