As campanhas brasileiras mais premiadas no Cannes Lions 2019
Apesar do menor número de inscrições e de Leões desde 2012, campanhas nacionais se destacam com dois Grand Prix para a AKQA
As campanhas brasileiras mais premiadas no Cannes Lions 2019
BuscarApesar do menor número de inscrições e de Leões desde 2012, campanhas nacionais se destacam com dois Grand Prix para a AKQA
Renato Rogenski
22 de junho de 2019 - 7h00
Com 85 Leões na bagagem, o mercado brasileiro volta da Rivera Francesa neste ano com o menor número de prêmios desde 2012, quando o país conquistou 79 troféus. Desde o mesmo ano, inclusive, foi o menor patamar de inscrições no festival: 2.093 campanhas. No contexto geral, o júri também foi mais rigoroso e, considerando as 27 categorias, concebeu 254 Leões a menos em relação a edição anterior.
O ponto alto do desempenho brasileiro no Festival foi a conquista de dois Grand Prix, ambos criados pela AKQA. Air Max Graffiti Stores, desenvolvido para a Nike, conquistou o prêmio máximo em Media, enquanto “Bluesman”, para Baco Exu do Blues, ganhou um inédito GP em Entertainment for Music. Com o resultado, a agência não apenas abocanhou o seu primeiro Grand Prix, como também conquistou dois na mesma edição, feito que, entre as agências brasileiras, apenas a Ogilvy conseguiu, em 2013.
Não à toa, a AKQA puxa a fila do ranking nacional de agências desta edição do Cannes Lions. Na sequência estão na lista a David e a Wieden + Kennedy, com suas campanhas “Anúncio grelhado”, para o Burger King (9 Leões) e “O filme infinito”, para Old Spice (3 Leões), da P&G. Outra surpresa da lista das agências com melhor desempenho no Cannes Lions 2019 é a Tech and Soul, puxada pelo sucesso da ação “Goleiro distraído”, criada para Uber, e que conquistou sete Leões no festival.
Abaixo o ranking das campanhas brasileiras com melhor desempenho, de acordo com o peso de cada Leão conquistado no festival:
1ª “Air Max Graffiti Stores”, da AKQA para Nike
Grand Prix de Media, 2 Pratas (Media e Outdoor) e 3 Bronzes (Creative eCommerce, Media e Outdoor)
2ª “Anúncio grelhado”, da David para Burger King
1 Ouro (Direct), 3 Pratas (Direct, Mobile e Outdoor) e 5 Bronzes (2 em Direct, 1 em Brand Experience & Activation, 1 em Media e 1 em Outdoor)
https://www.youtube.com/watch?v=jHBe6q6OWDI
3ª “Bluesman”, da AKQA, Coala.lab, Stink Films e Satelite Audio para Baco Exu do Blues
Grand Prix de Entertainment for Music
4ª “Goleiro distraído”, da Tech and Soul para Uber
2 Pratas (Brand Experience & Activation e Media) e 5 Bronzes (Entertainment for Sport, Direct, Media, Outdoor e PR)
5ª “O filme infinito”, da Wieden + Kennedy, Conspiração e Loud para Old Spice, da P&G
1 Ouro (Film), 1 Prata (Film) e 1 Bronze (Film)
6ª “The 9’58 Biography”, da BETC/Havas para Puma
2 Pratas (2 em Industry Craft) e 1 Bronze (Print & Publishing)
6ª “Competidores em oferta”, da Grey para Volvo
2 Pratas (Outdoor e Media) e 1 Bronze (PR)
8ª “Tapete da acessibilidade”, da GTB para Ford
1 Prata (Mobile) e 3 Bronzes (Brand Experience & Activation, Design e Sustainable Development Goals)
https://www.youtube.com/watch?v=AYD2QVlU1VM
*Considerando 30 pontos para cada Grand Prix, 15 pontos por Leão de Ouro, 7 pontos por Leão de Prata e 3 pontos por Leão de Bronze.
Compartilhe
Veja também
Luiz Sanches: agências estão no “survival mode”
Chief creative and design officer global da Kimberly-Clark analisa momento de transição da criatividade para dentro das estruturas dos clientes e os motivos que têm levado a isso
Todos os Grand Prix do segundo dia de premiação
Artplan e Gut São Paulo conquistam, respectivamente, GPs em Industry Craft e Entertainment Lions for Gaming; confira os cases dos 8 GPs entregues nesta terça-feira, 17