As campanhas brasileiras mais premiadas no Cannes Lions 2019
Apesar do menor número de inscrições e de Leões desde 2012, campanhas nacionais se destacam com dois Grand Prix para a AKQA
As campanhas brasileiras mais premiadas no Cannes Lions 2019
BuscarApesar do menor número de inscrições e de Leões desde 2012, campanhas nacionais se destacam com dois Grand Prix para a AKQA
Renato Rogenski
22 de junho de 2019 - 7h00
Com 85 Leões na bagagem, o mercado brasileiro volta da Rivera Francesa neste ano com o menor número de prêmios desde 2012, quando o país conquistou 79 troféus. Desde o mesmo ano, inclusive, foi o menor patamar de inscrições no festival: 2.093 campanhas. No contexto geral, o júri também foi mais rigoroso e, considerando as 27 categorias, concebeu 254 Leões a menos em relação a edição anterior.
O ponto alto do desempenho brasileiro no Festival foi a conquista de dois Grand Prix, ambos criados pela AKQA. Air Max Graffiti Stores, desenvolvido para a Nike, conquistou o prêmio máximo em Media, enquanto “Bluesman”, para Baco Exu do Blues, ganhou um inédito GP em Entertainment for Music. Com o resultado, a agência não apenas abocanhou o seu primeiro Grand Prix, como também conquistou dois na mesma edição, feito que, entre as agências brasileiras, apenas a Ogilvy conseguiu, em 2013.
Não à toa, a AKQA puxa a fila do ranking nacional de agências desta edição do Cannes Lions. Na sequência estão na lista a David e a Wieden + Kennedy, com suas campanhas “Anúncio grelhado”, para o Burger King (9 Leões) e “O filme infinito”, para Old Spice (3 Leões), da P&G. Outra surpresa da lista das agências com melhor desempenho no Cannes Lions 2019 é a Tech and Soul, puxada pelo sucesso da ação “Goleiro distraído”, criada para Uber, e que conquistou sete Leões no festival.
Abaixo o ranking das campanhas brasileiras com melhor desempenho, de acordo com o peso de cada Leão conquistado no festival:
1ª “Air Max Graffiti Stores”, da AKQA para Nike
Grand Prix de Media, 2 Pratas (Media e Outdoor) e 3 Bronzes (Creative eCommerce, Media e Outdoor)
2ª “Anúncio grelhado”, da David para Burger King
1 Ouro (Direct), 3 Pratas (Direct, Mobile e Outdoor) e 5 Bronzes (2 em Direct, 1 em Brand Experience & Activation, 1 em Media e 1 em Outdoor)
https://www.youtube.com/watch?v=jHBe6q6OWDI
3ª “Bluesman”, da AKQA, Coala.lab, Stink Films e Satelite Audio para Baco Exu do Blues
Grand Prix de Entertainment for Music
4ª “Goleiro distraído”, da Tech and Soul para Uber
2 Pratas (Brand Experience & Activation e Media) e 5 Bronzes (Entertainment for Sport, Direct, Media, Outdoor e PR)
5ª “O filme infinito”, da Wieden + Kennedy, Conspiração e Loud para Old Spice, da P&G
1 Ouro (Film), 1 Prata (Film) e 1 Bronze (Film)
6ª “The 9’58 Biography”, da BETC/Havas para Puma
2 Pratas (2 em Industry Craft) e 1 Bronze (Print & Publishing)
6ª “Competidores em oferta”, da Grey para Volvo
2 Pratas (Outdoor e Media) e 1 Bronze (PR)
8ª “Tapete da acessibilidade”, da GTB para Ford
1 Prata (Mobile) e 3 Bronzes (Brand Experience & Activation, Design e Sustainable Development Goals)
https://www.youtube.com/watch?v=AYD2QVlU1VM
*Considerando 30 pontos para cada Grand Prix, 15 pontos por Leão de Ouro, 7 pontos por Leão de Prata e 3 pontos por Leão de Bronze.
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus