Festival RME reúne marcas em ativações sociais e de negócios
Com ações que vão de oficinas de IA a ações de combate ao assédio, evento conecta marcas às empreendedoras
O Festival Rede Mulher Empreendedora (RME) de 2025 ocorre nos dias 3 e 4 de outubro no pavilhão 4 do São Paulo Expo, na capital paulista. Neste ano, o evento conta com forte presença de ativações de marcas na vila “Cidade das Empreendedoras”, que será construída no espaço do local. A estrutura do festival foi dividida em quatro salas de conteúdo de negócio, futuro, conexão e impulso.
A estratégia não é por acaso. Segundo Ana Fontes, CEO da Rede Mulher Empreendedora, para marcas e agências, a edição 2025 funciona como um laboratório de modelos de ativação híbrida: experiências que mesclam branding, utilidade imediata, como cupons, crédito, logística, e pauta social (instalações, tradução em libras, serviços de saúde e bem-estar).
“A ‘Cidade das Empreendedoras’ deixa claro que a contemporaneidade das ativações não está só no tamanho do estande, mas na capacidade de entregar relevância durante e depois do evento”, explica a executiva.
Entre os parceiros institucionais estão a Vibra, Banco Cora, Mercedes-Benz Vans & Cars, Seguros Unimed, Uber, 99, Clickbus, FlixBus, United Airlines, Tree Diversidade, Interpress, Muskinha, Libresse, Instituto Buddha Spa, além de apoiadores como Vinhos 120 – Santa Rita, Eletromidia e Metrô de São Paulo.
Confira as principais ativações e inserções de marcas no festival.
Ativações sociais
A Vibra estará com uma versão pocket da “loja de inconveniência”, instalação imersiva com a missão de sensibilizar a sociedade sobre o problema da violência sexual contra crianças e adolescentes. Nas prateleiras são exibidos dados reais e cenários sensoriais que despertam reflexão e incentivam a denúncia pelo Disque 100.
Além disso, a companhia reforça sua mobilização pela causa por meio do apoio ao Movimento Violência Sexual Zero, iniciativa que reúne empresas e organizações da sociedade civil, como o Grupo Mulheres do Brasil, Childhood Brasil e Instituto Liberta, que já engajou mais de 190 empresas parceiras.
Em uma das ativações, a InfinitePay realizará o workshop “IA na Prática para Empreendedoras”, que mostra como a Inteligência Artificial pode ser uma parceira diária para simplificar tarefas, economizar tempo e impulsionar vendas. De maneira prática e acessível, o time da InfinitePay passará orientações sobre como escrever bons prompts e exemplos reais de como empreendedoras já estão utilizando a tecnologia para otimizar marketing, gestão e finanças.
Negócios e mentoria
O Banco do Brasil será responsável por uma feira de produtos e negócios, com curadoria e participação de cerca de 40 empreendedoras. Aliás, cada espaço conta com um patrocinador principal: o Itaú Mulher Empreendedora assina a plateia do palco principal, e a Pluxee coordena as salas de mentoria.
As empresas de mobilidade também estarão com ativações. A Mercedes-Benz disponibiliza vans para conectar a Estação São Judas do Metrô ao São Paulo Expo. Já aplicativos e plataformas de viagens, como Uber, 99, Clickbus e Flixbus entram com cupons e códigos promocionais para facilitar o deslocamento até o evento.
Divulgação e transmissão
O evento também terá divulgação intensa em diferentes pontos, incluindo as telas digitais da Linha Azul do Metrô de São Paulo e nos espaços de divulgação em escritórios corporativos da cidade pela Eletromidia.
O palco principal contará com transmissão ao vivo pelo Terra. Além destas iniciativas, a Vinhos 120 da Santa Rita oferecerá degustação na Sala VIP, a Folha de S. Paulo disponibilizará três meses grátis de assinatura, a Do Bem distribuirá sucos de fruta sem conservantes no espaço Kids e a United Airlines participará com prêmios aos frequentadores.
O Festival RME 2025 tem realização da Rede Mulher Empreendedora e Instituto RME e conta com o patrocínio do Banco do Brasil, Finep, Sebrae, Instituto Rumo, InfinitePay, Itaú Mulher Empreendedora, banco BV, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Coca-Cola, Pluxee, Porto, iFood e Itaipu Parquetec. Neste ano, a edição conta com apoio da Lei Rouanet.