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Mobile marketing: como as empresas utilizam a estratégia
Com a alta penetração dos smartphones no cotidiano da população, marcas intensificam ações para se conectarem com seu público-alvo
Mobile marketing: como as empresas utilizam a estratégia
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Meio & Mensagem
10 de maio de 2023 - 16h00
Com o uso cada vez maior de smartphones pelo mundo, o mobile marketing é uma estratégia que pode ajudar as empresas a alcançarem o público de maneira mais efetiva.
Identificado como o dispositivo mais utilizado para se conectar ao universo digital, o celular está presente em 99,5% dos lares brasileiros com acesso a internet, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
As marcas têm desenvolvido ações para aproveitar esse potencial de alcance dos canais mobile e desenvolver um relacionamento mais próximo com o público.
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O mobile marketing é um conceito que utiliza recursos dos dispositivos móveis para divulgar, interagir e influenciar um determinado público-alvo.
As estratégias de marketing aplicadas no ambiente mobile, como notificações de um aplicativo de compras ou uma mensagem da marca no WhatsApp com oferta de desconto, fazem parte desse conceito.
O principal motivo para empresas investirem nas estratégias de marketing no mobile é a forte presença do público neste canal.
Hoje, os smartphones fazem parte do dia a dia da maior parte dos brasileiros, que utilizam os dispositivos para as mais diversas atividades, desde interação com familiares e amigos até a compra de produtos ou serviços.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Mobile Time, 93% dos consumidores com smartphone já realizaram alguma compra pelo dispositivo.
Além deste ponto, existem outras vantagens do mobile marketing para as empresas. Confira abaixo.
Campanhas desenvolvidas no ambiente digital têm despesas mais baixas do que as aplicadas no offline. Isso porque existem muitas ferramentas com custo mais acessível e até gratuitas, além da possibilidade do tráfego orgânico.
O Instagram ou o WhatsApp Business, por exemplo, são opções de canal de comunicação com o público e não é necessário pagar para utilizar as plataformas.
A funcionalidade paga são os anúncios, mas os valores costumam ser mais acessíveis.
Com o alto índice de utilização dos dispositivos móveis pelos consumidores, a tendência é que as empresas consigam alcançar um número maior de pessoas nesse espaço.
Outro ponto que pode ajudar as marcas é a possibilidade de segmentação dos anúncios. Essa funcionalidade contribui para um direcionamento mais assertivo das ações, permitindo a entrega das campanhas a usuários com maior possibilidade de conversão.
O mobile traz a possibilidade de uma comunicação mais eficiente com os clientes, além de contar com canais que incentivam a interação entre marca e usuários, como as redes sociais.
A alta conectividade dos usuários também torna a troca mais ágil. Uma estratégia criada pela Domino’s é um exemplo disso.
Para divulgar o DOM, assistente virtual da marca, a rede criou um sistema em que os clientes precisavam apenas enviar um emoji de fatia de pizza para iniciar a interação.
A marca fez uma parceria com o canal Porta dos Fundos para divulgar a ação. Confira abaixo:
A segmentação por localização é uma das principais vantagens do mobile marketing nas estratégias, pois permite direcionar anúncios para usuários localizados em uma determinada região.
Essa é uma forma de trabalhar o marketing de geolocalização de maneira mais assertiva. Com isso, um restaurante pode alcançar e atrair consumidores que estão próximos a ele e, portanto, tem maior chance de ir até lá ou pedir um delivery, por exemplo.
Com o aumento de dispositivos móveis, cresce também o acesso aos aplicativos. Neste contexto, esse canal pode oferecer oportunidades de negócios para as empresas.
As estratégias de marketing no mobile são uma forma de aproveitar o potencial das plataformas.
Para otimizar o aplicativo e atrair usuários de forma orgânica, as marcas também podem aplicar técnicas de ASO para apps.
O mobile oferece diversas funcionalidades e canais para o desenvolvimento das estratégias de marketing. Confira exemplos de mobile marketing e suas aplicações a seguir.
Com o bluetooth, as marcas podem explorar o marketing de proximidade, que possibilita a conexão com usuários localizados na área de alcance do sistema.
A partir dessa estratégia, as empresas podem enviar cupons de desconto, informações sobre o estabelecimento ou divulgar novos produtos para clientes próximos a elas.
Redes sociais como o Instagram oferecem oportunidades de interação com os usuários, além de disponibilizar ferramentas de anúncios e vendas.
O WhatsApp também é uma plataforma que pode simplificar a comunicação com o público e ser um espaço para impulsionar os negócios.
Ao usar o QR Code nas ações de marketing no mobile, as empresas podem criar uma experiência de compra mais interativa e completa para os consumidores.
Com a tecnologia, é possível direcionar o usuário para um vídeo explicativo sobre o uso de um determinado produto, por exemplo.
Os aplicativos são uma opção para explorar as ações de marketing no mobile, uma vez que permite o envio de notificações, a interação por meio de uma plataforma exclusiva da marca e compras diretamente no app.
Além disso, é possível incluir outras estratégias nos aplicativos, como o uso da gamificação nos conteúdos.
Muitas empresas desenvolveram campanhas para dispositivos móveis e tornaram-se exemplos de mobile marketing nos últimos anos. Confira algumas ações a seguir.
As notificações push do iFood já são conhecidas de quem tem o aplicativo instalado no smartphone e são um exemplo de como o mobile marketing funciona na prática.
Com o objetivo de distribuir cupons e incentivar as compras pelo app, a marca envia notificações com microtextos que utilizam uma linguagem mais descontraída e humanizada.
A Renner uniu o recurso do QR Code às redes sociais e a tecnologia de realidade aumentada para divulgar a coleção de camisetas interativas inspiradas no universo de League of Legends.
Lançadas em 2021, as peças contam com um QR Code que dá acesso a filtros exclusivos no Instagram Stories.
Os filtros são relacionados aos cenários e personagens do jogo, representados nas camisetas.
Essa é uma estratégia que representa como o mobile marketing funciona também para complementar ações omnichannel, pois une o ambiente digital ao offline.
Em 2022, a Burger King lançou a campanha “#BugKing”, que divulgou uma caça a ofertas espalhadas pela internet e pelo aplicativo da rede.
Os consumidores que utilizaram a hashtag da ação para compartilhar bugs em qualquer jogo também ganharam descontos.
A ação foi considerada a melhor campanha publicitária de 2022 em levantamento feito por Meio & Mensagem.
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